Planejamento Financeiro

Tudo que você precisa considerar antes de viajar para Londres

Vai viajar para Londres? Veja tudo o que você precisa para se organizar antes de embarcar nessa aventura!

Viajar para Londres é garantia de encontrar uma infinidade de atrações para todos os gostos. Mas para garantir a diversão e evitar qualquer problema é importante se preparar e planejar sua viagem com certa antecedência.

Então, se você está pensando em conhecer a terra da Rainha, confira, neste post, tudo o que precisa saber e resolver antes de embarcar. Acompanhe!

Com relação à documentação

Confira os documentos que são ou não exigidos em uma viagem para Londres.

Passaporte

A apresentação de passaporte é obrigatória para entrada em Londres. Portanto, se você ainda não tiver o documento faça o requerimento o quanto antes, pois a emissão pode levar algumas semanas. Para isso, é preciso agendar o atendimento no site da Polícia Federal e realizar o pagamento da taxa.

Se já tiver um passaporte, não deixe de conferir a validade. O Reino Unido exige que o documento esteja válido até a data de saída do país. Porém, o ideal é que você viaje com a validade de, pelo menos, 3 meses após essa data, como é obrigatório em todos os outros países da União Europeia.

Visto

Os turistas com passaporte brasileiro não necessitam de visto para viajar para Londres e podem permanecer no Reino Unido por até 6 meses a passeio. Contudo, a autorização de entrada é concedida — ou não — na chegada ao país, pelos agentes de imigração do aeroporto.

Para não ter problemas nesse momento é fundamental ter em mãos todos os documentos que comprovem seu período de estadia por lá e o retorno ao nosso país, como passagem de volta, reservas de hotel, comprovação de vínculo empregatício no Brasil etc. Nem sempre eles são pedidos, mas é melhor estar preparado.

Com relação à saúde

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatória, a contratação do seguro viagem é indicada na sua viagem para Londres por conta das coberturas médicas. Para turistas, somente os primeiros procedimentos de emergência são feitos em hospitais públicos, e os atendimentos médicos particulares na cidade são bem caros. Qualquer pequeno imprevisto pode resultar em um grande prejuízo.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para a entrada de brasileiros em Londres, mas é sempre bom estar com a imunização em dia.

Com relação à cidade

Clima

Os dias de verão em Londres são bem quentes — para os padrões europeus — alcançando os 30°C, e é a estação preferida pelos turistas. A cidade fica bastante agitada e as atrações ao ar livre se multiplicam.

Quem quiser passar o Natal e o Ano Novo em Londres terá ruas lindamente decoradas e iluminadas, porém, um pouco geladas. O inverno londrino não é muito rigoroso, poucas vezes a temperatura fica abaixo de zero e raramente neva. O que pode ser um problema é que os dias são mais curtos e algumas atrações não funcionam nos feriados.

Nos meses de primavera e outono o clima é agradável e ameno, a cidade adquire muitas cores e, por serem considerados períodos de média temporada, são menos movimentados e com preços mais convidativos.

Hospedagem

Em Londres você encontra todos os tipos de hospedagem — hostels, bed & breakfasts, hotéis etc. — e os preços variam, principalmente, de acordo com a região em que estão localizados. Ou seja, quanto mais centrais, mais caros.

Porém, como a rede de transporte público é excelente, uma boa saída para economizar é escolher uma hospedagem próxima a uma estação de metrô.

Roteiro

Se tiver poucos dias em Londres, não deixe de fazer um pequeno roteiro com as atrações que deseja conhecer. A cidade oferece muitas opções e se você não tiver uma ideia de o que quer fazer pode acabar perdendo alguma coisa.

Se quiser conhecer os principais pontos turísticos, em pouco tempo, aposte no Hop-on-Hop-off, o ônibus turístico de dois andares.

Com relação ao planejamento financeiro

Londres não é uma cidade barata e isso faz com que seja extremamente importante a realização de um planejamento financeiro minucioso. Coloque no papel tudo o que gastará antes e durante a viagem para não perder o controle.

Procure pagar, antes da viagem, tudo o que conseguir — passagem, hospedagem, passeios. Dessa forma, as compras durante a viagem serão mais tranquilas.

Passagens aéreas

O valor das passagens aéreas pode variar bastante, de acordo com fatores como companhia aérea, época do ano, escalas e, principalmente, antecedência. Então, tente comprar o quanto antes para encontrar os melhores preços e, quem sabe, terminar de pagar antes mesmo da viagem.

Despesas

Algumas despesas básicas, como alimentação e transporte, podem ser bem caras em Londres. Para não gastar demais, prepare um planejamento de despesas diárias para a viagem. Veja o valor médio de algumas despesas:

- alimentação: 30 libras para um casal, por refeição (é possível encontrar refeições mais baratas em feiras e lojas de refeições rápidas);
- transporte: média de 10 libras por dia.

Câmbio

Não deixe para comprar a moeda para a sua viagem em cima da hora. Devido à constante variação de câmbio, o ideal é realizar a compra aos poucos a fim de evitar prejuízo no caso de uma alta inesperada. A moeda utilizada em Londres é a libra esterlina (£).

Cartão de crédito e débito

Para não carregar todo o dinheiro em espécie e correr o risco de roubo ou perda, leve um cartão de crédito ou débito. Porém, esse é um item do planejamento financeiro em que muita gente acaba se enrolando. Determine um valor limite para ser gasto na viagem e faça um esforço para não o ultrapassar.

Passeios

Este tópico poderia ser sobre a cidade, mas colocamos no planejamento financeiro porque é possível efetuar a compra dos ingressos de várias atrações londrinas antecipadamente, aqui do Brasil. Comprando online entradas para as atrações, como a London Eye e o museu de cera Madame Tussauds por exemplo, são oferecidos descontos e a possibilidade de parcelamento.

A melhor notícia é que diversos passeios em Londres são gratuitos. Entre eles, vale muito uma visita ao Museu de História Natural e aos muitos parques da cidade.

Esses são os principais pontos que você deve considerar antes de viajar para Londres e ter uma experiência sensacional em uma das cidades mais bonitas e receptivas do mundo.

Agora, por que ficar só em Londres se você pode conhecer o mundo? Confira nossas dicas de um tour pela Europa!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.