Planejamento Financeiro

Como o aumento do dólar pode impactar sua vida?

Entenda de que forma o aumento do dólar impacta sua vida e conheça efeitos positivos e negativos!

Quem investe em busca de otimizar o patrimônio precisa entender de que forma o aumento do dólar impacta o dia a dia. Afinal, além dos investimentos realizados nele mesmo, existem diversas outras partes da vida que se modificam em função de suas alterações de valor. No Brasil, os efeitos são específicos ao país, mas compartilham semelhanças com outras partes do mundo.

Em termos econômicos e comerciais, a subida do valor do dólar é relevante por ela ser a referência monetária do mundo desde o século XX. O Banco Central (BC), no caso do Brasil, precisa atuar de forma a não deixar a moeda volatilizar muito e afetar a inflação, paralisações no mercado, etc. São diversas as atitudes tomadas a fim de conquistar equilíbrio!

Se você deseja se aprofundar nos resultados de um dólar alto, continue lendo este artigo!

O que ocasiona o aumento do dólar?

Ainda que diversas pessoas pensem que a moeda alta impacta somente o mercado financeiro, a realidade vai além. É possível perceber mudanças generalizadas — desde no valor do pão até no PIB do país. É interessante ter em mente que, majoritariamente, é a relação de oferta e demanda entre o real e o dólar que regula esse aumento ou redução.

Quanto mais alto é o valor da moeda americana em um país, maiores são as chances de ele enfrentar uma situação de instabilidade econômica. Afinal, isso indica a chamada elevação do Risco-Brasil. Nela, os investidores estrangeiros, na hora de fazer negócios, consideram o nível de confiabilidade baixo. Em períodos prolongados, o cenário pode culminar na fuga de capitais, ou seja, na retirada de dólares por parte daqueles que já investem no Brasil.

Algumas medidas tendem a ser tomadas pelo BC afim de que haja atração de novos investidores. Uma delas é a venda de reservas nacionais, que afeta diretamente a vida dos brasileiros. Percebe o quão extensos são os frutos de um dólar alto no país? Existem diversos outros, mas esses são alguns dos fundamentais.

Quais são as consequências do aumento do dólar na vida dos brasileiros?

Compreendidos alguns dos motivos por trás de uma moeda alta, vamos conferir impactos diretos de seu aumento na vida dos brasileiros! Eles não são, necessariamente, negativos. Os efeitos dependem do setor em que cada um atua, na relação que tem com seu dinheiro e, é claro, em seus planos.

Reajuste no preço de produtos nacionais

Se você acreditava que apenas itens importados se tornavam mais caros com um dólar alto, saiba que os do próprio país também são ajustados. Afinal, os produtores passam a preferir a exportação, uma vez que visam aproveitar uma moeda valorizada. Os que continuam com as vendas nacionais, por sua vez, aumentam seus valores, buscando compensar o encarecimento dos itens que vêm de fora.

Menor acesso a produtos importados

Essa é uma consequência bastante visível aos brasileiros. Afinal, com um dólar alto, a compra de produtos que vêm de fora se torna rara. Isso faz com que menos indivíduos adquiram celulares, notebooks, relógios inteligentes e outros produtos. Ainda que isso culmine, teoricamente, na redução dos preços desses itens, é importante lembrar que eles são regulados pela moeda americana. Dessa forma, nem sempre acabarão por custar menos por meio de uma menor procura.

Queda nos investimentos estrangeiros em empresas locais

Conforme explicado, o Risco-Brasil é um fator que afeta, diretamente, a visão que investidores estrangeiros têm do país. Se ele está alto, isso significa que o nível de confiabilidade está baixo. Assim, não só menos estrangeiros aplicam, como alguns tiram seus dólares de investimentos afim de encontrar opções que contam com segurança.

Maior competitividade na exportação

Esse é um efeito considerado positivo. Setores que se destinam, em especial, ao exterior, lucram mais ao venderem seus produtos em um dólar alto. Uma vez que os recebimentos são feitos por meio da moeda americana, a conversão para o real os beneficiará. É importante, contudo, não se esquecer de que os custos industriais também estão expostos ao dólar. Dessa forma, a depender da estratégia de vendas, o exportador pode não sair tão no lucro quanto imaginado.

Viagens internacionais ficam mais caras

Outra consequência facilmente visível da alta do dólar é o preço das passagens, estadias e outros gastos de quem vai ao exterior. Ela advém da variação de câmbio, que afeta a indústria do turismo e todos os pontos envolvidos nele. Por outro lado, roteiros nacionais se tornam bastante viáveis para quem deseja viajar.

Quais aspectos são considerados oportunidades diante do aumento do dólar?

Percebemos que aqueles que trabalham com mercados exportáveis tendem a se beneficiar da moeda americana valorizada. Contudo, será que é possível perceber vantagens em outros fatores dentro do país? A resposta é sim. Na contramão dos pontos citados, vemos:

- a valorização do comércio nacional;
- o aumento do turismo interno;
- a criação de novas oportunidades de emprego;
- o abrandamento dos juros;
- a movimentação da economia local, etc.

A depender de seu negócio e de seus objetivos, o valor da moeda americana gera diferentes impactos. É interessante adaptar produtos e serviços a essa oscilação, visando tirar o melhor dela e não sair prejudicado. Os planos, a curto prazo, também podem ser norteados pelo valor do dólar, como o planejamento de viagens nacionais e a aposta nos investimentos certos.

Por falar em aplicações, a recomendação é buscar por segurança e diversificar sua carteira. Isso significa adicionar diferentes títulos, papéis e produtos nela. Exemplos incluem os de renda fixa, variável, consórcios e fundos. Especialistas são capazes de ajudar nesse momento, auxiliando-o a tomar as melhores decisões.

Finalmente, é possível perceber que o aumento do dólar tem tudo a ver com os preços praticados no cenário nacional. Isso culmina em mudanças na inflação, no PIB, nos preços, na atuação dos mercados, etc. Atente para essas variações e se informe sempre em relação ao assunto em bons sites de finanças ou, até mesmo, por meio de filmes sobre dinheiro!

Se você deseja aproveitar o melhor de uma moeda estrangeira alta, não deixe de saber mais sobre a importância da diversificação de investimentos financeiros e otimize sua renda!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 21 de Agosto de 2020

Dólar Dólar Preço do Dólar Preço do Dólar Aumento do Dólar Aumento do Dólar

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.