Planejamento Financeiro

6 dicas para economizar em feriados prolongados

Quer aproveitar os feriados, mas não quer gastar muito? Aprenda a economizar com nossas dicas práticas!

Em 2018, o Brasil contará com 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos. Sem contar os feriados estaduais e municipais.

A boa notícia é que muitos deles serão emendados, isto é, 5 dessas datas cairão nas terças ou quintas-feiras. Além disso, 4 serão nas sextas e 2 nas segundas-feiras. Com tantos dias de folga, os jovens já ficam animados programando os próximos destinos.

O problema é que nem sempre sobra grana para todos os convites de festas e viagens e, portanto, é preciso gastar com moderação para conseguir fazer tudo (ou quase tudo). Pensando nisso, a seguir vamos mostrar 6 dicas práticas para você economizar em feriados. Vamos lá?

1. Reúna os amigos em vez de participar de festas caras

Se não bastassem os gastos com transporte, hospedagem e alimentação, dependendo da escolha do destino, ainda é necessário desembolsar uma boa quantia para participar de festas que, na maioria das vezes, são bem caras!

Uma opção, tão divertida quanto, é reunir os amigos na casa de alguém para fazer um churrasco, por exemplo. Para isso, vale dividir as despesas e combinar que cada um leve uma quantidade específica de carne (entre outros ingredientes comuns de um churrasco), além das bebidas.

Outra forma de economizar em feriados e fugir das festas com os valores elevados é procurando atrações gratuitas ou que sejam mais em conta. Aproveite que está em um local desconhecido para visitar pontos turísticos, fazer trilhas ou até mesmo um piquenique em um parque bonito da cidade.

2. Defina um teto de gastos para cada dia

Durante uma viagem é natural ficar animado e querer fazer tudo o que tem direito. Porém, isso pode contribuir para que você perca o controle e gaste muito além do que poderia na viagem.

Para evitar isso, o ideal é delimitar um teto de gastos para cada dia. Suponhamos que você já pagou a hospedagem e a passagem, os outros gastos serão referentes à alimentação, festas e bebidas. Para tanto, estipule um valor "x" para todos os dias, e separe um pouco mais caso surja alguma emergência.

Esteja ciente de que poderá gastar apenas o seu limite diário. Se sobrar uma quantia do dia anterior, tudo bem, você pode gastá-la nos próximos dias, se for preciso.

3. Opte pela economia compartilhada para viajar

economia compartilhada consiste em dividir o uso ou a compra de produtos/serviços, por meio de aplicativos que possibilitam a interação entre as pessoas para esse fim. Ela serve para diminuir os gastos, já que o custo é dividido para duas ou mais pessoas.

Para a hospedagem, por exemplo, você pode alugar um apartamento, casa ou mesmo um quarto com tarifas muito mais baixas se comparadas com a de um hotel. Assim, pode reunir amigos para dividir os gastos com a hospedagem ou alugar um quarto na casa de algum morador do local de destino escolhido.

Para essa última opção, você ainda tem a vantagem de fazer um amigo, e contar com uma pessoa que conhece muito bem a cidade visitada, podendo indicar as melhores atrações e pontos turísticos do local.

4. Faça suas próprias refeições para economizar em feriados

Um dos maiores gastos em uma viagem é, com certeza, a alimentação. Se você colocar no papel os valores com café da manhã, almoço e jantar, verá que boa parte do seu dinheiro vai para essas refeições.

Outra boa dica para economizar em feriados é fazer sua própria comida. Se optar por se hospedar em um apartamento com os amigos, isso fica ainda mais fácil.

Você pode comprar os ingredientes em um supermercado, de acordo com o cardápio definido para cada dia. Escolha opções saborosas e rápidas de fazer para que você não perca tanto tempo cozinhando.

Se for ficar em hotel, a solução é comprar alimentos prontos, que podem ser consumidos sem precisar ir ao fogo (frutas, sanduíches, entre outros). Além disso, evite ao máximo pegar qualquer produto do frigobar do hotel. Geralmente, eles são bem mais caros do que nos supermercados.

5. Compare os preços das passagens aéreas

Assim como a hospedagem, as passagens devem ser providenciadas com antecedência. Os sites de empresas aéreas permitem que você faça simulações das datas desejadas. Dessa forma, dá para ter uma ideia dos preços e decidir em qual (ou quais) feriado é melhor para o seu bolso!

Uma boa dica é optar por passagens em horários alternativos, e fazer a compra durante a madrugada, isso porque, nesse horário, elas costumam ter descontos. Se você tiver milhas do cartão de crédito, também é mais uma forma de economizar em feriados com o transporte.

Para destinos internacionais o ideal é olhar com até 6 meses de antecedência, já para as viagens pelos estados brasileiros dá para pesquisar com até 3 meses para conseguir passagens com preços bacanas.

Fique atento a outras opções: às vezes chegar até o aeroporto (que em algumas cidades são bem distantes) com antecedência, gastar com transporte para ir até lá, e ainda lidar com os possíveis atrasos dos voos, não compensa quando comparado a ir de carro ou ônibus.

Por isso, é importante analisar tudo: local de destino, preços das passagens, tempo total da viagem, gasto com transporte para se locomover, entre outros aspectos que podem te ajudar a comparar qual vale mais a pena.

6. Opte pelo Day Use

Se a grana está curta, mas você não abre mão de se divertir nos momentos de folga, há uma alternativa bem interessante: o Day Use.

O Day Use funciona como uma hospedagem de apenas um dia, sem pernoite. Ou seja, você não pode dormir lá, mas é possível aproveitar toda a estrutura do local escolhido, como restaurantes, piscinas, área de lazer, entre outros. Assim, você pode curtir o dia, pagando um valor muito mais em conta!

No entanto, não são todos os hotéis que oferecem o Day Use. Por causa disso, é importante fazer uma pesquisa para avaliar quais mais te agradam e, depois, entrar em contato para saber mais informações sobre a política de cada um em relação a essa modalidade.

Viu como é fácil economizar em feriados? E o legal dessas práticas é que elas não te ajudarão apenas na programação das suas viagens, mas também como uma forma de sobrar uma grana para você investir em outros projetos importantes da sua vida!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.