Documentos digitais: por que manter sempre a CNH e o documento do carro no celular?

Definitivamente, os documentos digitais vieram para ficar. Conheça a sua importância e o seu impacto em nossas vidas!
  • Atualizado em February 10, 2021
  • Publicado em February 10, 2021
  • Seu carro

Com o progresso da tecnologia, o mundo virtual se confunde cada vez mais com o mundo físico, o que se traduz pelo crescimento da utilização dos chamados documentos digitais. Um ótimo exemplo é a chegada da CNH Digital, que deve ganhar ainda mais adesão por parte dos motoristas brasileiros.

Em um futuro não tão distante distante, é provável que as versões digitais substituam os documentos impressos de maneira definitiva. Tal perspectiva é gradual e embasada no atual processo de remodelação da sociedade, alinhado à evolução tecnológica contínua.

Mas, afinal, o que são os documentos digitais e por que eles são tão importantes? Descubra a seguir!

O que são os documentos digitais?

Documento digital é todo arquivo que tem seu acesso vinculado ao uso de um dispositivo eletrônico dotado de sistema operacional computacional. Esse modelo de documento, por sua vez, pode ser um texto, uma planilha, um áudio, um vídeo etc.

Qual a importância dos documentos digitais?

Tanto para empresas quanto para os usuários pessoa física, esse tipo de documento representa facilidade e agilidade. São muitas as vantagens proporcionadas.

Preservação do meio ambiente

Apesar de todas as dúvidas a respeito dos próximos anos, nós temos, no mínimo, uma certeza: a queda crescente do volume de papel usado ao redor do mundo. Você já tentou imaginar a quantidade de árvores necessárias para gerar a quantidade de papel exigida por instituições (públicas e privadas) que confeccionam dezenas de contratos todos os dias?

Por conta da digitalização de documentos, o planeta só tem a comemorar. De modo geral, um resultado desse processo é a melhor conservação do meio ambiente, fundamental para a continuidade de uma vida satisfatória na Terra. No lado corporativo, a organização melhora sua imagem perante o público-alvo e acionistas, além de chamar a atenção de novos investidores.

Redução de custos

Existe também uma evidente economia relacionada à reposição de papel nas impressoras e à manutenção dos próprios dispositivos. A depender do ritmo de digitalização empregado pelo negócio, é possível armazenar todos ou a maior parte de seus documentos na nuvem.

Para ter acesso aos servidores, basta contratar um plano que atenda às necessidades da empresa. Conforme a diminuição do impacto dos custos nos preços finais dos produtos ou serviços prestados pela empresa, é possível obter uma maior competitividade.

Ganho de agilidade e segurança

Por mais que possam ser evitados, acidentes acontecem e todos nós estamos sujeitos a eles. Isso se deve ao fato de sermos seres humanos e de nos expormos cotidianamente a eventos externos, sobre os quais temos pouco ou nenhum controle. Seja por distração, seja mediante ação de furto ou roubo, você pode ficar temporariamente sem sua CNH, por exemplo.

Quem já passou por isso sabe bem o tamanho do transtorno característico dos procedimentos de solicitação de novas vias. Com uma versão digital, fica mais fácil driblar toda essa burocracia. Você só precisa de um smartphone para apresentar a sua CNH Digital.

Nas empresas, a agilidade aparece na hora de gerenciar os documentos, uma vez que o procedimento passa a ser feito de modo mais dinâmico, com atualizações concluídas em tempo real. Se qualquer arquivo for deletado acidentalmente, basta recorrer às cópias de segurança.

Tudo fica muito prático, em consonância com a velocidade das melhores práticas de gestão. Como cliente, você usufrui da garantia de que seus dados estarão bem guardados, já que a infraestrutura de segurança propiciada pelos servidores da nuvem é robusta.

Por que manter sempre a CNH e o documento do carro no celular?

Embora alguns motoristas ainda fiquem confusos, saiba que você sempre deve ter não só sua CNH, mas também o documento do carro à mão enquanto estiver dirigindo. Sobre o assunto, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que não se resume às normas de segurança no trânsito, é categórico.

De acordo com o artigo nº232 do CTB, a ausência de qualquer um dos dois documentos mencionados acima configura ato de infração leve. Isso significa que o condutor do veículo terá que arcar com uma multa, somada à atribuição de 3 pontos na carteira. Você já tem o valor do seguro para pagar e os gastos relacionados ao reabastecimento do veículo. Portanto, não precisa de mais uma despesa.

Sim, essas duas penalidades são baixas. No entanto, a elas se junta uma terceira, que é a apreensão do seu carro. A recuperação ocorrerá somente após comprovação de porte dos documentos faltantes. Em resumo, sobram motivos para que você siga o manual de conduta do bom motorista e, assim, evite dores de cabeça.

Para ter sua CNH Digital à disposição a qualquer momento, você deve baixar um aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS. Também é necessário realizar um passo a passo para solicitar essa versão do documento, como explicaremos.

A CNH Digital substitui a versão impressa?

Não obstante todos os benefícios proporcionados pela CNH Digital, vale salientar que ela ainda não substitui a modalidade impressa. Por enquanto, sua função consiste em otimizar a vida dos motoristas e dos agentes encarregados de fiscalizá-los.

Como obter a CNH e o documento do carro de forma digital?

A solicitação da CNH Digital está condicionada a uma CNH impressa com QR Code, usado para verificar a autenticidade do documento. Na ausência desse código, é preciso fazer o seguinte:

  1. acesse o portal de serviços do Denatran e vincule um endereço de e-mail e uma senha à sua carta de motorista;
  2. confira seu e-mail, no qual deve constar o recebimento de um código, a ser utilizado no aplicativo da CNH Digital;
  3. baixe o app, conforme o sistema operacional do seu smartphone;
  4. elabore uma senha de 4 dígitos, necessária para utilizar a CNH Digital.

A CNH Digital tem validade jurídica, indispensável para que ela tenha a mesma relevância que a impressa. Devido à rapidez do avanço tecnológico recente, é possível prever que, em algum momento, outros documentos façam companhia à CNH Digital. Com tanta praticidade para ter sua Carta em mãos, esteja onde estiver, só falta encontrar um meio igualmente simplificado na hora de comprar seu primeiro carro, não é?

Eis a solução que você esperava: baixe agora mesmo nosso guia completo e aprenda a escolher o melhor consórcio de carros!
cta-guia-faca-a-escolha-do-melhor-consorcio-de-carros
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Confira os 8 principais tipos de moto que existem e escolha a sua!

drive_eta
Seu carro

Confira os prós e contras de investir em um carro elétrico!

drive_eta
Seu carro

Carta de crédito para carro: entenda por que é uma boa opção para a compra