Conheça os tipos de consórcio de serviços para realizar o seu sonho

Entenda os principais tipos de consórcio de serviços, como funciona e descubra se vale a pena investir nessa ideia!
  • Atualizado em November 17, 2023
  • Publicado em November 17, 2023
  • Consórcio

Viajar, preparar uma festa ou reformar a casa são sonhos que muitas vezes demandam bastante investimento… No contexto atual, nem todo mundo tem condições de fazer uma reserva financeira para pagar tudo à vista.

A boa notícia é que a realização desses objetivos pode ser mais simples do que você imagina por meio da contratação de um consórcio de serviços.

Assim, você poderá pagar mensalmente um valor que cabe no seu bolso, 100% parcelado, sem entrada e sem juros, apenas a taxa de administração. Falamos mais sobre esses benefícios ao longo do conteúdo!

Gostou da ideia e quer saber mais? Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e até o que pode fazer com o consórcio de serviços. E o melhor: como se organizar para contratá-lo e como escolher uma boa administradora. Vamos lá?

O que é consórcio de serviços?

É uma modalidade de consórcio em que um grupo de pessoas se une para adquirir serviços em vez de bens materiais, como carros ou imóveis. Para isso, os participantes pagam parcelas mensais que formam um fundo comum.

A cada mês, um ou mais membros desse grupo são contemplados por sorteio ou lance, e eles recebem o valor necessário para contratar o serviço desejado.

Então, o que posso comprar com carta de consórcio? Os tipos de serviços podem variar amplamente, mas você verá mais a seguir.

A ideia é que, ao participar desta modalidade, as pessoas possam planejar e pagar essas despesas de forma mais organizada, o que funciona como uma espécie de investimento. Assim, é possível evitar o pagamento de juros e taxas elevadas, como seria em outros casos.

Como funciona o consórcio de serviços?

É provável que você já tenha ouvido falar dos tipos de consórcios de bens móveis ou imóveis. No entanto, outra modalidade igualmente interessante e que permite que você realize aquele sonho de viajar para a Disney ou fazer aquela festa de 15 anos, é o consórcio de serviços.

Funciona da seguinte maneira: primeiramente é estabelecido um valor para a carta de crédito. Esse será o montante que você terá para a contratação do serviço desejado.

Então, são oferecidos alguns planos com prazos de pagamento variados, considerando ainda a taxa de administração do consórcio e do fundo de reserva.

Após começar a efetuar os pagamentos das parcelas mensais, há três maneiras de ser contemplado. A primeira delas pelos sorteios mensais, a segunda nos lances ou ao final do contrato, com o término do pagamento das parcelas.

Com a carta de crédito em mãos, basta realizar a contratação do serviço nos termos acordados com a administradora. É mais simples do que parece, não é mesmo?

Quais as vantagens de fazer um consórcio?

Existem muitos tipos de consórcio de serviços e inúmeras vantagens em optar por um deles. Afinal, é uma forma de realizar seus objetivos sem comprometer demasiadamente o orçamento. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios.

Permite que você planeje suas finanças

O consórcio funciona quase como uma poupança. Contudo, oferece mais disciplina para o seu investimento, já que não poderá desviar a finalidade do dinheiro e deverá realizar os pagamentos mensalmente na data acordada.

Aumento do poder de compra

Com a possibilidade de realizar desejos como viagens, festas, reformas e até mesmo investir nos seus estudos, com o pagamento à vista, você tem uma capacidade de compra e barganha muito maior.

Sem juros

Diferentemente do empréstimo, o consórcio não cobra juros, por conta de sua natureza: é uma união voluntária de pessoas físicas ou jurídicas para constituírem um fundo comum, ou seja, funciona como uma espécie de autofinanciamento coletivo.

Por essa razão, também não há a cobrança de IOF, como ocorreria em um financiamento bancário, em que a instituição lucra sobre o dinheiro emprestado.

O consórcio age, portanto, como uma poupança coletiva da qual, a cada mês, sai o valor necessário para que um ou mais participantes adquiram seu produto ou serviço.

Mas então, se não tem juros, como funciona? O que existe é a taxa de administração, que é um percentual fixo da carta de crédito, diluída ao longo do prazo do plano.

