Planejamento Financeiro

Passo a passo para organizar uma festa de bodas maravilhosa

Quer comemorar suas bodas de casamento de um jeito inesquecível? Confira as nossas dicas e planeje uma festa especial!

A celebração do casamento marca apenas o início da vida (e das comemorações) de um casal. É quando o futuro começa. Depois virão os filhos, novas conquistas, realizações no emprego, formaturas, outros casamentos na família, a chegadas de netinhos... O tempo passa e vai trazendo motivos para comemorar. E uma motivação muito especial é a própria marca da passagem dos anos.

Cada período corresponde a uma boda diferente. Entre as mais famosas podemos citar a de cristal, aos 15 anos de casamento, a de porcelana, aos 20, a de prata, aos 25, e, claro, a de ouro, aos 50 anos de união. Os materiais escolhidos para simbolizar o tempo juntos representam a força do matrimônio. Lembram também dos momentos desafiadores e felizes que o casal passou junto. Por essas e outras, as festas de bodas são celebrações muito especiais.

Seu casamento está prestes a alcançar um desses patamares? Quer saber como preparar uma comemoração linda? Então confira nossas dicas!

Comece pela organização geral

Uma festa de bodas pode ser organizada de forma muito semelhante a um casamento. Muitos casais planejam uma cerimônia na igreja seguida de comemoração com os amigos e familiares. Com isso, o passo a passo da celebração da união que aconteceu há anos pode ser aproveitado.

Mas é claro que existem diferenças entre as bodas e o casamento. A principal delas é o tamanho. A não se que o casal deseje fazer uma grande festa, com centenas de convidados, o mais comum é que a celebração seja íntima, com a presença só dos mais próximos.

Considerando o tamanho mais modesto da festa, o planejamento pode ser menor, feito basicamente pelo próprio casal ou por membros da família dispostos a ajudar nesse sentido. Se surgirem dificuldades para resolver todos os detalhes sozinhos ou se faltar tempo para dedicar à tarefa, saiba que é possível contratar profissionais experientes nesse tipo de comemoração, ok?

O ideal é começar a planejar a festa com antecedência. O aconselhável é iniciar a organização pelo menos um ano antes, a fim de garantir a data escolhida sem dificuldades. Lembrando que o mais comum é que os casais comemorem as bodas no mesmo dia em que o casamento aconteceu. Por isso, o primeiro passo é conferir se o espaço que você deseja reservar tem disponibilidade no período escolhido.

Depois, é interessante pensar na lista de convidados, que definirá o tamanho da festa. A partir daí, todo o restante do planejamento começa a se desenhar. É preciso pensar, por exemplo, se será uma celebração simples, em casa mesmo, ou se vai ser necessário alugar um salão para acomodar todos.

Planejar a cerimônia também é necessário. Há casais que preferem uma comemoração informal, apenas reunindo pessoas queridas para um jantar, por exemplo. Enquanto outros, têm o desejo de fazer algo parecido com o casamento, com entrada de padrinhos, pajens e troca de alianças com renovação de votos. Tudo isso depende do gosto de cada um, claro!

Faça um planejamento financeiro

Tudo da festa de bodas depende da organização financeira do casal. Afinal, mesmo a mais simples das celebrações traz gastos! Por isso, depois de imaginar o estilo de comemoração que você quer e pensar na quantidade de convidados que pretende chamar, é hora de traçar um planejamento financeiro para ver se tudo o que foi sonhado é realmente possível.

Há basicamente 2 caminhos aqui: você pode orçar os serviços e ver de quanto dinheiro precisa ou pode ir na direção contrária, definindo um valor máximo para depois tentar encaixar os fornecedores nesse teto. A escolha vai depender dos seus interesses e das suas condições financeiras. Se seu orçamento doméstico está um pouco apertado, o mais indicado é decidir pela segunda opção.

