Quitação do consórcio: entenda tudo sobre esse assunto

Surgiu uma grana extra, mas não sabe o que fazer com ela? Você pode usá-la na quitação do consórcio.
  • Atualizado em March 11, 2021
  • Publicado em March 11, 2021
  • Consórcio

Considerada uma das maneiras mais econômicas e seguras na hora de comprar um carro ou uma casa, o consórcio ainda levanta muitas dúvidas entre as pessoas. Há quem perca a oportunidade de aderir a essa modalidade de crédito simplesmente por desconhecer suas principais características. Nesse sentido, um questionamento comum se refere à quitação do consórcio.

Além de saber como funciona um consórcio e conhecer todas as vantagens proporcionadas por ele, você realmente precisa atentar a alguns detalhes. A seguir, vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre a quitação do consórcio. Confira!

O que é e como funciona a antecipação de parcelas do consórcio?

Mesmo em uma época que facilita o acesso a informações de qualidade, muita gente acredita que precisa aguardar o término do consórcio para pagar todas as parcelas. Na verdade, a quitação consiste na possibilidade de abater o débito antes do prazo previsto em contrato.

Enquanto pensa se opta por um consórcio ou financiamento, é necessário comparar os prós e contras de cada alternativa. Fato é que, por oferecer um parcelamento destituído de juros, o consórcio incentiva o pagamento antecipado. Afinal, o total das parcelas sempre sai mais em conta, quando colocado em um comparativo com a concessão de crédito convencional.

Por que essa opção é vantajosa?

Agora que você já sabe que quitar o consórcio antecipadamente é possível, deve estar se perguntando quais são as vantagens disso. Veja a seguir!

Busca de outras conquistas

A partir de um bom planejamento financeiro, a diminuição do tempo necessário para quitar o consórcio se torna uma realidade. De acordo com as projeções de renda sobre os próximos meses, é possível se preparar para a aquisição de novos bens.

Se a compra do carro foi a prioridade do momento, por exemplo, conquistar a casa própria pode ser o passo seguinte. Basta colocar todos os gastos no papel e verificar a viabilidade de finalizar o consórcio antes do período previsto inicialmente.

Exclusão da alienação do bem

Em se tratando de consórcio, uma situação bem frequente é aquela na qual o consorciado é contemplado bem antes do fim da última parcela. Naturalmente, todos os participantes precisam honrar os pagamentos restantes, a fim de que ninguém seja prejudicado diante o acesso ao crédito.

O que muita gente se esquece é que, ao longo do período da contemplação até a quitação do saldo devedor, o bem fica alienado. Isso significa que, enquanto não houver cobertura de todo o valor devido, o carro, o imóvel, etc. ficarão dados como garantia de pagamento da dívida. Em outras palavras, a pessoa pode usufruir do bem, mas ele ainda não é, de fato, dela.

Por conta da ausência da transferência do título de propriedade para seu nome, fica-se impedido de negociar o bem em uma transação comercial de venda, por exemplo. A fim de evitar esse tipo de transtorno, quitar os valores pendentes do consórcio de forma antecipada é uma ótima solução.

Maior economia

Uma das grandes vantagens da prática em questão é o aumento da economia relacionada ao consórcio. Isso porque, ao pagar com antecedência, você fica menos sujeito aos reajustes, realizados pela administradora do grupo do qual faz parte.

Tais ajustes são pontuais e feitos com o intuito de assegurar o poder de compra do bem do referido grupo para todos os participantes.

Liberação de uso do FGTS

Outra vantagem da quitação antecipada do consórcio reside na possibilidade de se usar o FGTS para concretizar a ação. No caso, a utilização dos recursos se restringem ao consórcio de imóveis. Contudo, é fundamental verificar todas as regras vigentes que regulamentam o procedimento.

A depender da quantidade acumulada e disponível no respectivo fundo, pode ser o que faltava para você quitar o consórcio de vez. Observe que também há o benefício de desafogar o próprio orçamento. Assim, a quantia reservada para o cumprimento do consórcio recebe outra destinação.

Quais são as formas de antecipar as parcelas de um consórcio?

Como é possível notar, a quitação do consórcio torna essa modalidade de crédito ainda mais interessante do que ela já é. Resta saber, entretanto, quais são os modos de se efetuar o procedimento, conforme abordaremos a partir de agora.

Quitação direta

Caso selecione esse método, você efetuará os pagamentos com base em uma ordem crescente de vencimentos, o que estabelece a grande diferença em relação à quitação inversa.

Quitação inversa

O modo leva essa nomenclatura porque o saldo devedor passa a ser abatido em ordem decrescente de vencimentos. Então, o objetivo é iniciar os pagamentos a partir da parcela a vencer com data mais distante e, assim, sucessivamente.

O método é excelente para quem deseja pagar duas parcelas por vez — a mais próxima de vencer somada a que estiver com a data mais longe. Dessa forma, o período para o término do consórcio pode cair pela metade, sinalizando uma ótima redução de tempo.

Quitação diluída

Nesse caso, é preciso verificar o montante total a ser antecipado e diluí-lo ao longo das mensalidades que restam. O ideal é fazer isso de forma equilibrada, de modo que não haja nenhum impacto no orçamento. Embora a diminuição do tempo exigido para conclusão do consórcio seja inferior à da quitação inversa, a diluição do saldo devedor é igualmente atrativa.

Quando antecipar as parcelas de um consórcio?

O melhor momento para antecipar as parcelas do seu consórcio é, sem dúvida, diante do recebimento de um dinheiro extra. Conforme a quantia disponível, vale a pena considerar até a quitação total dos valores em aberto.

Em certas circunstâncias, a grana extra pode ser regular, como no caso de uma promoção no trabalho. Nessas situações, fica mais confortável para anteceder vários pagamentos, incluindo o consórcio.

Agora que já está muito melhor informado a respeito da quitação do consórcio, você só precisa fazer a escolha de um plano alinhado às suas necessidades. Para aproveitar somente as vantagens do consórcio e não ter nenhuma dor de cabeça, é necessário selecionar uma administradora com larga experiência e credibilidade no mercado.

Quer uma dica? Entre em contato com um de nossos consultores e não perca a chance de realizar um dos melhores negócios da sua vida!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Veja 5 dicas de como usar o crédito contemplado em um consórcio!

monetization_on
Consórcio

O que faz uma administradora de consórcio e como escolher a ideal?

monetization_on
Consórcio

O que é autofinanciamento e quais as principais vantagens?