Planejamento Financeiro

As melhores dicas para se organizar financeiramente e alcançar os objetivos

Alcançar todos os seus objetivos requer se organizar financeiramente. Veja dicas para conquistar suas metas!

Com a chegada do fim do ano, é quase certo que você já esteja bolando seus planos para 2017. Comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem, começar uma nova formação, reformar seu lar, entre muitas outras opções. E para alcançar esses objetivos, você precisa se organizar financeiramente para o ano que vem. 

Claro que essa tarefa não é tão fácil quanto parece. A maioria das pessoas acaba perdendo certas oportunidades justamente por não conseguirem se organizar. Por isso, separamos aqui 9 dicas muito importantes para quem pretende chegar em 2018 com todas as suas conquistas. Acompanhe: 

1. Economize nas contas de casa 

O básico para todos que desejam se organizar financeiramente. Evitar desperdícios dentro de casa e reduzir as contas é o primeiro passo para começar a se capitalizar. Mas claro que, falando dessa forma, pode parecer fácil demais.

Vejamos, então, algumas formas simples e práticas de economizar nas contas: 

Água 

- Não deixe torneiras pingando enquanto não são utilizadas;
- Use garrafas de água no lugar de copos para beber; 
- Tome banhos mais rápidos, de até 5 minutos; 
- Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. 

Luz 

- Apague as luzes sempre que não estiverem em uso;
- Utilize lâmpadas fluorescentes ou de led; 
- Deixe as cortinas abertas para aproveitar a luz do dia.

Telefone 

- Faça ligações apenas quando necessário;
- Desative uma linha fixa que seja cara e pouco utilizada; 
- Dê prioridade a e-mails e mensagens pela internet. 

2. Evite compras e investimentos desnecessários 

Quando você começar a se organizar financeiramente, vai sentir um impulso forte de colocar seu capital em algum bem. Dar entrada em um carro, numa casa ou fazer um alto gasto com eletrônicos, por exemplo. Claro que isso traria bastante satisfação e um sentido de recompensa, mas pode significar um grande erro para seu planejamento financeiro.

Lembre-se: você apenas começou a se organizar. Adquirir uma dívida ou se comprometer com um crédito rotativo do cartão de crédito agora, por exemplo, pode apenas tirar tudo dos trilhos novamente. 

3. Pesquise bastante antes de comprar 

Mesmo após se organizar financeiramente e cortar alguns custos extras do orçamento doméstico, ainda existe uma tarefa importante: gastar menos em compras eventuais. Em outras palavras, você deve pesquisar melhores preços, condições de pagamento e relação custo-benefício antes de comprar qualquer coisa. 

Essa prática já é conhecida, mas não é tão bem aplicada por todos. A maioria das pessoas apenas procura algumas opções ou se dá por satisfeita com a primeira. Frequentemente, isso significa perder bastante dinheiro com apenas uma compra. Mesmo que você precise esperar um pouco mais até conseguir o que deseja, saiba que valerá a pena. 

4. Administre suas dívidas primeiro 

A primeira regra para se organizar financeiramente é não acumular dívidas. Ou pelo menos, não mais daquelas que já possui. Sempre existem gastos emergenciais que acabam gerando custo por mais tempo do que o esperado, isso é verdade. Mas se uma dívida for opcional, bem, opte por não tê-la. Quite seus débitos atuais primeiro. Isso dará muito mais segurança quando for começar seus próximos investimentos. 

5. Estabeleça prioridades de pagamento 

Já discutimos que, ao organizar financeiramente suas despesas, os supérfluos vêm depois das necessidades. Mas, mesmo entre as necessidades, ainda existem algumas que são de prioridade maior que as demais.

Se a situação estiver bem apertada, saber o que é melhor pagar atrasado é bem útil. E se uma de suas prioridades estiver custando caro, é hora de encontrar alguma alternativa. Veja uma lista de prioridades mais comuns em um orçamento doméstico: 

- Aluguel;
- Alimentação;
- Saúde;
- Contas (luz, água e gás);
- Transporte;
- Educação.

6. Busque opções mais baratas ou gratuitas de entretenimento 

Enquanto você tentar se organizar financeiramente, não precisa abrir mão da diversão. De fato, se você pesquisar com cuidado, encontrará várias opções de baixo custo, ou mesmo grátis. Shows, exposições em museus, praças públicas, trilhas, entre outros, são programas interessantes para a família, sem comprometer o orçamento. 

7. Aproveite ao máximo ofertas e promoções 

A regra número um para quem deseja economizar é aproveitar quando tudo está mais barato. Isso inclui promoções relâmpago, ofertas de fim de ano, compras coletivas, milhas de avião e qualquer coisa que torne o preço mais agradável para o seu orçamento.

Em alguns casos, uma oferta pode ser tudo que você precisa para conseguir comprar aquilo que queria desde o início do ano. 

8. Crie um plano para alcançar suas metas 

Falamos muito sobre como você pode ser organizar financeiramente para poupar recursos. Agora vamos falar sobre organização diretamente. 

Você já deve ter um objetivo bem claro em mente, como trocar de carro, adquirir uma casa própria, fazer uma reforma, abrir seu próprio negócio, ou qualquer outra coisa semelhante. Agora o que você precisa é traçar um plano bem direto para alcançar esse objetivo.

Estime o quanto precisará economizar, o quanto de pesquisa terá que fazer, as opções mais atrativas para conquistar suas metas — como um consórcio, por exemplo — e assim por diante. Anote cada passo e crie uma agenda. Seja persistente e diligente em seu plano. Isso aumentará suas chances de sucesso consideravelmente. 

9. Adapte-se sempre que necessário 

Claro que nenhum plano é perfeito. Por mais que você tente se organizar financeiramente e seguir cada passo com todo o cuidado, o mundo não costuma obedecer fielmente a tudo que você desejou que acontecesse. Alguém na sua família pode ficar doente, uma infiltração pode chegar à sua casa, seu salário pode sofrer um corte. Todo tipo de adversidade deve ser considerado.

Porém, ainda é possível se organizar financeiramente diante disso. Ou melhor, reorganizar-se. Mudar alguns detalhes do seu plano não é um problema, desde que o objetivo seja alcançado. Talvez seja preciso fazer uma hora extra ou abrir mão de outros gastos no caminho. Com um pouco de flexibilidade e disciplina, o resultado será igualmente agradável. 

Agora é hora de pegar todas essas dicas e começar a se planejar. São 365 dias de esforço, mas sempre há uma grande recompensa no final das contas. Se você quiser mais algumas dicas para se organizar financeiramente e acelerar seus planos de conquista, veja nosso outro artigo sobre as vantagens do consórcio e tenha ainda mais informações.