Quem sonha com a reunião de muitos amigos e familiares, mas não tem condições financeiras de arcar com todos os gastos de uma festa grande, por exemplo, pode considerar a ideia de fazer a celebração em um restaurante com comanda individual. Assim, os convidados se responsabilizam pelos gastos com sua comida e bebida, liberando seu orçamento para ser investido em decoração, fotógrafo e o que mais achar interessante contratar.

A verdade é que, independentemente das escolhas e do tipo de festa de bodas que você quer, é importante se planejar financeiramente. Uma boa dica é calcular seu teto de custos e dividir o valor pelo número de meses que você tem até a data de fechamento dos contratos. Dessa maneira, pode ir poupando um pouco a cada mês para pagar tudo com mais conforto.

Uma alternativa interessante para quem quer poupar dinheiro é contratar um consórcio de acordo com o tempo que tem disponível até o evento. Isso o ajudará a juntar o dinheiro necessário sem correr o risco de mexer nele no meio do caminho. Ao final do prazo, você receberá uma carta de crédito no valor poupado, podendo contratar todos os fornecedores planejados para a cerimônia.

Aposte em uma festa de bodas diferente

Agora que você já sabe como planejar uma celebração de bodas de casamento, vamos ver algumas ideias mais práticas para o planejamento? Como a festa de bodas permite muita liberdade para o casal, você não só pode como deve imprimir sua personalidade na decoração e em outros pontos da organização. Entenda como!

Comemore em um lugar significativo para o casal

Uma das primeiras grandes decisões a tomar nesse contexto diz respeito ao espaço. No casamento, por exemplo, é muito comum a combinação de cerimônia na igreja seguida de festa no bufê, certo? Por mais que nas bodas isso também possa acontecer, o estilo da celebração nesse caso abre espaço para algo mais íntimo e personalizado.

Pensando nisso, uma ótima ideia é fazer a comemoração em um lugar que tenha significado especial para o casal. Festas íntimas na própria casa, por exemplo, são muito legais. Também é possível celebrar na igreja onde o casamento aconteceu ou onde os filhos foram batizados. Ousando ainda mais, que tal fazer uma cerimônia na praia ou no sítio da família, ao ar livre?

Decore o espaço com objetos pessoais

Para um casal que comemora 20, 25 ou 50 anos de casados, o que não falta é história para contar, não é mesmo? Logo, a decoração da festa de bodas pode ser enriquecida com objetos pessoais, móveis da casa e, claro, muitas fotos contando bons momentos da vida a dois e em família!

Além da decoração, as lembranças também podem aparecer na cerimônia em forma de vídeos e até homenagens presenciais. É sempre emocionante reservar uma parte da celebração para que familiares e amigos expressem seu amor e sua alegria em fazer parte desse momento. Para os casais que têm filhos e netos, tudo se torna ainda mais especial!

Faça uma festa temática

Quer uma comemoração realmente original, que tenha tudo a ver com o casal? Então a melhor ideia é fazer tudo baseado em um tema que agrade os dois! Vale pensar nos momentos mais marcantes de sua história e nos gostos que a família compartilha.

Quem nunca esqueceu a viagem de lua de mel, por exemplo, pode fazer da festa de bodas uma volta a esse destino especial! Também é possível ousar e fazer comemorações mais modernas, como uma festa à fantasia. Isso, claro, se o tema tiver proximidade com os interesses dos dois. O importante é que a família e os amigos estejam juntos para celebrar esse momento, dispostos a se divertir muito com a escolha temática e a personalidade do casal.

Agora você tem um passo a passo incrível para planejar uma festa de bodas! Com nossas dicas, certamente ficará muito mais fácil preparar uma comemoração tão marcante e emocionante quanto a história que a família construíra desde o casório até hoje. Animado para festejar?

E então, este post ajudou no seu planejamento? Aproveite e leia nosso artigo para saber como traçar e alcançar planos de vida na melhor idade!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.