Ela serve para remunerar a administradora do consórcio pela organização dos grupos e gerenciamento dos recursos arrecadados. E, ainda assim, essa taxa tem um valor bem mais acessível se comparada à outras formas de aquisição parcelada.

Agora, sem mais delongas: quais são os principais tipos de consórcio de serviços? Descubra quais sonhos podem ser realizados com um bom planejamento!

Quais os tipos de consórcio de serviços?

Muitos serviços podem ser contratados por meio de consórcios. Todos funcionam de maneira muito semelhante e seguem basicamente as mesmas regras. Veja alguns deles, a seguir:

  • procedimentos estéticos;
  • festas;
  • casamento;
  • viagem;
  • reformas;
  • educação.

O que posso fazer com o consórcio de serviços?

É isso o que você está se perguntando? Então, confira, em detalhes, mais sobre cada uma das possibilidades.

1. Procedimentos estéticos

Pouca gente sabe disso, mas você também consegue realizar procedimentos estéticos e cirurgias por meio de consórcios de serviços. Além desses, serviços odontológicos também podem ser abrangidos.

A verdade é que essa é uma modalidade que vem se tornando cada vez mais popular, exatamente por ser uma alternativa interessante para realizar não apenas um procedimento estético – mas um sonho!

2. Festas

A festa de 15 anos e a de formatura, por exemplo, são sonhos que exigem um bom planejamento. O lado bom delas é que você sabe exatamente quando elas vão ser, certo? O que significa que você consegue se planejar muito bem para elas.

Então, ao contratar um consórcio você consegue se organizar com antecedência e ainda vai ter o dinheiro para pagar tudo à vista, gerando a possibilidade de ganhar descontos.

Imagine, ao dar a festa de 15 anos, que é o sonho da sua filha, você não precisará ficar pagando os fornecedores por meses depois que o evento aconteceu. É o sonho de qualquer pai, não é mesmo?

3. Casamento

Muitas pessoas sonham em ter um casamento perfeito. Contudo, o gasto é bem elevado. Sem contar a lua de mel – que já entra na próxima categoria – o custo médio é próximo aos R$ 40 mil para cerca de 150 convidados. Mas sabemos que o valor pode ir muito além, dependendo do tipo de festa e cerimônia que você quer.

Sendo assim, realizar um consórcio é uma maneira de garantir que seja possível mesmo que você ainda não tenha uma data. Dessa forma, você poderá desfrutar de cada momento do planejamento sem estresse.

Afinal, você não quer começar a vida a dois com contas a pagar, certo? O consórcio é uma boa maneira de garantir que a vida financeira do casal esteja tranquila desde o começo.

4. Viagem

Quem gosta de viajar pode aproveitar bastante os benefícios de um consórcio. E o melhor: a viagem pode ser do tipo que você quiser.

Quer dar um pulinho nas praias do Nordeste ou conhecer os nossos vizinhos sul-americanos? Seu sonho é ir para Paris e conhecer a Torre Eiffel? Fazer um mochilão pela Europa? Uma volta ao redor do mundo?

Certamente, possibilidades não faltam! Seja uma viagem de 10 dias ou um intercâmbio de 6 meses, o importante é que, com o consórcio, você consegue se planejar com antecedência.

E não terá mais desculpas para ficar adiando seus planos. Afinal, com um bom planejamento, tudo é possível!

5. Reformas

Poucas coisas podem dar tanta dor de cabeça quanto uma reforma, seja em um novo apartamento ou na casa em que você está morando. Imprevistos sempre acontecem e, muitas vezes, o que era para durar duas semanas, acaba levando meses.

Junto de todo esse estresse, não dá para desconsiderar a questão financeira. Parece que o dinheiro vai sumindo da nossa conta, não é mesmo?

Essa é a vantagem desse tipo de consórcio de serviços! Se a sua casa precisa de uma reforma, o dinheiro do consórcio pode ser usado para pagar os materiais e os empreiteiros. E ao final seu imóvel ficará mais confortável e valorizado caso deseje vendê-lo.

6. Educação

A gente sabe que estudar e se capacitar é muito importante. Não à toa, é visto como um investimento, certo? Contudo, sabemos que nem sempre os cursos são acessíveis. Eles podem custar caro e com poucas possibilidades de parcelamento. Assim, sabemos que fica difícil.

