Tudo Sobre Consórcio

Quando fazer consórcios? Veja quando esse investimento é indicado!

Quer realizar sua conquista utilizando um consórcio? Veja as vantagens e quando essa alternativa é ideal para você!

Você também fica na dúvida sobre quando fazer consórcios? Não se sinta só, pois esse questionamento é bastante comum! Se você quer conquistar o seu primeiro imóvel ou adquirir um novo carro, se informar sobre o assunto já é o primeiro passo para transformar o seu sonho em realidade.

Antes de mais nada, é preciso saber que consórcio não é o bicho de sete cabeças que muitos imaginam. Trata-se de um investimento descomplicado, que já faz parte da vida de muitos brasileiros.

Para você ter uma ideia, apesar de 2018 ter sido um ano delicado, com eleições, greves que paralisaram muitas atividades no país e outros acontecimentos difíceis para a economia, essa alternativa de compra fechou o período em alta. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os consórcios geraram mais de R$106 bilhões em negócios no ano passado, 4,6% acima dos R$101,47 bilhões anteriores (2017).

Assim, as perspectivas para 2019 parecem favoráveis, não é mesmo? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

 Como funciona um consórcio?

Um consórcio funciona de forma simples. Trata-se de uma modalidade de aquisição baseada na união de pessoas que compartilham um mesmo objetivo, que pode ser a compra de um imóvel ou de um veículo, por exemplo. 

Ao se associar a essa alternativa de compra, você e os demais participantes contribuem com um valor mensalmente e geram uma poupança coletiva para, assim, adquirirem o bem desejado. O valor das parcelas pode variar de acordo com o plano escolhido. Ou seja, você pode escolher a opção que mais combine com o seu perfil e realidade.

É com base no valor existente no fundo comum do grupo que acontecem as contemplações mensais. É no momento da contemplação que um ou mais consorciados têm acesso à carta de crédito e podem comprar seu bem.

A contemplação acontece de duas formas: sorteio ou lance. Para ser sorteado, é preciso contar com a sorte, é claro. Esse procedimento é realizado por meio de uma escolha aleatória de um número de cota.

Já o lance ocorre quando o membro se dispõe a pagar um determinado valor para antecipar parcelas do consórcio. Ao fazer essa oferta, o consorciado aumenta as suas chances de ser contemplado. Vale lembrar que só é necessário pagar esse valor caso seu lance seja o vencedor.

Quem gerencia todo esse processo é uma Administradora de Consórcio, que deve ser legalizada pelo Banco Central. Esse órgão nada mais é do que sinônimo de garantia de seriedade e de proteção para o consorciado, uma vez que fiscaliza a atuação das administradoras. O trabalho de uma administradora envolve uma série de responsabilidades, como a análise financeira do negócio e a determinação de normas de funcionamento, entre muitas outras.

Quais são as vantagens do consórcio?

Se você está em dúvida se consórcios combinam com o seu perfil e estágio da vida, confira algumas vantagens dessa alternativa de compra.

É um investimento seguro

Se você tem um perfil de investimento conservador e não gosta nem de pensar no sobe e desce da Bolsa de Valores, participar de um consórcio pode ser uma excelente opção. Isso porque ele é considerado um investimento de baixo risco e você sabe, de antemão, quanto terá que desembolsar mensalmente e quanto receberá.

Além disso, seu dinheiro não desvaloriza, pois a carta de crédito acompanha o reajuste do bem referencial, garantindo seu poder de compra.

Não cobra juros

Um dos grandes benefícios de participar de um consórcio é que esse modelo não possui juros. O que existe é a cobrança de uma taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado com outros modelos de aquisição parcelada.

Essa taxa é o valor que a administradora cobra para gerir e gerenciar o grupo de consórcio. Consiste em um percentual fixo sobre a carta de crédito, e é diluída no valor das parcelas pagas mensalmente durante a vigência do plano.

Promove o seu poder de compra

Independentemente do tipo de bem que deseja adquirir, o seu poder de compra é garantido nesse modelo de negócio. Isso porque os reajustes da carta de crédito acompanham as mudanças dos preços dos bens ao longo do tempo.

Além disso, ao ser contemplado você tem acesso à sua carta de crédito, que lhe dá a condição de negociação à vista. Dessa forma você pode usufruir dos benefícios desse tipo de negociação, como solicitar descontos, por exemplo.

Como você pôde perceber, os consórcios apresentam vantagens bem interessantes. Ainda em dúvida? Não tem problema, é só continuar lendo o artigo!

Quando fazer consórcios?

Quando fazer consórcios: a pergunta que não quer calar! Descubra agora quando esse investimento é indicado!

Quando o consorciado não tem pressa

O consórcio é uma forma de compra programada, onde você planeja a aquisição com tranquilidade, de acordo com suas possibilidades financeiras. Ou seja, ele é perfeito para quem pode esperar para adquirir o seu bem.

No entanto, se você tem pressa em comprar o seu bem, talvez essa alternativa não seja a melhor opção, pois a contemplação pode ocorrer a qualquer momento dentro da vigência do plano, não sendo possível prever uma data exata para ter acesso à carta de crédito.

Quando não há disciplina para poupar

O consórcio estimula o foco em comprar o tão desejado bem, pois funciona como um tipo de poupança obrigatória. Em outras palavras, como o consorciado não tem acesso ao valor a qualquer momento, fica mais fácil evitar compras por impulso. Além disso, essa modalidade de crédito possibilita a escolha do plano adequado para a sua realidade financeira. Logo, suas parcelas não pesam no bolso.

Quando há o desejo de ampliar o patrimônio

Essa modalidade de compra pode ajudar tanto quem quer começar a construir seu patrimônio, comprando seu primeiro imóvel, por exemplo, quanto quem deseja ampliá-lo. Com ele você pode adquirir um bem de forma segura e programada. Assim é possível aumentar seu patrimônio sem prejudicar suas finanças.

Provavelmente suas dúvidas sobre quando fazer consórcios foram resolvidas, não é mesmo? Afinal, agora você conhece todos os benefícios incríveis que essa modalidade de negócios oferece! Sem falar que também percebeu como esse investimento é descomplicado e pode combinar perfeitamente com o seu perfil e momento de vida.

Quer ficar ainda mais por dentro do assunto? Baixe gratuitamente nosso guia completo sobre grupos de consórcio!

Guia Completo Sobre Grupos De Consorcio Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.