Planejamento Financeiro

Tour pelo Nordeste: veja 7 destinos para aproveitar e descansar

Está planejando suas próximas férias? Listamos para você 7 destinos paradisíacos para conhecer. Acesse o post e confira!

Para quem ama praia e sol, o Nordeste é um dos destinos favoritos. Considerada como uma das regiões com as paisagens mais bonitas do mundo, se destaca pelas suas atrações turísticas e cenários paradisíacos ao longo de sua costa.

Se você está em dúvida em relação ao local que gostaria de visitar, veja a seguir 7 dicas de destinos para fazer um tour pelo Nordeste e aproveitar as maravilhas que essa região pode proporcionar. Acompanhe!

1. Maragogi (Alagoas)

Maragogi
Carinhosamente chamada de "Caribe brasileira", Maragogi fica localizada entre Maceió e Recife, e se destaca pela grande quantidade de piscinas naturais, como a de Taocas, Burgalhau e da Barra Grande. Água cristalina, corais, culinária à base de peixes e frutos do mar e milhares de coqueiros espalhados pela costa são alguns dos motivos que cativam os visitantes da cidade alagoana.

Outros atrativos, como passeios de buggy e de barco, também são encontradas em Maragogi. É possível contratar essas atrações pelo valor individual de R$ 50, com uma duração de aproximadamente 2 horas.

Não existe estação do ano em que Maragogi não possa ser visitada, pois a cidade conta com o sol praticamente todos os dias. Apesar disso, os passeios nas piscinas naturais só podem ser feitos quando a maré está baixa, por isso é ideal ficar de olho na "tábua de marés".

2. Porto Seguro (Bahia)

Porto Seguro
Para quem busca agito, Porto Seguro é o local ideal — são inúmeras atividades a atrações espetaculares. Por outro lado, Porto Seguro também oferece sossego aos que desejam, pois existem lindas praias (quase) desertas com muita sombra e água fresca.

Porto Seguro também é conhecida por reunir algumas das construções mais imponentes da história, como o Marco do Descobrimento, a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga um museu, e a Igreja Nossa Senhora da Pena, que é a padroeira da cidade.

Próximo ao centro, existem barracas com música, palcos para show, dançarinos e até humoristas, tudo isso para garantir a sua diversão. Outra atração que vale a pena conhecer é a Passarela do Descobrimento, local em que estão reunidas diversas lojas de lembrancinhas e artesanato.

3. Porto de Galinhas (Pernambuco)

Porto De Galinhas
Localizado no município de Ipojuca, em Pernambuco, Porto de Galinhas é um dos lugares mais disputados pelos Turistas no verão. Além das praias cristalinas, o local ainda oferece muitos passeios turísticos e ótimas lojas para quem gosta de comprar artesanatos.

A culinária segue as tradições do estado, com opções para os mais variados gostos. Se ficar pouco tempo na cidade, aproveite para conhecer o essencial: caminhar a pé nas vilas, passear de jangada até as piscinas naturais e até um passeio de buggy pelo litoral.

Em virtude de a temperatura estar sempre próxima aos 26º C, os turistas podem aproveitar para visitar o local em qualquer estação do ano. No verão, época de alta temporada, os preços costumam ser mais altos e as praias lotadas. No inverno, apesar de um pouco chuvoso, as praias estão menos cheias e os preços mais atrativos.

4. Baía dos Porcos (Fernando de Noronha)

Baia Dos Porcos
A Baía dos Porcos está localizada na ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. É considerada uma das praias mais lindas do Brasil, com uma tonalidade esverdeada espetacular. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais repletas de peixinhos.

Para quem busca agito noturno, a ilha, apesar de pequena, tem boas atrações para aproveitar a noite. Existem excelentes opções para jantar, como o Cacimba Bistrô, Xica da Silva e o Varanda. O famoso Bar do Cachorro é um dos locais mais animados da ilha, onde os turistas podem ir para curtir o forro ou o maracatu.

Além disso, todas as noites ocorrem palestras no Projeto Tamar sobre temas fixos, como "Vivendo Noronha" e "Tubarões". Para quem busca saber mais sobre a ilha e a sua história pode ser um ótimo programa!

5. Chapada Diamantina (Bahia)

Chapada Da Diamantina
Um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, a Chapada Diamantina conta com mais de 1.500 km² rodeados de grutas, cânions e cachoeiras. A localidade é bem preparada para os turistas, com bons hotéis e restaurantes.

A região conta com apenas uma agência bancária, que fica em Lençóis, considerada a capital da Chapada Diamantina. Nos meses de dezembro a fevereiro, época de alta temporada, as trilhas lotam e as diárias aumentam; entre junho e agosto, o clima costuma ser muito seco. No mês de junho também ocorre a tradicional Festa de São João; em outubro, o Festival de Lençóis, que é o festival de música mais antigo da Bahia.

Para os espíritos aventureiros, o Vale do Pati é o lugar ideal! São longas caminhadas entre paisagens alucinantes, as quais já garantiram o prêmio de melhor roteiro do país, concedido pelo Ministério do Turismo.

6. Jericoacoara (Ceará)

Jericoacoara
Com um estilo meio rústico, Jericoacoara é uma vila espetacular que vem atraindo cada vez mais turistas. O destino tem forte influência de italianos, belgas e franceses que se estabeleceram na região, os quais influenciaram a gastronomia local.

A noite é bem movimentada em Jeri, com muitas opções de restaurantes, bares e baladas — existe até a "Passarela do Álcool", um círculo com várias barracas de bebidas em volta de um DJ.

Como as ruas são de areia, o melhor meio para locomoção são os buggies ou a pé. Não deixe de conhecer algumas atrações turísticas como a Pedra Furada, a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso!

7. Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Lencois Maranhenses
Dunas, rios, lagoas e mangues formados pela água das chuvas são o que compõem a região dos Lençóis Maranhenses, localizado no noroeste do Maranhão. A principal atração são as lagoas que se formam na época de chuvas, sendo o melhor período para quem deseja visitar, ou seja, nos meses de junho a agosto.

Outras atrações, como passeios por praias e rios, também são proporcionadas no destino, viabilizando o turismo durante o ano todo. O local é rodeado de bons hotéis e pousadas, assim como restaurantes e comércio bem-estruturado.

Se preferir outros passeios, como subir as dunas, após essa atividade ainda é possível flutuar pelo Rio Formigas, excelente opção para quem precisa descansar as pernas. Para os fãs de kitesurfe, na alta temporada vários atletas tomam conta dos Lençóis, oferecendo um verdadeiro show! Se você quiser aprender, existem várias escolas do esporte espalhadas na beira-mar.

Por fim, vale ressaltar que é sempre bom contar com o auxílio de guias experientes, principalmente nas dunas, pois elas são muito instáveis e a chance de se perder é enorme.

Fazer um tour pelo nordeste é uma experiência incrível que pode render ótimas recordações, mas é sempre bom lembrar que viajar também exige um bom planejamento financeiro para que você possa desfrutar de todos os benefícios sem ficar no vermelho.

Existem inúmeras formas de economizar para viajar, e umas delas é o consórcio. Nele, você paga um valor mensal, sem qualquer acréscimo de juros, para realizar o seu objetivo futuro. É uma forma inteligente de poupar e investir o seu dinheiro!

Quer mais informações para aproveitar ao máximo suas viagens? Então, confira 6 dicas para economizar em feriados prolongados!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.