Meu Primeiro Imóvel

Descubra o que fazer para conquistar a casa própria

Quer descobrir o que fazer para conquistar sua casa própria no futuro? Confira as recomendações deste post!

Conquistar a casa própria é uma das maiores metas de vida de muitos brasileiros. Isso faz um sentido e tanto se considerarmos que o aluguel consome boa parte do orçamento mensal, podendo abocanhar até mais da metade desse dinheiro. Nesse caso, planejar as finanças para adquirir um imóvel é um objetivo decisivo.

Por causa do aumento dos preços de bens e serviços e da instabilidade econômica do país, muita gente está procrastinando esse sonho ou até mesmo cogitando em desistir. Mas esse tipo de atitude não é necessária. Ainda que se trate de uma compra de grande valor, esse propósito não é impossível.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que vai ajudar você a conquistar sua casa própria. Abaixo, mostramos como começar. Confira o artigo e prepare-se da melhor forma possível.

Organize as finanças

A primeira recomendação não poderia ser outra! É necessário planejar e organizar o aspecto financeiro. Para comprar seu primeiro imóvel, você deve definir um plano de longo prazo e se comprometer a dar um passo por vez.

Tudo começa quando escolhemos o foco e criamos metas realistas. Logo, contenha a ansiedade de comprar a sua casa nova e aproveite ao máximo o processo de conquista. Com um planejamento eficiente, a cada mês (ou ano) você estará mais perto de ter uma residência no seu nome.

Embora isso possa ser muito distante para você atualmente, comece o quanto antes. Pequenas mudanças de atitude, como controlar o consumo e fazer uma reserva financeira, são as melhores formas de iniciar o seu futuro.

Enxugue compromissos financeiros

Afetar o mínimo possível do orçamento mensal abrirá uma folga financeira. Para isso, é preciso pagar os débitos em progresso, tais como prestações de compras e parcelamentos de dívidas no cartão de crédito.

Ao quitar tudo, faça o possível para não contrair novos compromissos mensais. Uma sugestão para evitar isso é se programar para aquisições de valores elevados, quando elas forem realmente necessárias.

Fugir do consumismo e não parcelar no cartão as faturas de casa (água, luz, gás, internet, etc.) e do supermercado são práticas necessárias para escapar de uma bola de neve de dívidas.

Defina o tipo de imóvel que deseja ter

Existe uma variedade de opções para escolher. Você pretende adquirir um imóvel novo ou usado? Tem preferência por alguns bairros? Deseja morar em casa, chácara ou apartamento? Essas são algumas questões que devem orientar o seu objetivo para torná-lo realidade.

Cada opção tem vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas com calma, pois a decisão dependerá das suas necessidades como morador. Saber o que você espera do espaço é essencial. Pense muito no seu futuro: se você pretende aumentar a família daqui a alguns anos, deve optar por um ambiente que acomode a todos com conforto.

Além do tamanho, outro aspecto que pesa bastante a decisão é a estrutura da região onde o imóvel estará localizado. É importante escolher uma estrutura com bom custo-benefício, que facilite o acesso diário a mercados, escolas, shoppings, pontos de ônibus, trabalho, etc.

Estabeleça o valor que pretende investir

Depois de idealizar o tipo de imóvel, pesquise as faixas de preço. Essa etapa pode ser um pouco difícil, mas é muito importante para você ter uma percepção realista e se preparar corretamente para a compra.

Para isso, é necessário saber qual é o investimento necessário. Por exemplo, mostrar-se à disposição de morar em um bairro em ascensão pode garantir que você tenha mais espaço por um preço reduzido. O contrário também é uma possibilidade. Você pode decidir gastar um pouco mais em uma residência diferenciada.

Encontre a melhor forma de pagamento

Outro elemento crucial é definir como pagar pela compra. Esse é um assunto que merece atenção redobrada, mas existe uma ótima sugestão para você comprar sua casa de maneira planejada e sem juros. Sim, essa alternativa existe! O consórcio é uma das formas mais econômicas de obter um imóvel próprio.

Ao contratar esse serviço, você paga as parcelas mensais e, por meio de um sorteio, consegue uma carta de crédito para fazer sua compra. E você ainda pode antecipar a contemplação oferecendo lances durante as assembleias mensais. O processo é vantajoso, pois o consórcio não tem juros. O que existe é apenas uma taxa de administração que tem um valor bem mais acessível se comparado à outras formas de aquisição parcelada

Você pode escolher as condições e o valor das parcelasdo consórcio, optando por aquele que mais atende as suas demandas. Sem contar a possibilidade de usufruir das vantagens de comprar à vista. Isso porque, com a posse da carta de crédito (que tem o valor total de uma casa), você pode conseguir descontos tentadores e outras bonificações.

Tente criar uma renda extra

Após reduzir ao máximo os seus gastos, só será possível aumentar o orçamento ganhando mais. Para isso, desenvolva atividades que possam garantir uma renda extra. Veja algumas opções:

- alugar ou vender objetos (câmera fotográfica, eletrodomésticos, ferramentas, roupas, etc.);
- cuidar de pets;
- fazer doces ou lanches e vender na empresa onde trabalha;
- trabalhar como freelancer na internet;
- testar aplicativos, sites e produtos;
- vender as milhas de cartão de crédito.

Tenha foco e determinação

Como a compra da casa é um sonho um pouco distante, você vai viver diferentes momentos até comemorar essa conquista. O importante é manter o foco e pensar que a superação deixa tudo mais prazeroso. Afinal de contas, o planejamento financeiro para conquistar a casa própria fará parte do seu cotidiano por alguns anos. Portanto, além de cumprir metas, você precisa manter o comprometimento e a organização ao economizar.

Envolva todos os familiares na realização do sonho

Poucos sonhos são conquistados sozinhos, especialmente algo tão grande. Os seus familiares certamente desejam participar disso com você. Logo, se já tem uma família ou pretende construir uma, faça uma parceria.

Conte com o apoio emocional e financeiro do cônjuge e dos filhos. A educação financeira é um fator determinante para a prosperidade econômica. E todos os membros aprenderão muito ao participar desse objetivo tão grandioso. Converse com eles sobre a importância de ter um vínculo saudável com o dinheiro e de fazer planos para o futuro. Crie uma cultura de consciência financeira dentro de casa.

E então, descobriu o que fazer para conquistar a casa própria? Esperamos que sim. Por fim, não se esqueça de fazer investimentos seguros com o dinheiro guardado para abreviar a conquista do seu imóvel e adquirir experiência como investidor. Tenha foco e prudência em todos os assuntos financeiros da sua vida.

Gostou deste conteúdo e deseja aprimorar seus conhecimentos sobre o tema? Então, baixe o nosso e-book para saber como comprar seu primeiro imóvel com segurança.
Checklist 5 Passos Importantes Para A Compra Do Primeiro Imovel Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 28 de Agosto de 2020

casa própria casa própria comprar uma casa comprar uma casa construir casa construir casa

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.