Se você está pensando “o que posso comprar com carta de consórcio”, temos aqui mais uma resposta. Com o dinheiro, você consegue pagar à vista e ainda ganhar um bom desconto.

Como contratar um consórcio de serviços?

Confira algumas dicas para contratar diferentes tipos de consórcio de serviço com segurança:

Tenha um bom planejamento financeiro

É extremamente recomendável ter um bom planejamento financeiro. Sendo assim, antes de pensar em contratar um consórcio, é importante olhar para as próprias finanças e considerar o quanto poderá dispor — sem onerar demais seu orçamento. Isso vai facilitar na hora de escolher o plano ideal.

Analise com calma as receitas e despesas que você tem a cada mês. Especialistas recomendam comprometer, no máximo, 30% da renda com uma parcela de empréstimo ou consórcio.

O objetivo é que você ainda possa contar com recursos para realizar as despesas habituais e ainda um pouco para eventuais atividades de lazer ou emergências.

Lembre-se de que o consórcio é um investimento de longo prazo, certo? Tenha consciência para o controle de gastos por impulso e evite o excesso de endividamentos.

Defina quanto você precisa

Às vezes, pode parecer mais fácil definir quanto você precisará de dinheiro para a compra de um imóvel ou de um carro, por exemplo. Afinal, os custos estão todos ali e são mais facilmente percebidos, mesmo aqueles gastos extras.

Mas e quando falamos sobre consórcio de serviços? É fundamental ter um bom planejamento também em relação a isso. Você precisa ter uma boa ideia de quanto irá precisar para encontrar o plano que melhor se adeque ao que você necessita.

Por exemplo, em uma viagem, você deve considerar os gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios, tudo isso multiplicado pelo tempo que você irá ficar no lugar.

Ou, então, no caso de procedimentos estéticos, o ideal é que você passe com um médico para que ele dê o orçamento. E, a partir disso, você consegue ter uma melhor ideia de quanto precisa, considerando também gastos adicionais como roupas especiais, possíveis viagens ou até mesmo o período que você ficará sem trabalhar.

Escolha uma boa administradora

A adesão ao consórcio deve ser feita com segurança para evitar problemas futuros.

Portanto, antes de fechar negócio, verifique o histórico da administradora. Ela deve ser credenciada no Banco Central e possuir uma boa reputação no mercado.

Para isso, você pode realizar consultas em sites especializados e até mesmo em plataformas do judiciário. Preste atenção no atendimento. A empresa deve ser clara sobre as condições do contrato e oferecer um bom suporte para o consorciado.

Escolha o tipo de consórcio ideal

Há grupos para os mais diversos fins, além de várias opções de prazos de parcelamento e valores de carta de crédito.

Busque um consórcio com o valor mais próximo do bem desejado e que tenha um prazo de parcelamento interessante. Lembre-se de que planejamento financeiro é tudo.

Faça uma simulação

Uma boa maneira de fazer isso é com a simulação de consórcio. Afinal, essa é uma alternativa para que você encontre planos e condições que caibam no seu bolso. Funciona da seguinte maneira:

  • acesse o simulador;
  • informe o bem que deseja (imóvel, veículo, serviço);
  • defina o valor das parcelas que você está disposto a pagar e o valor aproximado do bem;
  • clique em “continuar”;
  • informe suas informações principais, para que a empresa possa entrar em contato com você da melhor maneira;
  • clique em “ver os melhores planos” e confira as opções disponíveis de acordo com as condições indicadas.

Como você viu, o sistema de consórcios oferece diversos planos para que você possa adquirir o bem que deseja. Usando o simulador, você conhece as opções disponíveis antes de se comprometer em um contrato.

Dessa forma, poderá avaliar cada possibilidade e escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento. Interessante, não é mesmo?

O consórcio de serviços é uma opção bastante interessante para realizar seus objetivos, sem onerar demais o orçamento doméstico. Ele é livre de juros, permite que você se organize com mais disciplina e ainda funciona como um investimento.

Gostou das dicas? Então, aproveite que já está por aqui e veja também um passo a passo exclusivo para fazer a contratação de um consórcio com mais segurança.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Como declarar consórcio no Imposto de Renda: passo a passo

monetization_on
Consórcio

Descubra como entrar em um consórcio: passo a passo prático!

monetization_on
Consórcio

Saiba como escolher o melhor consórcio em 8 dicas práticas