6 maneiras para ganhar dinheiro sem sair de casa

Ganhar dinheiro em casa parece um sonho? Conheça algumas opções que vão te ajudar a mudar de vida!
  • Atualizado em April 29, 2019
  • Publicado em April 29, 2019
  • Planejamento Financeiro

Na internet, você encontra muitos textos e anúncios de procedência duvidosa ensinando como ganhar dinheiro em casa. Essas promessas são maneiras de atrair as pessoas para esquemas fraudulentos e vírus, que não oferecem nada de útil a quem busca realmente uma boa oportunidade.

No entanto, é importante saber que não é impossível ganhar dinheiro sem sair de casa. A tecnologia tem transformado as relações de trabalho e é possível encontrar diversas oportunidades confiáveis para alcançar os seus objetivos, sem que você precise se deslocar. Continue a leitura do nosso post e saiba mais sobre cada uma dessas atividades!

1. Sendo freelancer

O freelancer — também conhecido popularmente como freela — é o profissional que presta serviços para diversas pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Eles não mantêm um vínculo empregatício com a empresa e também podem ser identificados como pessoas autônomas ou profissionais liberais.

Muitos ainda consideram o trabalho do freela como "bico" ou quebra galho, sem levar em consideração que essa pode ser uma atividade, quando bem desenvolvida, bastante lucrativa.

Os benefícios de trabalhar dessa maneira são vários. Você faz o seu próprio horário, tem flexibilidade na agenda, geralmente precisa apenas de um computador e acesso à internet, além de ser o seu próprio chefe.

Para seguir essa carreira, é necessário ter uma rotina organizada, tanto de produção, quanto financeira. Isso porque a vida desse profissional está mais sujeita aos altos e baixos do mercado e não há tantas garantias de estabilidades — como as oferecidas pela legislação trabalhista.

Você pode ser freelancer em basicamente todas as atividades. No entanto, as mais comuns são como:

  • jornalista;
  • fotógrafo;
  • produtor de conteúdo;
  • advogado;
  • programador;
  • designer;
  • tradutor.

E se você tem interesse em começar, basta encontrar os sites disponíveis no mercado cuja função é aproximar o prestador de serviço do contratante. Alguns deles são:

Aos poucos, esses profissionais vão formando sua própria carteira de clientes e, inclusive, mantendo uma certa regularidade com algumas empresas maiores, as quais sempre estão precisando dos seus trabalhos. Isso faz com que eles tenham uma boa renda no final do mês e nunca fiquem desocupados.

2. Tendo franquias de home office

O modelo de franquia já é algo bastante conhecido. Os empreendedores mais conservadores, normalmente, preferem investir em um modelo de negócio já consagrado pelo público e que conta com assessoria experiente e padrões definidos.

Nos últimos tempos, o mercado brasileiro de franchising vem passando por uma série de inovações. Uma das mais importantes é a expansão do modelo de franquia home office ou home-based, em que a base do negócio é a casa do franqueado.

Entre as principais vantagens desse tipo de trabalho está o custo relativamente baixo para a abertura do empreendimento — com opções que partem dos R$1.000. Esse valor se deve ao fato de não ser necessário capital para investir no aluguel de um ponto, na compra de maquinário ou pagamento de funcionários.

Embora essa opção seja acessível financeiramente, é importante ressaltar a necessidade de se dedicar ao negócio para que ele tenha sucesso. Nesse sentido, algumas empresas que oferecem esse modelo de trabalho, são:

3. Montando um e-commerce

O e-commerce, ou loja virtual, é uma outra maneira de ganhar dinheiro em casa e que está crescendo muito no Brasil. Se, antes, o sonho de muitas pessoas era ter uma loja física — que acarretava diversos custos com aluguel, manutenção, conta de luz, água, segurança e funcionários — hoje, isso mudou.

Atualmente, se você quer vender algum produto, a maneira mais fácil, barata e eficaz é investir em uma loja virtual. Nesse sentido, o mais importante para quem deseja ter esse tipo de negócio e atrair clientes de todo o Brasil é caprichar no marketing digital e não deixar de alimentar suas redes sociais com conteúdo de qualidade.

4. Realizando trabalho remoto

O trabalho remoto, também é conhecido como home office ou teletrabalho, é uma das maneiras mais tradicionais de ganhar dinheiro em casa. Porém, é necessário encontrar um emprego formal que possibilite ao empregado trabalhar da sua residência.

Se pensássemos nessa possibilidade há uns dez anos atrás, pareceria algo de outro mundo. Porém, atualmente, cada vez mais empresas têm aderido a essa modalidade de trabalho, tanto que a nova lei trabalhista passou a estabelecer algumas regras sobre o tema.

5. Vendendo milhas

Talvez você não consiga se sustentar apenas vendendo suas milhas aéreas. Porém, essa é uma maneira de ganhar dinheiro em casa que a internet também facilitou. Afinal, você já deve ter ouvido falar de sites que compram milhas de quem não vai utilizá-las, certo?

Como esse benefício não é cumulativo, ele pode facilmente vencer sem que você nem perceba. Assim, se você estiver precisando de uma renda extra e não tiver a pretensão de viajar nos próximos tempos, não deixe de se informar a respeito dessa negociação.

6. Transformando sua casa em AirBnb

A economia colaborativa é uma tendência mundial, cujo foco é facilitar a troca de produtos e serviços, baseando-se em um modelo de comércio justo. A ideia é que, por meio da internet, as pessoas consigam oferecer algo que elas têm e que possa ser útil para outras.

Um dos exemplos de maior sucesso desse modelo é o Airbnb. Esse é um sistema de hospedagem, em que as pessoas abrem as portas de suas próprias casas para os turistas. Nesse sentido, você pode optar por alugar apenas um quarto ou o espaço inteiro.

Esse modelo de hospedagem traz benefícios tanto para o dono do imóvel, que encontra uma maneira alternativa de renda, quanto para quem aluga e tem a possibilidade de conhecer um local novo. Além disso, esse hóspede terá à sua disposição um local equipado para cozinhar, por exemplo, garantindo alguma economia durante a viagem.

Pensando nessas vantagens do AirBnb, se você tem um espaço sobrando, gosta de receber pessoas e está procurando meios de como ganhar dinheiro em casa, não perca tempo! Tire fotos bonitas do seu espaço e crie seu perfil com uma descrição bem completa no aplicativo.

Caso queira saber como ganhar dinheiro em casa, é importante ter em mente que há diversas maneiras, muitas delas propiciadas pelo uso da internet. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o fato de não trabalhar fora jamais será sinônimo de ociosidade. Mas, para que isso dê certo, é preciso saber administrar o seu tempo e não se render às tentações da procrastinação.

E se você deseja colocar em prática alguma de nossas dicas, também não deixe de se planejar financeiramente! Afinal, a maioria das opções listadas neste post implicam saber empreender individualmente e correr alguns riscos. Portanto, busque poupar dinheiro e reduzir os custos desnecessários sempre que puder. Dessa maneira, você ficará tranquilo em relação às contas e poderá se dedicar integralmente ao seu objetivo!

Se você ficou interessado no assunto e deseja saber como poupar dinheiro, leia também o nosso texto sobre formas de estabelecer uma relação promissora com o planejamento financeiro enquanto se é jovem!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Economia criativa: você sabe o que é esse conceito? A gente explica!

attach_money
Planejamento Financeiro

Confira 9 práticas e hábitos que vão ajudar você a sair das dívidas!

attach_money
Planejamento Financeiro

Saiba o que avaliar no momento de contratar um seguro