Como aproveitar seu feriado em casa? Veja aqui!

Quer economizar e ter um bom feriado em casa? Conheça algumas dicas para aproveitar o período ao máximo!
  • Atualizado em December 28, 2020
  • Publicado em December 28, 2020
  • Planejamento Financeiro

Em meio a diversos feriados ao longo do ano, muitos brasileiros se programam para viajar para o litoral, ir ao shopping ou participar de uma festa em uma cidade distante.

De modo geral, muita gente acredita que passar o feriado em casa é uma completa perda de tempo. Mas mesmo que você não vá para lugar algum, existem maneiras de fazer com que esse importante intervalo da rotina fique bem divertido.

Para provar que é possível, sim, aproveitar o feriado em casa de um jeito agradável, nós selecionamos algumas dicas. Assim, você verá que não precisa necessariamente gastar muito dinheiro para vivenciar momentos prazerosos durante esse período de descanso.

Quer saber como e o que você tem a ganhar com isso? Continue a leitura das próximas linhas!

Como aproveitar o feriado em casa?

Se o dinheiro está curto, viajar de carro, pegar um voo e arcar com todas as despesas de hospedagem é algo fora de cogitação. A boa notícia é que os longos dias daquele feriado prolongado podem se tornar bem interessantes aí mesmo, na sua própria casa.

Ver filmes ou séries

Devido à rotina da semana, muitas pessoas reclamam da quase total falta de tempo para assistir a um único filme. Mesmo quando tentam, alegam que tendem a dormir no decorrer do longa por conta do excesso de cansaço. Fato é que alguns dias de feriado ajudam a resolver o problema.

Com o corpo mais descansado e disposto, você terá muitas horas para montar uma lista de filmes, para assistir só ou com a família. Em plena era do streaming, que segue a todo vapor, opções de plataformas não faltam. Na verdade, a competição entre as empresas do ramo está cada vez mais acirrada.

Naturalmente, quem ganha com isso é você, que passa a ter à disposição um catálogo de filmes, séries, documentários e shows mais recheado e variado. Inclusive, o momento é muito propício para iniciar ou colocar em dia aquela série que você vinha adiando há semanas ou meses.

O grande diferencial do feriado em casa consiste na oportunidade de dedicar mais tempo a si sem comprometer o orçamento doméstico. Por falar nisso, vale também a pena unir o útil ao agradável por meio de filmes para aprender a lidar com o dinheiro. Assim, você se diverte e ainda conhece as melhores maneiras de gerir seu próprio capital. Excelente, não?

Ler um bom livro

Os feriados também são ótimos para retomar a leitura. Em termos de valorização do tempo, poucas atividades são tão eficazes quanto ler um livro, principalmente se for uma obra literária. Então, se você acordar achando que o dia vai se arrastar porque não tem nada para fazer, experimente começar a ler.

Tudo o que você precisa é ter bons livros à sua escolha. Caso queira muito ler uma obra que não faz parte da sua biblioteca particular, experimente uma versão digital. Atualmente, é possível conferir catálogos de livros digitais tão variados quanto os das plataformas que efetuam streaming de filmes e séries.

Além de proporcionar um tempo prazeroso, a leitura possibilita aprimorar seus conhecimentos sobre temas práticos. Nossa dica é procurar por livros sobre educação financeira que possam ajudar a organizar suas finanças. Afinal, isso é essencial para que você consiga aplicar recursos em investimentos rentáveis.

Lembre-se que aprender a investir seu próprio dinheiro é fundamental para que ele se multiplique no decurso do médio e longo prazo. Lá na frente, o resultado será um saldo em conta-corrente mais robusto, o que proporciona um futuro financeiro mais tranquilo e seguro. Consequentemente, ficará mais fácil diversificar as formas de passar os próximos feriados.

Cozinhar

Tendência forte dos últimos anos, o hábito de cozinhar para si de maneira criativa já preenche os espaços do nosso cotidiano. Ao menos nos fins de semana, muitas pessoas têm dedicado tempo para descobrir novas receitas, aromas e harmonizações gastronômicas. Uma das melhores partes de todo esse processo é que você não precisa, necessariamente, ser chef de cozinha para obter resultados surpreendentes.

À medida que desenvolve seus dotes culinários e consegue finalizar pratos deliciosos, a autoestima de qualquer pessoa vai às nuvens. Trata-se de um momento de superação como muitos outros, como bater uma meta financeira que parecia inalcançável. Desse modo, você fortalece sua autoconfiança e ganha mais energia para encarar os desafios da vida, que retornarão após o feriado.

Fazer chamadas de vídeo com os amigos

O fato de não ter os amigos mais queridos por perto durante o feriado não significa que vocês não possam se reunir. Felizmente, existem diversas alternativas de plataformas online que promovem encontros entre pessoas de qualquer parte do mundo.

Trata-se de uma experiência diferente e que pode até se tornar bem divertida, além de permitir matar a saudade. Nada como uma boa conversa com os amigos para recuperar as energias e voltar à rotina com muito mais entusiasmo, não é mesmo?

Quais são as vantagens de aproveitar o feriado em casa?

Além de vivenciar experiências incríveis no seu próprio lar, você ainda conquistará algumas vantagens importantes ao optar por ficar em casa durante o feriado. Vamos a algumas delas!

Tranquilidade

Independentemente da sua disposição para sair, é provável que, como todo mundo, você também tenha a necessidade de priorizar alguns momentos mais tranquilos. Nessas horas, nada melhor do que ficar em casa mesmo.

Economia

Outro fator relevante é a preservação do seu dinheiro, uma vez que a lista de gastos característicos de uma viagem será evitada. Ao poupar de uma forma mais eficaz, você ficará muito mais perto de realizar grandes conquistas, como a compra de uma casa ou de um carro novo.

Segurança

Evitar sair de casa durante o feriado é igualmente uma maneira de ampliar a segurança, já que as chances de algum imprevisto diminuem. Afinal, como se sabe, tudo pode acontecer ao longo de uma viagem — o que explica o fato de o seguro ser uma solução imprescindível.

Ao adotar todas essas dicas incríveis, nós temos certeza de que você terá um feriado em casa realmente prazeroso. Além disso, economizará o dinheiro necessário para fazer investimentos ou atingir objetivos importantes.

Por falar em economizar, existem algumas práticas que fazem toda a diferença. Então, conheça agora mesmo 7 dicas simples, mas eficazes, para economizar em casa!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Planejamento financeiro para autônomos: 10 boas práticas para realizar seus objetivos

attach_money
Planejamento Financeiro

Reserva de emergência: por que é importante e por onde começar

attach_money
Planejamento Financeiro

Conheça 6 investimentos de baixo risco e saiba qual é o melhor para você