Tudo Sobre Consórcio

Tire suas principais dúvidas sobre grupo de consórcio

Ainda não sabe como funciona um grupo de consórcio! Tire todas as dúvidas sobre o assunto agora mesmo!

Em meio a tantas possibilidades de investimento, é comum que a maioria das pessoas fique com dúvida sobre as melhores opções. Você sabia que uma delas é o consórcio? Afinal, ele não exige uma grande aplicação financeira inicial e possibilita a compra planejada de um bem valioso com parcelas que cabem no bolso. A base de funcionamento desse modelo é o chamado grupo de consórcio.

Se você não conhece as principais características desses grupos, está no lugar certo! Continue com a gente e tire todas as dúvidas sobre o assunto antes de aderir a um bom consórcio e ser contemplado!

Como funcionam os grupos de consórcio?

Quando ainda não conhecemos muito bem as peculiaridades de um produto, ficamos com receio de comprá-lo. Para compreender como funciona um consórcio, você precisa entender como ele é formado. A partir desse momento, você vai se sentir muito mais seguro e pronto para participar de um.

O consórcio é uma modalidade de autofinanciamento em grupo. Isso significa que todas as pessoas participantes compartilham um interesse em comum e se unem, a fim de alcançar o mesmo objetivo — como a aquisição de uma casa, um carro ou uma moto.

Cada grupo de consórcio é formado por uma quantidade limitada de integrantes, que contribuem com parcelas para a criação de um fundo comum. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados e tem acesso à carta de crédito, podendo adquirir o bem de sua escolha.

Vale lembrar que é necessário que o item selecionado pertença à mesma categoria contratada. Lembre-se de que existem muitos tipos de consórcio. Desse modo, se você aderir a um consórcio imobiliário, poderá utilizar o crédito para a aquisição de uma casa, um apartamento, e até mesmo para construir ou reformar. 

Quanto à duração de cada um desses grupos, ela é determinada de acordo com o período estipulado em contrato. A finalização do grupo é caracterizada pela realização da última assembleia de contemplação. Até o fim da vigência contratual, todos os integrantes terão acesso às suas cartas de crédito com seus valores atualizados. Isso só é possível justamente pela manutenção do poder de compra do consorciado, feito por meio dos reajustes.

Quais são os tipos de grupo e suas diferenças?

Basicamente, existem dois grupos de consórcio: os novos e aqueles que já estão em andamento. Confira os detalhes referentes a ambos na sequência!

Grupo em formação

O primeiro modo de participação consiste em aderir a um grupo de consórcio que está em processo de formação. Nessa fase, a administradora ainda está reunindo a quantidade necessária de consorciados para formar o grupo. Assim, a primeira assembleia ainda deve ser efetuada.

Grupo em andamento

A maneira alternativa reside em participar com o grupo já em andamento, ou seja, que já tem um bom número de participantes. Para isso, é preciso entrar em uma cota vaga ou por meio da transferência do consórcio, consequência da desistência de um participante em continuar no grupo.

Como participar de um grupo de consórcio?

Agora, resta saber como você pode entrar em algum desses grupos. Na verdade, o processo é mais simples do que parece. Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção a algumas particularidades. Confira a seguir:

Cota vaga

Nesse caso, você adere ao consórcio pela aquisição de uma cota ainda disponível no grupo. Uma cota é considerada disponível quando, até o momento, não foi adquirida por nenhuma pessoa interessada. Ela também assume esse mesmo status por conta da saída de algum antigo membro do consórcio. Em ambas as hipóteses, o processo é conduzido pela administradora do consórcio.

Cota de terceiros

Existe também a possibilidade de efetuar a transação de compra de uma cota diretamente com um consorciado que queira se retirar do grupo. Nesses casos, toda a negociação e finalização do negócio ocorre entre as duas partes envolvidas, ou seja, sem intermediação da administradora quanto a valores. Observe que, por já estar em andamento, o consorciado vendedor da sua cota pedirá o valor já pago enquanto esteve no grupo.

No mais, é importante verificar se o vendedor da cota realmente é proprietário dela no referido grupo de consórcio. Soma-se a isso a necessidade de atestar a anuência da administradora para o tipo de transação (venda e compra de cotas de consórcio entre antigo e novo titular).

É possível sair de um grupo de consórcio?

Se quiser deixar o grupo, o consorciado deve comunicar a decisão à administradora, a qual se encarregará de concretizar o pedido. Entre outras coisas, a solicitação acarreta a interrupção do lançamento de parcelas futuras. Em vez de sair do grupo, outra solução é, como demonstramos, encontrar uma pessoa interessada em participar do mesmo grupo e então transferir a cota.

Nos casos mais graves, o consorciado também pode ser desligado do grupo por conta do não pagamento das parcelas. Como é de praxe, todas as condições inerentes à saída de um grupo de consórcio constam nos termos contratuais do próprio. Portanto, ler o documento com calma e atenção antes de tomar qualquer decisão equivocada é igualmente primordial.

Os grupos de consórcio são uma excelente alternativa para a aquisição de bens de alto valor agregado, como imóveis e veículos. Sem dinheiro para comprar esses itens à vista, você pode adquiri-los de uma forma planejada e econômica. Após a contemplação da carta de crédito, você tem a liberdade para usar todo o valor na compra do bem desejado. Outra opção é reservar parte dele para um novo investimento.

Além disso, lembre-se de que as parcelas de um consórcio não têm juros. O que existe é a taxa de administração, que tem um valor bem mais acessível se comparada à outras formas de aquisição parcelada. Cabe também mencionar que você pode definir o plano que melhor se adeque ao seu objetivo e às suas finanças.

Ao contar com uma administradora experiente e com ótima reputação no mercado, facilmente você encontrará algum grupo de consórcio pronto para atender às suas necessidades. Caso seu sonho seja ter uma casa própria daqui a alguns anos, o consórcio oferece a oportunidade de planejar essa importante aquisição.

E então? Achou o consórcio uma opção interessante? Confira no nosso infográfico como saber se você está pronto para participar de um consórcio!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.