Dirigir descalço é proibido? Descubra aqui!

Entenda o que pode e o que não pode na hora de se vestir para dirigir e evite multas e outros transtornos.
  • Atualizado em April 13, 2021
  • Publicado em April 13, 2021
  • Seu carro

A segurança no trânsito é preocupação constante de qualquer motorista consciente. Afinal, tomar as medidas básicas de prevenção garante a manutenção da integridade física e material sua e de todos os que estão ao seu redor. Porém, na hora de colocar a mão no volante, quase sempre ignoramos como a forma de nos vestirmos afeta a tranquilidade na condução.

É recomendável dirigir descalço, por exemplo? Qual o melhor traje para evitar que a roupa atrapalhe a capacidade de dirigir de maneira segura? Essa e outras respostas estão indicadas neste conteúdo. Ele serve como um guia do que fazer e do que evitar antes de assumir a direção, seja numa viagem mais longa, seja nos trajetos do dia a dia. Boa leitura!

Qual é o sapato ideal para dirigir?

Mais do que beleza, na hora de dirigir, um sapato adequado deve garantir ao motorista a segurança e o conforto para que ele tome todas as ações e faça as manobras necessárias com a segurança devida, reduzindo a chance de acidentes.

De modo geral, um bom sapato para dirigir é aquele que fique firme no pé e permita a utilização dos pedais de freio e aceleração de forma adequada. Apenas essa recomendação já exclui muitos modelos de calçado, como aqueles com salto alto ou com tiras (como os chinelos).

E não é difícil entender a razão: sapatos que se soltam com facilidade ou que não mantêm o contato adequado com o pedal podem atrapalhar na hora de acionar o dispositivo, principalmente em situações que exigem respostas rápidas, o que não é incomum no trânsito. Tal circunstância amplia muito o risco de acidentes, já que traz dificuldade na condução adequada do veículo.

O que as leis dizem a respeito?

Mas o que exatamente a lei diz a respeito e quais são as punições previstas para quem conduz um veículo utilizando sapatos inadequados? De acordo com o artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), ser flagrado dirigindo com sapatos que não estejam firmes no pé, ou que comprometam a correta utilização dos pedais constitui uma infração de gravidade média, sujeita a multa.

Atualmente, isso representa a anotação de 4 pontos na carteira, além de uma punição financeira de R$ 130,16. Ou seja, dirigir com o sapato inadequado coloca em risco sua segurança e dói no bolso.

Quanto à pergunta que dá título a este post, a resposta é não! De acordo com a legislação, não é proibido dirigir descalço. Caso você seja flagrado com os pés de fora enquanto guia, isso não resultará em multa ou qualquer outra punição. A exceção são as motos, que exigem calçado completamente fechado.

Muitos motoristas, inclusive, gostam da opção de dirigir descalço. Isso porque, em tese, confere mais sensibilidade aos pés em relação ao pedal, tornando as respostas mais precisas.

No entanto, tal escolha pode não ser a adequada, já que o pé à mostra talvez não garanta a aderência necessária à superfície dos pedais, facilitando escorregões e tornando o acionamento desses mecanismos imprecisos. É similar ao que acontece quando se dirige utilizando um sapato inadequado.

Quais são os tipos de sapato mais seguros?

Até agora, mostramos que um sapato inadequado para a direção é aquele que não se firma ao pé e que não garante o contato necessário com os pedais do veículo. Ademais, a não utilização de modelos corretos pode gerar multa e a anotação de pontos na carteira. Além disso, você viu que dirigir descalço não é proibido, embora não seja a melhor opção.

Mas, afinal, quais são os tipos de sapato mais seguros? Para ajudar, listamos o que você deve privilegiar e o que evitar na hora de assumir a direção de forma segura e sempre dentro da lei.

Para homens

Para facilitar, vamos dividir este tópico entre modelos masculinos e femininos. Começando pelos homens, a recomendação geral envolve evitar chinelos, botas e sapatos sociais, principalmente aqueles de bico fino.

Embora esses modelos sejam fechados e fiquem relativamente firmes nos pés, a sola muito rígida pode tornar o acionamento dos pedais desconfortável. Os bicos mais estreitos ampliam essa dificuldade e podem fazer com que os pés se enrosquem entre os pedais.

No sentido oposto, sapatos de modelo mocassim e calçados esportivos em geral combinam firmeza nos pés e aderência aos pedais. Dessa forma, garantem a estabilidade e a sensibilidade necessárias para acionar esses dispositivos de maneira adequada.

Para mulheres

Para as mulheres, a recomendação principal envolve evitar os sapatos de salto alto, de todos os tipos. Eles são elegantes e fazem parte do dia a dia em muitas atividades; porém, os saltos comprometem alguns dos pontos reforçados neste texto, como a aderência ao pedal. Isso sem falar na possibilidade de que eles se enrosquem entre os pedais.

Chinelos e sandálias de dedo também devem ser evitados. Sapatilhas podem ser consideradas, desde que fiquem firmes ao pé e tenham solado que não deslize em contato com a superfície do pedal. Mais uma vez, calçados esportivos são os mais recomendados.

Em ambos os casos, tanto para homens quanto para mulheres, vale sempre a pena deixar um calçado de reserva no carro. Assim, é possível dirigir com segurança e evitar multas sem comprometer o visual.

O que vestir na hora de colocar a mão no volante?

Os calçados não devem ser a única preocupação ao escolher o que vestir na hora de dirigir. Outras peças do vestuário podem comprometer a segurança ou prejudicar o conforto do motorista, colocando em risco seu desempenho no volante.

No geral, o ideal é evitar roupas que restrinjam o movimento, como casacos muito grossos ou calças muito justas. Além disso, é preciso tomar cuidado com trajes muito longos ou que tenham franjas que possam se enroscar nos componentes dos carros.

Para motociclistas, é indispensável a utilização do capacete. Aqueles que exercem atividade profissional sobre duas rodas devem utilizar os coletes com faixas reflexivas.

Por fim, nos carros, não há restrições, por exemplo, para dirigir sem camiseta ou em trajes de banho. No entanto, a troca do vestuário não pode ser feita numa parada de semáforo, ou em outras situações que gerem risco para o tráfego.

Agora que você sabe que dirigir descalço não é proibido, mas também não é a melhor opção, separe as opções do seu guarda-roupa que permitam dirigir com toda a segurança necessária. Com isso, você evita os problemas que a escolha errada do vestuário pode gerar.

Quer dirigir com ainda mais segurança? Veja, então, quais são os principais acidentes de trânsito e quais as melhores formas de evitá-los.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Confira os 8 principais tipos de moto que existem e escolha a sua!

drive_eta
Seu carro

Confira os prós e contras de investir em um carro elétrico!

drive_eta
Seu carro

Carta de crédito para carro: entenda por que é uma boa opção para a compra