Planejamento Financeiro

O que fazer com o salário do estágio? Veja nossas dicas!

Saiba como se planejar financeiramente para gastar seu dinheiro de forma consciente, investindo no futuro!

O salário do estágio geralmente é o primeiro contato que o jovem tem com um valor mais alto que sua mesada. Esse é um momento para ficar orgulhoso de si mesmo e comprar as coisas que você gosta, mas é fundamental aprender desde já a ter disciplina.

Se você quer saber o que fazer com o salário do estágio para usar seu dinheiro de forma inteligente e voltada para o seu futuro, este post poderá ajudá-lo. Continue a leitura e aprenda!

Livre-se das dívidas

Se você já está começando o estágio cheio de contas atrasadas, quitá-las deve ser a sua prioridade. Comece a pagar as dívidas que têm uma taxa de juros mais alta, pois são elas que fazem seu dinheiro render menos.

Caso você não tenha dívidas, aproveite para gastar o seu primeiro salário comprando algo que estava precisando, mas com disciplina. Essa não é a hora de começar a ficar endividado.

Tenha em mente que, como você não está acostumado a lidar com tanto dinheiro, talvez não tenha muita ideia do valor real do seu salário e do que ele pode comprar. Por isso, cuidado para não pensar que você tem um poder de compra maior do que realmente tem.

Invista em educação

Fazer um estágio é ótima boa forma de pagar sua faculdade ou um curso que vá aprimorar sua carreira. Gastar seu salário em educação é um excelente investimento para o futuro.

Hoje em dia existem muitas instituições de ensino que não estão nos padrões do MEC, por isso, lembre-se de verificar a credibilidade da organização antes de optar por estudar nela.

Outra forma interessante de investir em educação é fazendo um intercâmbio. Além de se aprimorar em outra língua, você ainda vai adquirir uma ótima bagagem pessoal, conhecendo outros países e resolvendo seus problemas sozinho.

O intercâmbio pode parecer uma opção fora da sua realidade, mas se você conseguir poupar a maior parte do salário, em um ano ou dois terá o valor necessário.

Um intercâmbio de um mês pode sair por volta 6 mil reais, e um de três meses, por 15 mil reais, aproximadamente. Esses valores referem-se somente aos estudos, taxas e visto, mas, se esse é o seu sonho, aproveite o salário do estágio para realizá-lo.

Abra um negócio

Não é preciso ter muito dinheiro para abrir um negócio. Você pode utilizar seu salário para cobrir seus gastos iniciais e começar um pequeno empreendimento de doces ou sanduíches, por exemplo.

Você também pode começar a comprar produtos para montar uma loja online ou investir em materiais para oferecer algum tipo de serviço.

Qualquer que seja o modelo de negócio escolhido, aproveite que você é estudante e tem uma rede de contatos tanto no estágio quanto na faculdade para divulgar seus produtos ou serviços. Apenas lembre-se de se informar quanto às regras do seu local de trabalho e de estudo para saber se isso é permitido.

Faça um investimento

Os investimentos de longo prazo são os mais seguros e vantajosos, mas é preciso ter muita paciência para aguardar o momento em que eles começam a trazer retornos. Por isso, a dica aqui é separar uma parte do seu salário todo mês para investir.

Não aplique todo o seu salário, caso contrário, você acabará ficando frustrado por nunca poder ter um gasto pessoal — e não é o que queremos!

Aproveite para pesquisar na internet sobre Tesouro IPCA, Renda Fixa, Letras do Tesouro Direto e veja se você se identifica com algum desses tipos de investimento. Talvez não seja tão fácil entendê-los, mas você também pode buscar formas mais simples, como um consórcio.

consórcio é uma ótima forma de começar a construir um sonho para o futuro. Além de investir dinheiro, ao final do pagamento você consegue adquirir um bem (de acordo com a modalidade escolhida). 

Planeje seus gastos

Quando seu salário não é muito alto, é quase impossível fugir dos parcelamentos. Por isso, é muito importante ter um planejamento financeiro, tanto para o mês atual quanto para os próximos.

Por exemplo, se você precisa de um novo celular e só pode pagar parcelado, lembre-se que, por vários meses, aquele valor deverá ser alocado para esse fim. É muito importante que isso seja considerado na hora de fazer novos gastos.

Procure anotar todos seus gastos e ganhos em uma planilha ou aplicativo de controle financeiro. Assim, além de se manter organizado, você saberá quais gastos poderão ser cortados quando for necessário poupar mais dinheiro.

Invista em bem-estar

É possível pensar no futuro sem deixar de reservar uma quantia para fazer as coisas que você gosta ou precisa. Comprar livros, ir ao cinema, presentear alguém que você ama, fazer ioga e começar um curso por hobby são algumas opções de investimento no seu bem-estar físico e mental.

Ter disciplina com seus gastos não significa deixar de fazer as coisas que você gosta, e sim incluí-las em um planejamento. Faça uma lista de prioridades e aguarde o momento ideal para realizar aqueles gastos que não são urgentes.

Lembre-se que gastar de maneira consciente não significa se privar de momentos de relaxamento, mas priorizar seu futuro.

Faça uma reserva para emergências

Além de reservar parte do seu salário para os gastos do futuro, é importante criar um fundo para emergências. Separe um valor mensalmente para poder ter mais tranquilidade.

Esse valor pode ser usado em qualquer tipo de situação inesperada, como para o conserto de um celular, uma oportunidade repentina de fazer um curso, entre outros.

Às vezes, mesmo sendo estagiário, você pode estar em uma situação financeira mais tranquila que a de seus pais. Se eles precisarem de ajuda, por exemplo, você também pode auxiliá-los com esse dinheiro que guardou.

O importante aqui é fazer uma clara divisão entre o dinheiro que você pode gastar agora, o que será investido no seu futuro e o que será aplicado na reserva para não ficar na mão em caso de imprevistos.

Agora que você já sabe o que fazer com o salário do estágio, que tal aprender a fazer um planejamento financeiro de sucesso?

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.