Infográfico

Conheça os principais tipos de lance para consórcio

Descubra quais são e como funcionam os diferentes tipos de lances utilizados em consórcios!

Participar de um consórcio não significa esperar pela sorte para adquirir um bem. Quem não pode ou não quer aguardar, sempre pode dar um lance para antecipar a sua contemplação e, com isso, adiantar a compra do bem desejado. Mas, para não se confundir, vale a pena conhecer quais são os tipos de lance para consórcio.

Um consórcio é, em essência, um tipo de compra coletiva em que vários interessados se unem com o objetivo de adquirir um bem, como um carro ou imóvel. Todos os participantes pagam parcelas mensais e, todos os meses, um ou mais deles são contemplados e tem acesso à carta de crédito por meio de um sorteio ou de lance.

Para quem tem um planejamento sólido e prefere gastar o seu dinheiro com inteligência, o consórcio é a melhor forma de adquirir um bem de alto valor. Afinal, essa modalidade permite que você determine o valor do crédito que deseja, bem como as parcelas e o prazo de acordo com suas possibilidades financeiras.

Quer saber mais sobre os tipos de lances e como cada um deles pode ser feito? Confira as regras no guia abaixo!

Conheca Os Principais Tipos De Lance Para Consorcio

Ao aderir a um grupo de consórcio, você não precisa contar apenas com a sorte para ser contemplado. Uma ótima forma de conseguir a sua carta de crédito antecipadamente é ofertando um lance. Entenda!

O que são os lances para consórcio e como eles funcionam?

Lances são antecipações de pagamentos que podem, de acordo com as regras do grupo, adiantar a contemplação de um consorciado. Todo mês, vários participantes podem ofertarlances, mas só o vencedor precisa, de fato, efetuar o pagamento.

Como funciona o sorteio?

A contemplação no consórcio é feita por meio de sorteios, que determinam de forma aleatória quem será contemplado, ou seja, todos os participantes concorrem em iguais condições, desde que estejam com suas parcelas em dia.

Quando existem regras para lances, é importante entender que eles não interferem nos resultados dos sorteios.

Quais são as regras e como funciona o lance livre?

Um lance livre é aquele em que o participante antecipa qualquer valor que desejar e, se for o percentual mais alto, ele é contemplado. Cada administradora tem regras diferentes para lidar com desempates.

Quais são as regras e como funciona o lance fixo?

No lance fixo, os participantes devem ofertar um valor pré-determinado em contrato pela administradora, que geralmente fica entre 10% e 50% do total da carta de crédito. Nessa modalidade, empates são mais comuns. Assim como no lance livre, o desempate vai ser determinado pelas regras da administradora.

Quais são as regras e como funciona o lance embutido?

Ao ofertar um lance, você pode optar por realizar o pagamento utilizando parte da sua futura carta de crédito. Isso é conhecido como lance embutido. Para utilizá-lo, é importante observar as características do grupo, pois podem existir restrições dependendo da forma de lance ofertado (fixo ou livre).

Como realizar um lance com os recursos do FGTS?

Apenas no consórcio de imóveis é possível utilizar recursos do FGTS em lances. Para isso, é preciso se enquadrar nas regras de utilização do FGTS e apresentar seu saldo à administradora.

Não existe uma regra para definir qual é o melhor tipo de lance. O que será definitivo na escolha entre lance livre, fixo e tantos outros são as condições financeiras do consorciado que quer antecipar a sua contemplação e as regras do próprio grupo. E é importante lembrar: os lances não são obrigatórios, todos os participantes do consórcio eventualmente serão contemplados pelo sorteio.

Agora que você já conhece os principais tipos de lance para consórcio, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e divida as informações com os seus amigos e familiares! 

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.