Liberdade financeira: o que é e como alcançar?

Quer usufruir das vantagens da liberdade financeira? Veja as nossas dicas para que o seu dinheiro renda mais!
  • Atualizado em June 3, 2019
  • Publicado em June 3, 2019
  • Planejamento Financeiro

Alcançar o sucesso no mercado de trabalho e ter um bom salário é um grande sonho para muitas pessoas. Entretanto, isso nem sempre traz a tranquilidade e a qualidade de vida que se espera. Para garantir a realização em todos esses aspectos, é preciso saber administrar o dinheiro e chegar à liberdade financeira.

Então, que tal saber mais sobre isso? Neste post, vamos dizer o que essa liberdade significa e como é possível obtê-la. Você vai encontrar boas dicas para cuidar das suas finanças e fazer melhores escolhas em relação a elas. Vamos lá?

Afinal, o que é liberdade financeira?

Na nossa sociedade, o trabalho e a renda ocupam lugares centrais. Dessa forma, muitas vezes se torna difícil tomar decisões sem pensar no peso financeiro que elas terão, certo? Esse ponto é importante, por exemplo, ao decidir qual curso fazer, em que empresa trabalhar ou qual é o momento certo para trocar de carro.

Esse contexto é ainda mais marcante no começo da vida profissional — afinal, é o período dos primeiros salários e do início da construção de um patrimônio próprio. Mas, com o tempo e o reconhecimento no mercado de trabalho, costuma ficar mais fácil administrar a renda e ter maior liberdade de escolha.

Ou seja, um profissional que alcança um patamar confortável no emprego e tem uma reserva de dinheiro conta com mais estabilidade para fazer planos. É isso que a liberdade financeira representa: a capacidade de tomar decisões com mais segurança e sem tantas preocupações ou riscos.

Para que isso aconteça, é necessário que a pessoa consiga cobrir todos os seus gastos com o que ganha e, ainda, ter dinheiro para custear projetos e planos para o futuro. Ser livre financeiramente, portanto, é ter um orçamento flexível que possa acompanhar seus desejos e sonhos.

Quais são os passos para conquistar a sua liberdade financeira?

Pelo que falamos até aqui, já deu para perceber que ter liberdade financeira é algo muito positivo, não é mesmo? Com ela, você tem mais segurança para dar passos importantes — como mudar de emprego ou de cidade, fazer uma festa de casamento, comprar a casa própria ou realizar grandes viagens. Então, que tal aprender quais são as etapas para chegar nesse patamar?

Conheça seus planos e sonhos

O primeiro passo não envolve ainda o dinheiro, mas autoconhecimento. Você sabe quais são os seus projetos e prioridades? Algumas pessoas sonham com um carro moderno, outras querem deixar o aluguel, outras desejam viajar o mundo, etc.

Os seus sonhos dependem da sua personalidade e do seu modo de vida. Por isso, é algo bastante individual — o que é muito importante para outras pessoas pode não ser para você. Pensando sobre isso e elegendo suas prioridades, fica mais fácil organizar um orçamento e economizar em fatores menos importantes para custear o que é fundamental.

Então, faça esse exercício de autoconhecimento. Pense no que lhe faz feliz, reflita sobre as coisas que gosta de fazer e comprar e elenque o que é importante para você. Todas essas informações serão úteis na hora de tomar decisões financeiras.

Faça um planejamento

O segundo passo para a liberdade é organizar suas finanças atuais. Afinal, é muito difícil fazer planos com o seu dinheiro se você não tem um diagnóstico fiel do que está acontecendo com ele agora. Por isso, o indicado é ter um controle eficiente do orçamento doméstico.

Se você ainda não faz isso, comece registrando o quanto ganha e o quanto gasta por mês. As anotações podem iniciar pelos custos fixos, como contas de casa ou gastos com transporte. Mas é importante registrar também as pequenas coisas que são pagas no dia a dia — como uma saída com os amigos.

A tecnologia é uma grande aliada nessa tarefa. Existem aplicativos de finanças pessoais que facilitam esse registro e organizam seus gastos por categorias. Com isso, você tem sempre acesso ao seu orçamento e pode fazer um planejamento financeiro com mais eficiência.

Defina metas

Agora, vamos unir as duas dicas que demos até aqui: que tal combinar seus sonhos e o seu planejamento? Esse é um dos maiores objetivos da liberdade financeira. Em outras palavras, é hora de adaptar seu orçamento para não só ser capaz de custear seus gastos atuais, mas também de ajudar na realização dos seus projetos.

A melhor forma de fazer isso é definindo metas financeiras. Na prática, você pesquisa os custos ligados aos seus planos prioritários e estabelece valores a poupar todos os meses para esse objetivo. Por exemplo, se o seu desejo é trocar de carro, defina o período em que quer realizar isso e calcule a quantia necessária. Assim, já tem uma meta clara.

Diminua os gastos

A economia é um passo essencial para quem pretende fazer o dinheiro render mais. Diminuindo gastos em pontos que não são tão importantes para você, é possível conquistar mais qualidade de vida — colocando seus recursos em coisas que realmente importam para sua felicidade.

Uma dica fundamental nesse aspecto é usar o autoconhecimento para saber aonde cortar custos. Analise seu orçamento e reflita sobre as categorias que podem ser minimizadas para que outras recebam valores maiores. Dessa maneira, você consegue realizar mais com o mesmo salário.

Invista seu dinheiro

Outra estratégia muito interessante para alcançar a liberdade financeira é entrar no mundo dos investimentos. Fazer sobrar dinheiro já é um grande passo, mas existem maneiras de ter melhores resultados com ele. Então, que tal tirar sua reserva da conta-corrente ou poupança?

Um investimento acessível e vantajoso é o consórcio, principalmente se você pretende construir ou aumentar seu patrimônio. Por meio dele, é possível adquirir bens, como veículos e imóveis, de maneira planejada. Assim, você mantém seu equilíbrio financeiro e investe no futuro.

Sem dúvida, vale a pena colocar nossas dicas em prática para aproveitar as vantagens da liberdade financeira. Siga as orientações deste post e administre suas finanças com mais eficiência. Dessa forma, você se aproxima dos seus sonhos e consegue fazer escolhas com mais tranquilidade.

Nós temos mais materiais interessantes para ajudar você. Aproveite para continuar estudando esse assunto com nosso guia completo do planejamento financeiro!
cta-guia-do-planejamento-financeiro-para-ter-sucesso
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Economizar, poupar e investir: você entende a diferença?

attach_money
Planejamento Financeiro

Guardar dinheiro ou investir? Saiba o que considerar na decisão

attach_money
Planejamento Financeiro

Plano de aposentadoria privada: entenda melhor como funciona