Com certeza você já escutou para nunca colocar todos os ovos em uma cesta só, não é mesmo? E isso vale não apenas para o mundo dos investimentos, mas também para a diversificação de negócios.
Afinal, buscar novos caminhos não significa que o atual esteja errado. Mostra apenas que tem como ampliar as oportunidades no mercado, elevando seu patrimônio com redução de riscos - e tudo de forma planejada.
E não pense que diversificar é uma boa ideia só durante períodos de crises econômicas. Ao saber o que é diversificação de negócios e como fazer, verá que ela é uma prática estratégica para todos os momentos.
Vamos conhecer mais sobre esse assunto? Continue a leitura e aprenda como diversificar os negócios e aumentar o portfólio da empresa!
O que é diversificação de negócios?
A diversificação de negócios é o ato de distribuir os investimentos realizados em mais de uma empresa ou recursos (capital e humano). Ou seja, é dividir o valor total em vários objetos, e não apenas em um, variando as fontes de renda de uma pessoa, empresa ou país.
Por exemplo, um empresário pode variar suas receitas desenvolvendo um novo produto ou serviço, participando de franquias ou realizando aquisições e fusões com outras empresas. E um país ao investir em diversos setores, como agricultura, tecnologia etc. Existe um grande leque de possibilidades!
Tanto pessoa física quanto jurídica podem diversificar negócios, afinal, essa estratégia oferece muitas vantagens! Conheça algumas delas a seguir.
Quais as vantagens da diversificação de negócios?
A diversificação de negócios oferece vários benefícios a empreendedores e empresas iniciantes ou estabelecidas no mercado. Ou seja, independentemente da maturidade da companhia, é possível obter variadas fontes de renda, sem depender apenas de um produto, serviço ou setor de atuação.
Para entender melhor, veja abaixo as maiores vantagens da diversificação de negócios!
Ampliar a base de clientes
É possível ampliar a base de clientes ao diversificar o investimento em negócios, afinal, cada marca possui seu público-alvo e, assim, o empresário expande seu alcance no mercado. O que resulta em maior lucro e possibilidade de elevar a visibilidade e o crescimento da empresa.
Entrar em novos mercados
Outra vantagem é a chance de entrar em novos mercados. E isso acontece ao diversificar o setor de atuação na compra de outra empresa e também ao criar novos produtos ou serviços para atender um público novo.
Redução de riscos
Tanto investidores quanto empresários aplicam várias estratégias para reduzir os riscos de seus investimentos. E a diversificação de negócios é uma delas.
Ao diminuir a dependência de uma única fonte de receita, os riscos dos investimentos reduzem. Isso porque, caso alguma empresa ou setor vá mal, haverá outros para se proteger contra prejuízos gerados por flutuações na economia ou mudança do comportamento dos clientes.
Maior lucro
Ao ter mais de uma opção para gerar renda, há maior faturamento e lucro, provenientes do aumento do volume de vendas. Que, por sua vez, está ligado ao aumento da base de clientes e do alcance da marca no mercado. Ótimo, não é mesmo?
Mais inovação ao negócio
Ao diversificar os investimentos em empresas, é possível obter mais conhecimento e experiência, o que é uma excelente oportunidade para inovar mais, se adaptar às mudanças e se destacar no mercado.
Como diversificar os negócios?
A boa notícia é que há várias formas de diversificar os negócios e, com certeza, alguma delas vai fazer sentido para suas necessidades e seus objetivos.
Alguns exemplos são desenvolver novos produtos ou serviços, explorar novos mercados, realizar fusão ou comprar outra marca, abrir franquias e fazer parcerias comerciais.
Para entender melhor, continue a leitura e confira opções para aumentar o portfólio da sua empresa.
Abrir franquias
Essa primeira opção é muito utilizada no mercado! E ela possui duas formas de diversificar o negócio: a marca franqueadora pode abrir franquias para expandir seu negócio ou então os franqueados se tornam parceiros para variar sua fonte de renda.
Ao usar essa estratégia de expansão, os franqueados podem abrir franquias que atuem em diferentes setores ou que ofereçam produtos ou serviços complementares ao que já trabalha.
E as vantagens são várias para quem se torna parceiro de uma rede franqueadora:
- expansão das operações do empreendedor;
- aumento do lucro;
- aproveitamento de sinergia entre novos negócios e os já existentes;
- compartilhamento de conhecimentos, experiências e recursos;
- redução de riscos ao abrir unidades de segmentos distintos.
Desenvolver novos produtos ou serviços
Se você já é empresário e deseja expandir sua marca, outra alternativa é o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Ao aumentar ou modificar o mix de produtos, por exemplo, pode atrair novos públicos, ampliando o alcance da empresa no mercado.
Esse tipo de diversificação pode se ligar ao core business, expandindo o negócio com lançamento de novos itens/serviços; ou ao desenvolvimento do que já é oferecido, podendo cobrar um valor mais elevado e oferecer mais inovação e tecnologia.
Fazer fusão ou aquisição de empresas
Outra opção mais escolhida por quem já está no mercado há algum tempo, é adquirir outras marcas para expandir sua atuação no mercado, obter tecnologia e conhecimento, atrair novos clientes, entre outros motivos. Ou então realizar fusão com outra marca que ofereça produtos ou serviços similares ou complementares.
Por ser um processo mais longo e burocrático, essa prática geralmente é realizada por empresas que já operam no mercado, independentemente do seu porte ou segmento.
Como aumentar o portfólio da empresa?
Uma das formas para aumentar o portfólio da empresa é operar com franquias e se tornar um franqueado ou parceiro comercial de uma marca já consolidada no mercado. O que reduz os riscos de investimentos, afinal, a empresa é referência no setor, o que elimina muitas barreiras de entrada.
E a melhor alternativa é ser franqueado da Racon, marca da Randon Consórcios, que já atua há mais de 35 anos no mercado de aquisição de imóveis e veículos.
A boa notícia de abrir uma franquia de consórcio ou incluir a Racon como parceira comercial, é que ao mesmo tempo em que você oferece a realização de sonhos a outras pessoas, também consegue realizar os seus!
São mais de 150 pontos de vendas espalhados pelo país e o desejo é crescer cada vez mais. Quer fazer parte desse segmento que não para de aumentar no Brasil? Agende agora mesmo uma conversa com a Racon Franquias!