Comprar imóvel com sacada ou varanda? Veja as vantagens de cada uma

Você sabe a diferença entre varanda e sacada? Leia este artigo e entenda qual vale mais a pena de acordo com suas preferências.
  • Atualizado em September 23, 2021
  • Publicado em September 23, 2021
  • Seu imóvel

Ao escolher um imóvel, é comum ter dúvidas entre sacada ou varanda. Afinal de contas, se a ideia gira em torno de ter mais qualidade de vida, você deve procurar por diferenciais de lazer e conforto. Para identificar quais são as suas necessidades, vale se informar sobre os benefícios de cada opção e usá-los com criatividade.

O segredo está em valorizar o ambiente conforme as várias possibilidades. Seja de forma integrada com a sala, como área gourmet, home-office ou só cantinho do relaxamento, priorize o planejamento e tenha um olhar estratégico da casa como um todo para aproveitar cada cantinho.

Quer saber mais? Vamos mostrar quais as vantagens e diferenças entre sacada e varanda. Acompanhe!

Entenda a diferença entre sacada e varanda

A principal diferença entre uma casa com varanda e uma casa com sacada é a forma como foi construída a estrutura. Muitas pessoas pensam, de forma errada, que são praticamente a mesma coisa, mas existem alguns pontos que tornam as características de cada uma mais claras. No caso da varanda, por exemplo, as integrações são uma extensão das fachadas das casas e dos apartamentos.

Na prática, é como um cômodo amplo e aberto que permite aos moradores colocarem mesas, redes, cadeiras, plantas, entre outros. São inúmeras possibilidades para desfrutar do espaço como um local de conforto e diversão. Já a sacada representa uma parte do imóvel construída na superfície externa.

Isso quer dizer que ela não segue a estrutura de alinhamento do apartamento. O tamanho não é exatamente um critério que diferencia as duas opções. Porém, no geral, as varandas costumam ser maiores. Mas isso não é regra e uma sacada pode ter o mesmo tamanho de uma varanda.

Espaço de lazer

Tanto as sacadas quanto as varandas podem ser personalizadas conforme os objetivos de lazer para o espaço. Mesmo em casos em que a sacada não possua espaço amplo, você pode aproveitá-la conforme as possibilidades com uma cadeira para apreciar a vista durante uma leitura ou uma rede de descanso. Tudo depende da estrutura e de sua criatividade.

As varandas, no entanto, podem se tornar uma verdadeira área gourmet com a integração de churrasqueiras e mesas amplas. Assim, o famoso churrasco de final de semana ganha ares de confraternização com amigos e familiares. Para quem é amante da natureza, um jardim vertical também representa uma excelente possibilidade na decoração de um ambiente aconchegante e moderno.

Valor agregado

Na hora de comprar um imóvel, tudo o que for adicionado para agregar valor precisa ser avaliado cuidadosamente. Em uma situação como essa, a dúvida entre sacada ou varanda varia conforme o perfil do imóvel e do comprador de maneira geral. Uma sacada mais compacta é interessante para famílias pequenas que passam menos tempo em casa.

Agora as varandas amplas com lazer integrado são indicadas aos que focam na melhora da qualidade de vida e na oportunidade de curtir os dias em casa. Caso você precise mudar de cidade ou vender o imóvel no futuro por qualquer motivo, esse diferencial de ter sacada ou varanda salta os olhos dos potenciais compradores.

Privacidade

Um espaço desse tipo representa mais privacidade em sua casa e faz muita diferença quando a intenção é aproveitar bons momentos em família. Imagine só que você mora em um prédio em que será preciso reservar o salão de festas ou a churrasqueira em uma comemoração especial.

Além de não ter certeza da disponibilidade na data desejada, ainda pode acontecer interferências de vizinhos curiosos e até penetras. Com um imóvel que tenha sacada ou varanda, qualquer evento se torna completamente exclusivo e com total independência de data e horário.

Sacadas e varandas ainda contribuem para que os moradores do imóvel possam ver a movimentação da rua em segurança e no conforto do lar. Funciona como uma espécie de "respiro" para as famílias que podem fazer uma refeição mais descontraída na parte externa e fugir um pouco da rotina.

Beleza

É indiscutível que uma varanda bem projetada e decorada com personalidade faz muita diferença no visual do imóvel. Vale citar que, por ser um espaço que permite personalização, você consegue alinhar tudo com suas necessidades.

Por exemplo, quem trabalha de casa pode fazer com que um escritório ao ar livre seja essencial para pegar um pouco de sol e organizar os pensamentos na correria do dia a dia. Porém, para que tudo tenha estilo e conforto, se torna interessante que esse ambiente seja elaborado por um profissional qualificado.

Com um olhar estratégico, ele vai entender a dinâmica da casa, as preferências e tirar tudo do papel da forma como você sempre sonhou. Esse tipo de serviço inclui saber quais são os móveis mais funcionais que podem ficar expostos ao ar livre e o que fazer se precisar de uma obra com um cronograma detalhado.

Saiba o que considerar na hora da escolha

Como vimos, a diferença entre sacada ou varanda no imóvel é a forma como foi construída. Dessa forma, o melhor caminho envolve considerar quais são as necessidades de sua família e visitar opções de imóveis que tenham sacadas e varandas para ver de perto a dinâmica de cada uma e escolher com foco em todo o conjunto da casa.

Para que uma varanda gourmet seja construída, por exemplo, fique de olho na estrutura completa dos espaços. A cozinha está próxima? Veja se existe espaço suficiente para que uma possível churrasqueira não incomode os vizinhos e considere a possibilidade de fazer uma pequena reforma.

Em ambientes mais compactos, como normalmente são as sacadas, ao bater o olho, já fica mais simples imaginá-lo completo conforme o desejo de uso e isso faz toda a diferença logo durante as visitas de escolha do imóvel. Nesse caso, uma tendência muito bacana é transformá-la em uma espécie de extensão da sala para iluminar bem o cômodo e servir como um refúgio cheio de estilo e modernidade.

Conseguiu decidir entre sacada ou varanda? O mais importante é ter em mente que não existem regras quando se trata de escolher o melhor para seu estilo de vida. Avalie o que atende o momento da família e como o imóvel se torna mais valorizado. Dessa maneira, ao investir em um espaço de conforto, isso se transforma também em valorização a longo prazo.

Gostou das informações do artigo? Então leia também se vale realmente a pena ter um apartamento com varanda gourmet.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

home
Seu imóvel

Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!