Planejamento Financeiro

Criança em casa: como aproveitar a companhia dos pequenos e ser produtivo?

Quer saber como aproveitar melhor o tempo com as crianças em casa? Leia o nosso post e conheça as nossas dicas.

Ter criança em casa é uma alegria que, convenhamos, nem sempre é fácil, certo? Principalmente para os pais que precisam fazer home office, conseguir manter os filhos em casa pode ser bastante desafiador.

A boa notícia é que, atualmente, temos diversas ferramentas e estratégias que ajudam os adultos a deixarem as crianças entretidas por algum tempo — e não estamos falando apenas dos programas de televisão. Quer saber como tirar proveito de todas elas? Então, leia o nosso post e confira as dicas.

A importância do tempo em família

O tempo que a família desfruta junto é importante para a criação de vínculos, aumento da intimidade e criação de memórias afetivas. Por isso, mais importante do que a quantidade, é a qualidade do que fazem juntos.

Não é raro vermos uma família inteira jantando à mesa e cada um distraído em seus celulares. Ou filhos que sentem pouca conexão com os outros moradores da casa, simplesmente porque aparentam não partilhar de nenhum gosto.

Ou seja, em tempos de smartphone este é um novo desafio familiar: passar tanto tempo juntos e manter a qualidade do convívio. Essa não é exatamente uma tarefa fácil, não pela falta de amor e carinho, mas pelas circunstâncias extenuantes que estamos vivendo, cheias de pressão e de dúvidas.

As 6 melhores dicas para aproveitar o tempo com criança em casa

Antes de elencarmos as melhores dicas para aproveitar o tempo com crianças em casa, é preciso levar em consideração que cada família é única e, nesse momento, nem todas contam com as mesmas possibilidades.

Muitos pais estão em casa, mas continuam trabalhando e, por isso, não conseguem brincar com seus filhos o dia todo. Outros moram em apartamentos pequenos, e brincadeiras que envolvem corrida, por exemplo, podem não ser as mais indicadas.

Nós tentamos pensar em todos esses cenários, a fim de elencar as dicas mais diversificadas que pudemos encontrar. Portanto, confira, nos tópicos abaixo, 6 ideias de como aproveitar o tempo com as crianças em casa.

1. Tenha uma rotina

A nossa primeira dica seja talvez a mais desafiadora, principalmente para os pais que trabalham de casa. Sabemos que é bastante tentador aproveitar o tempo em que os filhos estão dormindo para adiantar tanto o trabalho profissional quanto doméstico, mas lembre-se de que essa conta será cobrada, provavelmente na hora de dormir, quando você já estará exausto.

Sendo assim, por mais difícil que seja, tente manter uma rotina bem estabelecida, com hora para acordar, dormir, brincar e estudar. Uma boa ideia é aproveitar o tempo que você gastaria no deslocamento de casa para o trabalho para brincar com os filhos e dar bastante atenção a eles.

Além de distraí-los, eles ficarão menos carentes, e o estresse também ficará mais controlado, diminuindo as chances de termos gritaria e choro quando você precisar se concentrar no trabalho.

2. Explique a situação

Um dos erros mais cometidos pelos adultos é achar que não podem conversar com crianças. Diga que a mamãe e o papai estarão em casa pelos próximos dias e que isso vai ser muito bom para todos, pois vão poder ficar mais juntos; porém, a ajuda dos filhos será muito importante.

Deixe claro que vocês não estão de férias e inclua-os na sua rotina. Ofereça uma "vaga de emprego" de secretária, dê um papel para eles desenharem ou anotarem os recados, peça para que organizem documentos, entre outras atividades que você achar que eles possam fazer.

Aliás, combine até o pagamento de um salário simbólico, como uma mesada extra, em retribuição aos trabalhos prestados e aproveite para introduzir os conceitos da educação financeira infantil. Dessa maneira, além de mantê-los distraídos, você ensinará conceitos importantes e terá crianças felizes por estarem dividindo um tempo de qualidade com os pais.

3. Faça o dever de casa com eles

Esse é um desafio que ajudará tanto as crianças quanto os pais a conseguirem manter uma rotina. Sendo assim, o fato de ter criança em casa acaba forçando maior atenção para a importância de ter horários bem delimitados. Se os seus filhos têm dever de casa para fazer, esforce-se para estar com eles.

Se eles já forem um pouco maiores e tiverem certa independência, repasse o que foi estudado, tire dúvidas e elogie a dedicação.

4. Conte histórias

A contação de histórias é uma das atividades preferidas para as crianças que estão em casa e também é uma boa maneira de exercer a criatividade dos adultos.

Você pode fazer de várias maneiras, desde interpretar livros que tenham na estante, até mesmo criar a sua própria história com os seus próprios personagens, caso tenha esse superpoder.

O importante aqui é a maneira de interpretar e contar a história. Transmita emoção na voz, faça sons, brinque com as sombras, entre outras maneiras. Surgiu alguma dúvida ou faltou inspiração? Não se preocupe! A internet está cheia de conteúdo e perfis voltados para a contação de histórias que, com certeza, ajudarão você nessa missão.

5. Transforme o trabalho doméstico em diversão

O trabalho doméstico é um que nunca tem fim, e não é por que os pais estão em casa que ele dará uma folga para as famílias, certo? Logo, se você tem criança em casa, inclua-as nas tarefas domésticas e transforme-as em uma diversão.

Acima de 2 anos, eles já conseguem fazer tarefas simples, como passar um pano nos móveis, tirar uma mesa (sem pratos e copos de vidros, é claro) e guardar os próprios brinquedos em uma caixa.

Portanto, ligue uma música animada e divida as tarefas com a criançada. Dessa maneira, você conseguirá deixar a limpeza em dia, enquanto diverte a trupe e, ainda por cima, a prepara para o futuro. Quer atividade mais completa do que essa?

6. Use as telas como aliadas

Nós sabemos que há várias discussões a respeito do uso exagerado de telas pelas crianças. Por isso, é importante saber medir o tempo que elas ficarão expostas e, principalmente, ter cuidado com o conteúdo assistido.

Seguindo alguns cuidados básicos as telas podem ser vistas como aliadas dos pais que estão com as crianças em casa. Não é ideal deixá-las o dia inteiro jogando ou vendo filmes e séries indiscriminadamente, mas não há problema em separar um tempo determinado para que elas se distraiam e os pais consigam descansar.

Logo, para aproveitar o tempo com as crianças em casa, é preciso ter paciência e uma boa dose de criatividade. Também não se culpe caso o cansaço e o desespero batam. Saiba que isso é completamente normal e que os pais não são super-heróis.

Falamos que realizar o pagamento de um "salário" pode ser um aliado na educação financeira das crianças. Mas como fazer isso? Quer saber qual o valor de mesada dar para os seus filhos? Leia o nosso post e aprenda mais sobre o assunto.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.