Planejamento Financeiro

Tour pela América do Sul: 4 roteiros para aproveitar o continente

Que tal planejar uma viagem para a América do Sul? Veja as dicas de roteiros incríveis que preparamos para você!

Viajar para outro país pode até parecer algo caro e distante da sua realidade, mas é importante lembrar que com muito planejamento você consegue conhecer destinos incríveis gastando menos do que imagina. E o melhor: indo em lugares ao lado do Brasil. A América do Sul guarda uma riqueza cultural, histórica e natural que enche os olhos de qualquer pessoa — dos aventureiros aos que preferem sossego e tranquilidade.

Neste post, explicamos a você como se preparar para a sua viagem dos sonhos e, ainda, separamos 4 estilos diferentes de roteiro para que você possa se inspirar antes do seu tour pela América do Sul:

1. roteiro de aventura;
2. roteiro romântico;
3. roteiro tropical;
4. roteiro eclético.

Ficou interessado? Então, continue o passeio por este conteúdo!

A importância do planejamento antes de viajar

Para fazer uma viagem tranquila e sem grandes preocupações, o ideal é sempre se planejar antes de arrumar as malas. Você precisa tomar cuidado para não tomar decisões por impulso, fazer grandes dívidas e transformar as suas férias em um pesadelo. Pensando nisso, faça algumas perguntas para você mesmo.

- Quantos dias você tem disponíveis?
- Quer um destino cheio de luxos ou está disposto a fazer um mochilão?
- Vai experimentar apenas a culinária local ou quer jantar em restaurantes premiados?
- Você vai viajar sozinho ou terá que arcar com os gastos de outras pessoas?

Depois de fazer essa análise, é hora de pesquisar quais destinos você gostaria de visitar, qual é o custo médio desses lugares e o principal: conferir se você tem mesmo dinheiro suficiente para realizar esse tour. Procure por relatos de outros viajantes na Internet para saber quais são os gastos médios e fazer seus cálculos.

Caso o orçamento esteja um pouco apertado, o ideal é esperar um pouco e fazer um investimento. Uma boa estratégia para quem precisa de dinheiro para viajar é investir em um consórcio para viagens, que é uma das melhores opções para juntar o valor necessário. Nele, você escolhe um plano de acordo com sua necessidade, e vai criando uma espécie de autofinanciamento com um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo que você.

Isso também ajuda você a ter mais tempo para decidir para onde ir, procurar descontos maiores em passagens, hotéis e passeios, além de juntar um valor extra para possíveis contratempos — ou para gastar um pouco a mais com aquele souvenir que amou e quer levar para casa como lembrança.

4 roteiros de tour pela América do Sul

Para que você possa fazer o seu planejamento baseado no melhor e mais divertido destino, vamos mostrar algumas opções de roteiros pela América do Sul. Tem opções para todos os gostos e bolsos, porque o que mais importa é que você consiga viajar e curtir muito esse momento!

1. Roteiro de aventura

Para quem ama natureza e aventura, um destino incrível é o Salar de Uyuni, na Bolívia. O ideal é preparar uma viagem com duração de cerca de sete dias para que você consiga fazer todos os trajetos com tempo e tranquilidade suficiente para apreciar cada uma das belezas do lugar.

Caso você escolha esse destino, saiba que a maior parte dos gastos será para os passeios, já que todos eles precisam ser feitos com guias preparados para ajudá-lo nos percursos. Esse itinerário inclui visitas às pequenas vilas da região e rotas a pé ou de carro pelo maior deserto de sal do mundo, em que você terá a oportunidade de ver os gêiseres que jorram águas termais extremamente quentes e as maravilhosas lagoas formadas pela chuva.

2. Roteiro romântico

Seu objetivo é curtir uma viagem a dois? Então, visite o Uruguai e a Argentina nas suas próximas férias! A arquitetura histórica e os excelentes restaurantes dão todo o clima para ficar juntinho com quem você mais ama, enquanto toma os excelentes vinhos produzidos nesses dois países.

Você pode escolher qual dos dois países quer visitar primeiro e ir de um ao outro por meio de um ferry, que faz rotas diferentes. Veja uma opção de roteiro:

- três dias em Buenos Aires, na Argentina, reservando um tempo para os passeios em museus, a rua Caminito e, é claro, uma noite de tango;
- vá de ferry até Colônia do Sacramento, no Uruguai, e passe uma noite por lá e aproveite para comer uma deliciosa (e gigante!) milanesa;
- depois, pegue a estrada para Montevidéu e, ao chegar na cidade, passe pela Fonte de Cadeados para deixar um registro com o seu amor e garantir que ficarão juntos para sempre! Três dias na cidade também são suficientes para conhecer todas as belezas.

3. Roteiro tropical

Águas extremamente azuis, muito sol e água de coco é tudo o que os interessados em um roteiro tropical mais procuram. A reunião perfeita desses três elementos está em San Andrés, uma ilha que faz parte do Caribe Colombiano e que oferece opções de restaurantes e hospedagens para todos os bolsos.

Por lá, a maioria dos passeios podem ser pagos com Pesos Colombianos, o que torna a sua viagem um pouco mais em conta do que em outros destinos caribenhos. As opções são os tours de barco por pequenas ilhas ao redor e o mergulho, seja com cilindro ou apenas com snorkel. Caso prefira, você pode ficar só com os pés na areia mesmo e curtir as belíssimas praias locais.

4. Roteiro eclético

Não tem preferência por um tipo de roteiro em especial e quer fazer de tudo um pouco? Então, o seu destino precisa ser o Chile! Hospede-se por alguns dias em Santiago, a capital que respira cultura e artes, e depois vá conhecer as praias de Viña del Mar ou escolha viagens por lugares extremamente voltados para a aventura, como o Deserto do Atacama.

O país é versátil até mesmo quando se trata do clima: você pode curtir o calor escaldante dos meses de janeiro e fevereiro ou aproveitar para esquiar nos meses de junho e julho, em que o Valle Nevado fica repleto de turistas que desejam conhecer a neve.

Às vezes, nos esquecemos de que é possível curtir as férias em outro país sem precisar ir muito longe. Um tour pela América do Sul é uma excelente opção que, com certeza, proporcionará momentos inesquecíveis para você. Não esqueça de se planejar com antecedência para não faltar nada nessa viagem!

Gostou deste conteúdo e já está pensando em organizar o seu próximo passeio? Então, veja as 8 dicas que separamos para você viajar barato e curtir demais!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.