Planejamento Financeiro

6 dicas para conseguir passagens aéreas baratas

Quer saber como encontrar passagens aéreas baratas? Leia nosso post e conheça as nossas dicas!

Viajar nunca foi tão fácil como nos últimos anos. O aumento na oferta de voos facilitou o acesso a passagens aéreas baratas e permitiu que as pessoas pudessem conhecer lugares que antes pareciam inimagináveis.

Porém, mesmo com todo esse avanço, quem gosta de viajar está sempre procurando uma maneira para economizar. Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar 6 dicas de como encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas. Confira!

1. Seja flexível com as datas

Nós sabemos que nem sempre isso é possível, mas se você tiver mais liberdade para escolher a data da sua viagem provavelmente conseguirá encontrar passagens aéreas baratas.

Realize a cotação em dias distintos, tanto de ida quanto de volta, e veja se o valor sofre alguma variação. Pesquisas indicam que terça-feira, por volta das 16 horas, é o melhor dia para encontrar ofertas. No entanto, outro relatório afirma que o fim de semana é uma boa data para arrebatar a promoção desejada.

A verdade é que essa procura não é uma ciência exata, e as companhias estão sempre se adaptando às necessidades e comportamentos de seus clientes para oferecer o melhor serviço. Por isso, é importante ter flexibilidade e testar várias combinações de dias para conseguir a melhor opção para o seu orçamento.

2. Faça uso dos buscadores de passagens aéreas

Se antigamente era preciso entrar em todos os sites de companhias aéreas e procurar manualmente pela passagem mais barata, hoje essa é uma realidade muito distante. Graças à tecnologia temos inúmeros sites e aplicativos cuja missão é ajudar o viajante a encontrar as melhores ofertas.

Vale a pena testá-los para saber com qual você mais se identifica. Alguns apresentam recursos interessantes, como a possibilidade de receber notificações por e-mail quando o preço sofrer algum tipo de variação.

3. Faça stopover

Sempre que o voo tiver conexão ou escala você pode fazer stopover. Essa é uma maneira de comprar duas ou mais passagens pelo preço de uma. Para isso, é necessário cotar o valor do bilhete para o destino desejado e verificar qual é a rota da companhia aérea.

Depois, utilize a ferramenta de múltiplos destinos e procure os trechos separadamente. Essa é uma excelente opção para economizar e, ainda por cima, ter a oportunidade de conhecer mais de um lugar.

4. Compare os aeroportos

O valor da passagem aérea para o mesmo destino pode variar de acordo com o aeroporto. Em São Paulo, por exemplo, os voos de Guarulhos costumam ser mais baratos do que aqueles que chegam ou saem de Congonhas. O Rio de Janeiro também apresenta duas possibilidades para o viajante, e mesmo que uma delas seja mais distante do centro, a diferença no preço do bilhete pode compensar o fato de você precisar pegar outro meio de trasporte para se deslocar até o hotel.

De todo modo, pesquise bem os aeroportos dos lugares que você pretende visitar. Se você quer conhecer Maragogi, por exemplo, que fica em Alagoas, é possível cotar passagens tanto para Maceió quanto para Recife, que, embora fiquem no Estado vizinho, também são cidades próximas do destino.

5. Assine as newsletters das companhias aéreas

Para ficar por dentro das promoções, não deixe de assinar as newsletters das companhias aéreas. Por meio delas, você fica sabendo em primeira mão das ofertas, condições e destinos oferecidos.

6. Faça uso dos programas de milhas

De todas as dicas que podemos dar para garantir passagens aéreas baratas, essa é primordial. Não deixe de aderir aos programas de milhas das companhias aéreas e sempre informar o número no momento do check-in.

Muitas empresas são parceiras, então você consegue viajar por uma companhia e acumular milhas para adquirir passagens mais baratas de várias outras. Ao atingir o número de milhas necessário, você só precisa arcar com o pagamento das taxas de embarque. Ótima economia, não é mesmo?

Bônus: conheça 4 aplicativos para encontrar passagens aéreas baratas

Os aplicativos são ótimas ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas, e atualmente há diversas opções para todos os gostos e sistemas operacionais. Fizemos uma lista com 4 plataformas para você não perder nenhuma oferta. Acompanhe!

1. Decolar.com

Um dos sites atuais mais populares quando o assunto é viagem é o Decolar.com. Nele, além de cotar passagens, você pode fechar pacotes completos com hotéis e locação de carro, o que costuma baratear os custos.

É possível acessar o site ou baixar o aplicativo para celular, que está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Assim, você pode realizar toda a operação de maneira simplificada. No entanto, é importante ficar atento, pois a plataforma costuma divulgar ofertas exclusivas para quem utiliza o app.

2. Skyscanner

O Skyscanner está disponível para todos os sistemas operacionais e permite que o viajante compare o preço das passagens aéreas, bem como de diárias de hotéis pelo mundo todo. Um outro recurso interessante é que você pode informar as suas datas e a própria plataforma mostra diversas opções de viagens. Assim, você consegue encontrar aquela que melhor se encaixa ao seu orçamento.

Outra função muito útil para pessoas que estão procurando passagens aéreas baratas é a de monitorar os trechos pesquisados. Se por acaso o preço ainda estiver muito alto, você pode solicitar que o aplicativo envie e-mails sempre que houver alguma mudança, e dessa maneira fica mais fácil se programar.

3. Wego

O Wego está disponível apenas para Android e iOS, e é mais uma opção para quem está buscando muito mais que passagens aéreas baratas. O aplicativo tem mais de 400 mil hotéis cadastrados e diversos parceiros, o que garante um certo destaque à plataforma.

Além disso, conta com atualizações de preço em tempo real e diversas opções de filtros, o que facilita a pesquisa do viajante.

4. Melhores Destinos

O Melhores Destinos ficou famoso na internet por divulgar promoções imperdíveis e localizar erros nos sites das companhias aéreas — algumas já permitiram que as pessoas fossem à Europa pagando algo em torno de R$ 350 no bilhete de ida e volta.

Para ficar ainda mais próximo do usuário, eles também contam com um aplicativo, disponível para Android e iOS, no qual você pode procurar os melhores preços e ser informado em tempo real sempre que alguma oferta incrível aparecer.

E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para ver nosso artigo com 8 ótimos lugares para viajar sozinho e se aventure.

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 14 de Novembro de 2018

passagens aéreas baratas passagens aéreas baratas passagens aéreas passagens aéreas

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.