Planejamento Financeiro

9 motivos para realizar um intercâmbio na melhor idade

Conheça, neste post, os benefícios de se aventurar em outro país depois dos 50!

Pode até parecer novidade, mas o intercâmbio na melhor idade tem atraído muitas pessoas que enxergam a viagem como uma oportunidade de conhecer novas culturas, aprender ou aperfeiçoar um idioma ou ainda realizar um curso dos sonhos. Segundo dados do setor do turismo, a procura por esse tipo de serviço cresceu 45% nos últimos anos.

O lazer é um dos principais focos do intercâmbio voltado para os mais velhos, afinal, eles estão no momento de curtir a vida. Geralmente, o prazer em conhecer novas culturas é associado com cursos livres, que podem ser de idiomas, culinária, dança, arte, entre outros.

Ficou interessado no assunto? Então, descubra porque o intercâmbio não é um privilégio dos mais jovens e veja 9 motivos para realizá-lo na melhor idade!

1. É uma oportunidade para socializar

Com o passar dos anos, é comum que o nosso círculo de amizades diminua. Nesse sentido, o intercâmbio é uma excelente oportunidade para conhecer gente nova. Ao realizar cursos em outro país, o idoso vai conviver diariamente com pessoas de diversas nacionalidades. Isso cria um ambiente propício para estabelecer relações duradouras.

Além de contribuir para melhorar a autoestima, a socialização é importante para manter a saúde neurológica do indivíduo em dia e combater doenças, como a depressão.

2. A melhor idade vivencia ao máximo as experiências

De fato, os jovens que fazem intercâmbio desfrutam de diversos benefícios — principalmente em relação à carreira. Entretanto, na melhor idade as pessoas são mais maduras e conseguem aproveitar todos os momentos com muita qualidade e discernimento.

Além disso, geralmente, quem vai para esse tipo de intercâmbio já está com a vida resolvida. Assim, não é preciso se preocupar em trabalhar durante a viagem e nem se cobrar demais ao aprender algo novo. A regra é aproveitar o momento!

3. O contato com novas culturas é surpreendente

Quando viajamos, é comum frequentarmos apenas os lugares destinados aos turistas. Durante um intercâmbio, contudo, a pessoa tem a oportunidade de conhecer os costumes dos moradores locais — afinal, a maioria das hospedagens é feita em casas de família.

Desse modo, é possível viver como os nativos, ir a lugares pouco explorados pelo turismo e conhecer, de fato, aquela cultura. Ao fim da viagem, a pessoa tende a voltar com a cabeça mais aberta para o mundo, além de ter muitas histórias para contar.

4. É a chance de aprender algo novo

Quantas vezes nós já quisemos aprender algo novo, mas acabamos desistindo? Seja por preguiça, falta de tempo ou motivação, o fato é que quase todo mundo tem um sonho deixado para trás. Nesse sentido, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para realizar aquele tão sonhado curso de gastronomia ou aperfeiçoar de vez o inglês ou o espanhol.

O legal é que existem diversas opções de cursos no exterior. O ideal, portanto, é procurar uma agência a fim de criar um plano que mais se adéque aos seus objetivos.

5. Não é preciso deixar o trabalho de lado

Sabemos que, atualmente, melhor idade não é sinônimo de aposentadoria, não é mesmo? Afinal, as pessoas tendem a continuar na ativa por muitos e muitos anos.

No entanto, isso não é motivo para abandonar o sonho de fazer um intercâmbio! Há opções de viagens que podem durar apenas uma ou duas semanas, por exemplo. Assim, você pode realizar o seu curso no exterior durante as férias do trabalho.

6. Existem opções para todos os gostos

Além de contarem com diversas opções de cursos, os intercâmbios podem ser realizados em uma infinidade de países e períodos. Dessa forma, vai ser fácil encontrar um programa que esteja alinhado aos seus anseios pessoais.

Sem contar que, se a pessoa quiser, há a opção de realizar a viagem com um amigo ou parceiro — ideal para os casais que não abrem mão de fazer passeios sempre juntos.

Por isso, recomendamos procurar uma agência e montar um roteiro personalizado, levando em consideração o tempo disponível, o orçamento e os objetivos.

7. O visto pode ser mais fácil

Em alguns países, como nos Estados Unidos, o processo de retirada do visto para quem está na melhor idade costuma ser mais simples. No país norte-americano, por exemplo, quem tem mais de 66 anos, geralmente, não precisa comparecer na entrevista do consulado, apenas se for solicitado.

8. É uma excelente oportunidade para quem quer empreender

Atualmente, muitas pessoas têm investido no empreendedorismo na melhor idade. Só em 2014, por exemplo, 8% dos indivíduos que iniciaram alguma empresa tinham entre 55 e 64 anos. Para quem deseja se aventurar no ramo, o intercâmbio é excelente.

Isso ocorre porque, durante a viagem, o idoso terá a oportunidade de ampliar a sua rede de contatos, aumentando as chances de fechar parcerias de sucesso. Além disso, no intercâmbio a pessoa aperfeiçoa habilidades importantes, como a expertise e a atitude. Sem contar que, para o mercado, conhecer uma língua diferente é essencial.

9. O intercâmbio na melhor idade aumenta a autoestima

Viajar é uma experiência única para qualquer pessoa. O contato com costumes, atividades e crenças é extremamente enriquecedor. Além disso, é uma oportunidade de conhecer novas paisagens, museus, maravilhas naturais, entre tantas outras belezas.

Tudo isso fará com que a pessoa sinta-se mais feliz e entusiasmada com a vida, o que vai refletir diretamente em sua autoestima. Desse modo, os benefícios do intercâmbio serão sentidos por toda a família, afinal, quem não deseja ver o pai ou a mãe bem?

Assim, sempre que possível, incentive os seus familiares e realizar um intercâmbio para o exterior. Temos certeza de que o bem-estar de todos vai melhorar e muito!

Como pudemos ver, existem diversos motivos para realizar um intercâmbio mesmo não sendo jovem. Se você ficou animado com a ideia, saiba que a idade mínima para aderir a esses programas varia de agência para agência — algumas aceitam participantes a partir dos 45 anos. No entanto, a faixa etária costuma ser dos 50 a 70 anos.

E se a sua preocupação é em como vai arcar com as despesas da viagem, saiba que é possível fazer um consórcio para realizar o sonho do intercâmbio na melhor idade!

Se você gostou deste artigo, conheça também os 4 melhores investimentos para ter uma aposentadoria tranquila e poder desfrutar desse tão esperado momento!