Planejamento Financeiro

Conheça os novos 60: uma geração ativa e promissora

Entenda o que é essa geração e por que a melhor idade é tida como um recomeço.

Na certa você já ouviu falar que os 50 são os novos 30, mas sobre os novos 60, você já escutou? Esse termo se refere às pessoas que já passaram dessa faixa etária e ainda continuam ativas, tanto no mercado de trabalho quanto na área da educação.

É bastante comum que pessoas voltem a estudar e até cursar uma faculdade depois dos 60 anos. Isso porque os avanços da medicina trouxeram mais qualidade de vida às pessoas, o que possibilita uma velhice mais tranquila.

Além de voltarem a estudar e trabalhar após os 60, essas pessoas ainda são um grupo ativo no mercado financeiro, investindo seu dinheiro em negócios que oferecem rentabilidade. Eles ainda são consumidores assíduos e, inclusive, há serviços específicos para pessoas nessa faixa etária.

Mas, o que influencia essa nova geração de sessentões a terem um espírito tão jovem e antenado? É o que responderemos a seguir. Confira!

Menor dependência financeira da família

A maior parte das pessoas que passaram dos 60 são aposentadas e possuem seu próprio salário.

Isso oferece uma qualidade de vida infinitamente maior, pois eles podem usar seus recursos para viajar, se divertir ou até mesmo para investir no mercado financeiro.

Mais autonomia

Como citamos no início do artigo, a medicina evoluiu e já conta com diversos recursos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é comum que um indivíduo chegue aos 60, 70 ou 80 anos com a saúde em dia. Sendo assim, não há necessidade de cuidadores ou familiares por perto o tempo todo para ajudar nas tarefas diárias.

As pessoas que já chegaram ou até já passaram dos 60 conseguem perfeitamente fazer suas atividades sozinhas. Elas dirigem, vão à academia, ao médico, viajam e passeiam sem a presença de terceiros para cuidarem delas. Essa autonomia é uma característica marcante dos novos 60.

Maior tempo de permanência no mercado de trabalho

Há alguns anos, era comum a aposentadoria chegar antes dos 50, mesmo em caso de pessoas com um bom emprego. A hora de se aposentar e ficar em casa o dia todo de pijama, assistindo TV, lendo seu jornalzinho diário e jogando cartas era aguardada com ansiedade. Bom, felizmente esse tempo ficou para trás e nem todos que passaram dos 60 desejam a aposentadoria.

Isso porque se manter ativo no mercado de trabalho é uma forma de conhecer novas pessoas, se manter antenado sobre as novidades e ficar longe de doenças, como a depressão.

Mesmo que a aposentadoria chegue, muitas pessoas acima dos 60 continuam a trabalhar e algumas, até mesmo, empreendem e conseguem atingir o sucesso financeiro. Há ainda aquelas que decidem encarar uma faculdade e entrar para um curso que sempre sonhou, mas que, por algum motivo, não conseguiu fazer, por exemplo. Para essa nova geração, não há limites para a conquista.

Participação mais ativa como consumidor

As pessoas dessa nova geração são consumidores muito ativos. Elas contratam personal trainners, frequentam o salão de beleza, lojas, enfim, elas movimentam a economia do país. As pessoas, nessa faixa etária, são muito vaidosas e não deixam se cuidar apenas porque os cabelos branquearam. Elas querem se sentir bonitas e jovens, pois têm energia de sobra para aproveitar a vida.

Os novos 60 são vistos como um recomeço

Pessoas acima dos 60 anos já criaram seus filhos, adquiriram patrimônio e possuem uma extensa experiência de vida. Então, quando elas chegam a essa fase, elas enxergam a idade como uma oportunidade de recomeçar, aproveitando a vida da melhor maneira possível.

Se antes não tinham tempo para si e para fazerem o que tinham vontade por causa do trabalho e dos filhos, agora há tempo e ainda sobra disposição.

Nessa idade, muitas pessoas se reinventam e descobrem que são capazes de fazer coisas que jamais imaginariam, como abrir um negócio, praticar um esporte, entre outras atividades.

Mais acesso a tratamentos de beleza

A medicina moderna possibilitou que pessoas de todas as classes tenham acesso a tratamentos estéticos. Por isso, é muito comum que mulheres a partir dos 60 anos coloquem silicone, façam lipoaspiração, aplicações de botox, preenchimento e tantos outros procedimentos para deixá-las mais jovens e realçar a sua beleza.

Mas não são apenas as mulheres: os homens também são adeptos a tratamentos de beleza, mesmo que em menor quantidade. Já existem clínicas especializadas com tratamentos estéticos para eles.

Mais aceitação da idade

Quando se fala que os 80 são os novos 60, algumas pessoas podem pensar que os mais velhos não aceitam a idade e querem ser jovens novamente. Nada isso, muito pelo contrário pois, diferentemente do que acontecia — quando o avanço da idade era visto de forma negativa pela sociedade — nos dias atuais, há uma melhor aceitação da passagem do tempo.

Envelhecer não significa ficar parado no tempo, esperando os anos passarem e reclamar da vida. O avanço da idade pode trazer diversos benefícios e proporcionar descobertas positivas para a vida do indivíduo.

As pessoas acima dos 60 têm consciência de sua idade, mas também sabem que juventude tem mais a ver com a forma que você encara sua vida do que com sua idade cronológica.

O que a chamada geração nos novos 60 deseja é envelhecer com saúde e ter qualidade de vida para curtir bons momentos com seus amigos e familiares.

Se você está na melhor idade e ainda sonha em curtir aquele intercâmbio e dar um up grade em seu inglês, mas não sabe se vale a pena o investimento, separamos ótimos motivos para você investir em seu sonho. Confira!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 24 de Abril de 2018

novos 60 novos 60 melhor idade melhor idade

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.