Planejamento Financeiro

Descubra como fazer a viagem em família que você sempre sonhou

Quer saber como se organizar para realizar a sonhada viagem em família? Confira as nossas dicas e comece a se planejar!

Sempre sonhou em fazer uma viagem em família e sente que esse é o momento certo para começar a se planejar para isso? Saiba que a organização, o envolvimento de todos, desde a escolha do destino até a arrumação das malas, e uma boa dose de entusiasmo são fundamentais para fazer esse passeio dar certo.

O planejamento é o ponto de partida para conseguir ter uma viagem que supere as expectativas. Aqui, estamos falando sobre precisão de gastos, escolha do destino, elaboração de um roteiro que contemple os desejos de todos, entre muitos outros fatores que devem ser levados em consideração. Acha que pode se perder em meio a tanta informação?

Neste artigo, vamos ajudar você a organizar melhor a sua viagem em família para que vocês possam aproveitar ao máximo esse momento de diversão. Confira as nossas dicas e comece a sonhar com as malas prontas!

Defina o orçamento da viagem

O primeiro passo para um passeio tranquilo com a sua família é tirar do caminho qualquer coisa que possa se tornar um obstáculo. O maior deles, sem dúvida, é a questão financeira. Por isso, é importante analisar quanto será necessário desembolsar para a sua viagem, de acordo com as suas finanças pessoais.

Você pode fazer uma checklist para ajudar a entender melhor o valor que deverá reunir para esse passeio, contendo:

- gastos com transporte (aéreo, rodoviário e deslocamentos no destino);
- custo de hospedagem e alimentação, incluindo lanches entre as principais refeições;
- valores extras para passeios, shows e outras atrações.

Com uma ideia do quanto você poderá guardar por mês até a data da viagem em família, você poderá planejar melhor qual destino cabe em seu orçamento, o tipo de hospedagem que vai escolher (hotel, pousada, resort all inclusive ou aluguel de imóvel) e em quais pontos poderá economizar.

Leve em consideração os programas de diversão

Agora que já tem uma ideia melhor de quanto poderá gastar na viagem, é o momento de pensar na parte mais agradável desse processo: a escolha de lugares que ofereçam diversão para toda a família. Isso é determinante para que o destino escolhido seja realmente proveitoso para todos, principalmente se você tiver crianças ou adolescentes como companhia.

Reúna a família e conversem sobre as expectativas e desejos de todos. Assim, poderão definir se o melhor será viajar para algum lugar que tenha praia ou um hotel fazenda, com atrações interessantes para todas as idades, por exemplo.

Selecione, então, os destinos que podem atender a esses interesses e veja qual deles é mais adequado ao seu orçamento e ao tempo disponível para o passeio. Depois, é só pesquisar sobre as opções oferecidas na cidade escolhida e planejar o roteiro, preparando um cronograma de atividades para cada dia de diversão.

Pesquise bem sobre o tipo de hospedagem

Escolheram o lugar? Então, é preciso partir para a seleção da hospedagem mais adequada para a sua viagem em família. Para os casais com crianças pequenas que desejam ter mais segurança e momentos de descanso, enquanto os filhos se divertem, um resort all inclusive pode ser a melhor escolha.

Já para aqueles que gostam de se aventurar juntos, hotéis, pousadas e, até mesmo, imóveis locados para a temporada podem ser uma opção acertada. O importante é que você fique atento a alguns pontos antes de decidir. Entre eles:

- procurar a reputação do local escolhido (que pode ser pesquisada na internet, a partir das recomendações de outros hóspedes);
- comparar preços (veja se será mais barato fazer compras no mercado e cozinhar em casa, por exemplo, fazer as refeições em restaurantes ou escolher um hotel que ofereça tudo dentro do valor da diária);
- checar se a localização é próxima das atrações que pretendem visitar ou se precisará arcar com custos de deslocamentos;
- verificar as fotos dos quartos e demais cômodos disponíveis para se certificar de que todos ficarão bem acomodados;
- entender bem quais são os serviços e outros benefícios inclusos na diária, assim como datas e horários de check-in e check-out.

Faça tudo o que puder com antecedência

Quanto antes você conseguir escolher o destino e fazer as reservas, tanto da passagem quanto da hospedagem, maiores serão as chances de obter preços mais baixos e formas de pagamento vantajosas. Por isso, evite deixar o planejamento da sua viagem em família para a última hora.

Outra vantagem dessa atitude é conseguir escolher melhor as acomodações, tanto de hospedagem quanto no meio de transporte escolhido (no caso de avião ou de ônibus). Também não correrá o risco de não encontrar vagas nas datas previstas para as suas férias ou feriado.

Prepare um kit especial para as crianças

Quem viaja com crianças deve ter um planejamento especial para que elas não fiquem entediadas e para que você não tenha problemas no decorrer do passeio. As viagens longas podem demandar, por exemplo, uma bagagem de mão com roupas extras (tanto para o caso de mudanças de temperatura quanto de pequenos acidentes, como sujeira nas roupas).

Também pode ser importante separar lanchinhos, água ou suco, fraldas e mamadeiras, se houver um bebê na família, etc. Outra coisa que pode ajudar a entretê-los durante a viagem é uma bolsa com jogos, brinquedos, livros e, até mesmo, um DVD portátil, caso você tenha disponível.

Separe toda a documentação necessária

Mesmo nas viagens nacionais e de carro, a documentação em dia é fundamental para não ter dores de cabeça e, até mesmo, frustrar o seu passeio. Portanto, faça uma checagem de todos os documentos que serão necessários, sobre a possibilidade de haver exigência de autorizações para os pequenos, carteiras de plano de saúde e, até mesmo, a validade da documentação de todos.

Separe tudo em uma pasta para que nada fique para trás. Alguns destinos exigem a carteira de vacinação atualizada, em especial para doenças como febre amarela ou sarampo. Por fim, se fizer uma viagem internacional e quiser usar o cartão de crédito, será preciso avisar o banco para que haja a liberação de uso.

A poucos dias da viagem em família, será preciso rever a sua checklist e verificar se nada está faltando. Se for viajar de carro, inclua em sua listagem uma revisão veicular preventiva, assim não terá problemas na estrada, garantindo a segurança de todos. Confira tudo o que está dentro das malas, verifique se as reservas estão de acordo e descanse bem para aproveitar o seu passeio.

O que achou das nossas dicas? Quer mais uma ajuda para fazer a sua checklist? Acesse a nossa planilha de planejamento de viagens gratuitamente e comece a planejar o seu próximo passeio!
Planilha Para Planejamento De Viagens Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.