Os 9 motivos para investir em consórcio agora mesmo

O consórcio pode ser a melhor opção para você. Leia esse conteúdo e descubra suas maiores vantagens
  • Atualizado em November 22, 2016
  • Publicado em November 22, 2016
  • Consórcio

Existem diversos objetos que são desejo de consumo para muitas pessoas e, se adquiridos, poderiam ampliar o conforto e a qualidade de vida dos seus compradores. No entanto, especialmente após um momento de crise, nem sempre é fácil dispor de todo o dinheiro necessário para uma grande compra. E é nesse contexto que investir em consórcio pode ser a alternativa perfeita.

Com diversas vantagens — muitas das quais pouco conhecidas — essa modalidade é uma ótima opção para quem não tem grandes reservas de capital, mas conta com alguma sobra no salário ao final do mês.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir nada menos do que 9 motivos para investir em consórcio agora mesmo? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Ausência de juros

Uma das grandes vantagens de um consórcio em comparação a um financiamento, por exemplo, é que não há a incidência de juros. Isso significa que, ao contrário de outras modalidades de pagamento a prazo, o consórcio possibilita que você gaste muito menos e saiba o verdadeiro preço de aquisição do bem.

Na realidade, os consórcios são uma espécie de autofinanciamento, no qual o capital necessário para retirar o prêmio advém da soma das parcelas de todos os participantes do grupo. A única taxa paga é a de administração, que costuma ser bem atrativa.

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer um planejamento financeiro e pagar as mensalidades sem comprometer o orçamento.

2. Menos burocracia

Um dos grandes problemas dos financiamentos em bancos e instituições financeiras é que existe uma imensa burocracia para conceder o crédito. Essas empresas tentam, a todo custo, resguardar seu patrimônio e exigem uma série de garantias e documentações dos candidatos a um empréstimo.

O consórcio não é assim: ele costuma simplificar bastante todo o processo. não há restrição na adesão ao plano e o consorciado só passa por um processo de análise de crédito ao ser contemplado.

3. Investimento variado

A possibilidade de variar os investimentos é outro dos motivos para investir em consórcio agora mesmo. Essa modalidade possibilita a compra de diversos bens, como casas, apartamentos, terrenos e veículos. Alguns ainda podem envolver a construção de propriedades ou até mesmo uma reforma.

Muita gente pode estranhar à primeira vista, mas o fato é que existe um consórcio para quase tudo. Atualmente, está muito em moda a montagem de grupos de autofinanciamento para a contratação de serviços como viagens, especializações educacionais, reformas ou até mesmo cirurgias plásticas!

4. Atualização de valores

Outra boa razão para investir em consórcio é que os seus valores são sempre atualizados, de forma a garantir o poder de compra tanto para o primeiro quanto para o último contemplado. Isso é fundamental, pois muitos grupos podem durar alguns anos e, sem esse reajuste, a carta de crédito ficaria defasada.

Além disso, é válido perceber que os critérios de atualização constarão no contrato que os participantes assinam para aderir ao plano e podem variar de acordo com cada segmento do mercado e com a empresa prestadora do serviço.

5. Baixos custos

Para comprar um imóvel ou um carro, por exemplo, uma pessoa precisa dispor de uma quantia considerável de capital para pagar à vista ou encarar as crescentes prestações de um financiamento. Porém, no caso dos consórcios, isso não é necessário.

Os valores são divididos integralmente entre os participantes do grupo e, sem a incidência de juros, as mensalidades estão preestabelecidas no contrato entre a administradora e o consorciado.

Dessa maneira, para entrar nesse sistema, não é preciso ter todo o dinheiro: basta conseguir pagar as parcelas mensais.

6. Maior flexibilidade

Muita gente não sabe disso, mas uma das vantagens de investir em consórcio é que essa modalidade é bastante flexível. No momento da contemplação, o participante possui várias alternativas. Ele pode comprar qualquer bem ou serviço que pertença à classe do seu grupo ou segmento.

Quem entrou em um autofinanciamento para adquirir um carro, por exemplo, pode usar a quantia de sua carta para comprar qualquer tipo de veículo, seja moto, caminhão, carro ou náutico, novo ou seminovo, visto que todos esses são bens móveis e fazem parte da mesma categoria, de acordo com as determinações do Banco Central.

7. Variedade de planos

Os consórcios possuem uma imensa diversidade de planos e praticamente qualquer pessoa pode encontrar uma parcela que caiba no bolso. Assim, você pode adquirir um bem e gerar patrimônio, sem que isso mine seu orçamento ou acabe com o seu planejamento financeiro.

Outro ponto que ajuda bastante os participantes é que é possível escolher qual o prazo que mais se encaixa nas suas possibilidades. Enquanto algumas administradoras oferecem 12 meses para alguns produtos, outras podem chegar a 200 meses para a quitação dos pagamentos.

8. Poder de compra

No consórcio, você paga parcelas discretas todos os meses, mas o seu poder de compra é igualzinho ao de quem paga à vista. Ao ser contemplado e receber a carta de crédito, você dispõe do valor total do bem ou serviço.

Dessa forma, é possível barganhar com o vendedor e solicitar descontos, abatimentos ou vantagens, igualzinho a algum cliente que utilizaria outra modalidade de pagamento.

9. Possibilidade de antecipação

Por fim, a possibilidade de antecipação do recebimento do bem é outro excelente motivo que deve levar você a investir em consórcio agora mesmo. Além de esperar e torcer pela contemplação nos sorteios mensais, há a possibilidade de fazer o famoso lance.

Esse item serve para acelerar o processo, aumentando as suas chances de receber o crédito antes. Para efetivar esse tipo de vantagem, sua oferta deve ser a vencedora na assembleia de contemplação, liberando o recurso para aquisição do bem ou serviço desejado.

Esses são apenas alguns dos principais motivos para investir em consórcio agora mesmo! Se você deseja adquirir um bem ou um serviço e não tem o capital necessário para quitar tudo à vista, essa modalidade de pagamento pode ser a alternativa perfeita.

Está pensando em adquirir um consórcio? Então não perca nossas 7 dicas e escolha o melhor para suas necessidades!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Saiba como funciona a contemplação no consórcio

monetization_on
Consórcio

Consórcio para pequenas empresas: como usar para gerar expansão?

monetization_on
Consórcio

Lance fixo no consórcio: esclareça as suas principais dúvidas!