Planejamento Financeiro

Como se programar para pagar as contas de início de ano?

2019 mal acabou e você já está preocupado com as contas de início de ano? Confira este artigo que separamos para você!

As contas de início de ano costumam comprometer boa parte do orçamento das pessoas. Nesse sentido, é importante se preparar financeiramente para não ter problemas em virtude da falta de organização.

Quando as dívidas começam a se acumular, a quitação se torna muito mais difícil. Por isso, é necessário prestar atenção e não ignorar as contas que você sabe que tem que pagar.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SP), 90% dos brasileiros não fazem um planejamento financeiro para arcar com as contas de início de ano. Se você faz parte dessa estatística, é hora de colocar a mão na consciência e mudar os seus hábitos para não ter problemas.

Neste artigo, vamos ensinar você a se programar para pagar as contas de início de ano sem transtornos. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

Quais são as principais contas de início de ano?

Para ajudar na sua organização financeira, listamos as principais contas de início de ano que você precisa incluir no seu planejamento. Acompanhe!

IPTU

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) refere-se ao tributo que incide sobre todos os proprietários de terrenos e imóveis do Brasil. Como esse imposto é de responsabilidade dos municípios, é a prefeitura que determina o seu valor final.

Embora o IPTU seja cobrado uma vez por ano, também existe a possibilidade de realizar esse pagamento em parcelas, mas as prefeituras oferecem descontos nos pagamentos à vista para estimular a quitação do débito. No caso dos imóveis rurais, o tributo a ser pago é o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

IPVA

Quem tem carro, moto ou qualquer outro tipo de veículo também tem responsabilidades com tributos desse bem. Estamos falando do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA). Ao adquirir um veículo, é importante prestar atenção ao valor que será cobrado no IPVA, pois quanto mais alto for o valor do bem, maiores vão ser os gastos com o tributo.

O valor cobrado varia de acordo com o modelo e ano dos veículos. Além disso, cada estado cobra uma taxa diferente. Assim como o IPTU, o IPVA pode ser parcelado. Caso o contribuinte opte pelo pagamento à vista, ele terá um desconto no valor.

Conta de Natal e Ano Novo

Final de ano é uma época propícia aos gastos. Afinal, além de comprar os presentes de Natal, é nesse período que a família costuma se reunir em almoços, jantares e realizar uma viagem juntos. Tudo isso tem um preço, que geralmente é pago no início do ano.

O ideal é se planejar para quitar essas dívidas o quanto antes, entre os meses de janeiro e fevereiro. Dessa forma, é possível se livrar dos gastos para não ter muitas contas acumuladas ao longo do ano.

Matrícula e material escolar

Além da mensalidade escolar, as escolas costumam cobrar uma taxa de matrícula para garantir a vaga da criança. Nesse sentido, é importante se informar sobre o valor e se organizar para quitá-lo.

Outro ponto de atenção nessa época do ano está relacionado ao material escolar, que costuma sofrer uma forte variação de preço. Uma ideia interessante é pesquisar sites que oferecem preços mais acessíveis em grandes quantidades. Nesse caso, você pode se reunir com outros pais e fazer uma única compra.

Seguros

Todos os seguros sofrem renovações anuais. Geralmente as datas de vencimento são direcionadas para o início do ano. Por essa razão, é muito importante conferir as informações contidas na apólice para identificar se o valor a ser pago no ano seguinte não vai prejudicar o seu orçamento.

Como se programar para pagar as contas de início de ano?

Agora que você já tem uma noção melhor do que deve ser pago no início do ano, separamos algumas dicas para serem colocadas em prática para otimizar o seu planejamento financeiro. Confira!

Faça uma previsão de gastos sazonais

Para ter um planejamento financeiro de longo prazo sólido e eficiente, você precisa fazer uma previsão de gastos sazonais. Do contrário, imprevistos vão prejudicar o seu orçamento, diminuir o seu poder de compra e até fazer com que o seu orçamento fique no negativo, ocasionando endividamentos e dificuldades financeiras.

Ao realizar essa previsão, você consegue se organizar para economizar em outros meses do ano e poupar dinheiro para quitar esses gastos sazonais.

Dê preferência ao pagamento à vista

Preferir os pagamentos à vista é uma dica valiosa para quem deseja se livrar das contas de início de ano o quanto antes. Além de não ter mais essa responsabilidade ao longo do ano, o desconto oferecido nesses casos beneficia a sua economia financeira.

Mesmo nos casos em que não há esse desconto no pagamento à vista, é importante considerar que o seu orçamento vai ficar comprometido por um bom tempo. Para evitar imprevistos, elimine esses gastos de uma só vez.

Faça uso do 13º salário

Há quem pense que o 13º salário deve ser gasto apenas nas férias, mas é importante destacar que ele também pode ser muito útil para pagar as contas de início de ano. Dependendo do destino da sua viagem, por exemplo, os custos das férias podem se tornar muito mais altos do que o valor do seu 13º, exigindo um novo planejamento financeiro.

Além disso, é possível contar com a restituição do Imposto de Renda, que ajuda a abater o valor final das despesas dessa época do ano.

Economize nos materiais escolares

Além da dica que já sugerimos acima, existem outras muito eficazes para economizar no material escolar. O reaproveitamento desses materiais, por exemplo, ajuda não só a diminuir os gastos, mas a ensinar o seu filho o valor dos seus bens, por mais novos que eles sejam.

Dividir despesas, realizar pagamentos à vista, reduzir gastos e aproveitar benefícios como o 13º salário são apenas algumas das estratégias usadas por muitos brasileiros para conseguir pagar as contas de início de ano.

Você quer melhorar o seu controle financeiro? Então baixe agora mesmo a nossa planilha de orçamento pessoal e organize as suas finanças para nunca mais sair do azul!
Planilha Anual De Orcamento Pessoal Tenha Uma Organizacao Mes A Mes Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.