Meu Primeiro Carro

Como um consórcio pode ajudar a ampliar minha frota de veículos?

Quer aumentar a frota de veículos da sua empresa? Entenda como o consórcio pode ajudar a concretizar esse objetivo!

Em algum momento, as empresas que trabalham com frota de veículos percebem o quanto é necessário ampliar sua força de transporte. Na maior parte das vezes isso ocorre por bons motivos: crescimento dos negócios. Mas esse processo pode gerar um enorme prejuízo financeiro quando não é bem planejado, impactando negativamente o setor contábil da organização.

Pensando em solucionar esse problema, o planejamento se torna uma etapa essencial para avaliar corretamente as opções de compra. Nesse caso, você sabia que o consórcio pode ser um importante recurso para a aquisição de veículos, auxiliando no avanço do seu negócio? Entenda em que situações é imprescindível começar a se programar e como essa forma de aquisição pode ajudar.

Como funciona o consórcio?

Antes de qualquer coisa, é importante saber o que é o consórcio e como ele funciona. Essa é uma modalidade de crédito para aquisição de bens móveis, imóveis e serviços, em que pessoas físicas ou jurídicas se reúnem em grupos e realizam uma espécie de autofinanciamento. Ou seja, todos pagam mensalmente o valor das suas parcelas formando um fundo comum para adquirir o item desejado.

A ordem das entregas das cartas de crédito são definidas nas contemplações, que ocorrem mensalmente por meio de sorteios ou lances. Todos esses grupos de consorciados são geridos por administradoras devidamente fiscalizadas pelo Banco Central e têm por objetivo a aquisição do bem.

Para realizar a ampliação de sua frota de veículos de forma planejada e com menos impactos financeiros para sua empresa, o consórcio é uma excelente alternativa. Mas talvez ainda esteja se perguntando qual é o momento ideal para planejar esse investimento. Então, entenda como detectar essa necessidade!

Quando ampliar a frota de veículos?

Uma dúvida comum às empresas que têm frotas de veículos é em qual momento realizar a ampliação desses bens. Por isso, saber se planejar é uma saída para não ser pego de surpresa com altos investimentos em situações emergenciais. Conheça algumas circunstâncias em que aumentar a frota será preciso.

Crescimento da empresa

Os negócios estão indo bem, e os pedidos aumentando? Certamente é hora de começar a pensar em expandir sua frota, para que ela comporte o serviço de entrega adequadamente. Afinal, você não pretende deixar de atender os novos clientes devido a falhas de logística, certo? Então, estabeleça um planejamento, avalie esse momento e comece a se organizar.

Expansão da área de atuação

Quando os negócios se expandem — não somente em questão de tamanho, mas também em relação às divisões internas da empresa — é essencial acrescentar novos veículos à sua frota, seguindo a mesma proporção. Além disso, o atendimento a outras cidades ou estados, utilizando a mesma quantidade de automóveis, também prejudica a gestão de entregas, impactando negativamente no seu negócio e provocando a insatisfação dos clientes.

Agilidade nas entregas

Pode ser que sua empresa não esteja com previsões significativas de expansão em relação ao tamanho. Contudo, a maior produtividade e a agilidade nas entregas renderia mais oportunidades de negócios, caso a frota não estivesse atuando em seu limite. Assim, o aumento de veículos pode trazer mais satisfação e eficiência do seu setor de transportes, aumentando a sua rentabilidade.

Quais são as vantagens de utilizar o consórcio?

Agora que você conheceu as situações em que precisa aumentar sua frota de veículos, veja os benefícios de optar pelo consórcio como forma de investir nessa compra.

Flexibilidade

As administradoras oferecem vários tipos de planos onde é possível definir o crédito desejado para a aquisição do bem, o prazo de pagamento e o valor da parcela, de acordo com a melhor opção para as finanças do consorciado. Além disso você pode escolher o modelo de veículo que melhor atender suas necessidades.

Segurança

O consórcio é considerado um investimento de baixo risco, pois, além do contrato que norteia toda a transação, o sistema é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Ainda, o valor do crédito é corrigido periodicamente, a fim de que não haja nenhum prejuízo para o consorciado e ele possa concretizar seu desejo quando for contemplado, mantendo seu poder de compra.

Sem juros

Os custos do consórcio são menores que as demais formas de aquisição de veículos, uma vez que não há cobrança de juros. O que existe é uma taxa de administração, que geralmente tem um valor menor. Ela corresponde a um percentual do valor da carta de crédito que será diluído nas parcelas mensais ao longo do plano e é a forma que a administradora do consórcio é remunerada por gerenciar os grupos.

Sem entrada

Ao contrário de outras formas de aquisição, em que é necessário dar um valor significativo de entrada para realizar a aquisição, no consórcio isso não é necessário. Isso porque, não existe taxa de adesão, ou seja, você parcela o valor total do bem.

Estímulo à economia

Ao fazer parte de um grupo de consórcio, você passa a contribuir mensalmente com os valores previstos em seu planejamento. Esse é um estímulo para transformar uma parte do seu lucro mensal em um investimento com retorno garantido. Por isso, desenvolver o costume de poupar é uma atitude importantíssima para um crescimento sustentável.

Como escolher a melhor administradora de consórcio?

Com todos os benefícios de participar de um grupo de consórcio, ainda existe uma etapa muito importante na hora de fazer sua escolha: definir qual é a administradora ideal. Veja algumas dicas para tomar a melhor decisão!

Pesquise sobre a empresa

O primeiro passo na hora de escolher uma administradora de consórcio é conhecer bem a empresa. Pensando nisso, avalie o seu tempo de mercado, consulte sobre ela no site do Banco Central e também na ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Dessa forma, você terá certeza de que essa instituição está apta a gerenciar os grupos de consorciados e que seu investimento estará mais seguro.

Entenda as características dos planos

Estude a fundo todas as características dos planos oferecidos e entenda corretamente como funcionam as contemplações, os prazos, os valores e reajustes. Além disso, não deixe de comparar as taxas de administração cobradas e faça os cálculos para saber quais encaixam melhor com a receita da sua empresa. Ficando por dentro de tudo o que você está contratando garante o cumprimento de todas as cláusulas.

Avalie o contrato

Leia o contrato e confira se tudo o que foi informado durante as negociações constam nesse registro, pois ele que tem valor jurídico. Tire dúvidas, se for o caso, mas não feche nenhum negócio se não estiver consciente de todos os seus direitos e obrigações. Afinal, uma administradora transparente terá todos as informações necessárias presentes no termo que será assinado.

Analise a qualidade do atendimento

Se você está fazendo um investimento de médio a longo prazo, certamente vai querer ser bem atendido quando achar necessário, concorda? Então leve isso em consideração! Pesquise os índices de reclamações da administradora nos órgãos competentes e nos que você já está acostumado a consultar. Verifique também redes sociais e ligue na central de atendimento para ver como ela funciona.

Expandir o negócio é um momento de alegria, mas que pode se tornar um problema, caso você precise investir no aumento da frota de veículos de imediato, sem um planejamento financeiro. Isso porque o custo impacta diretamente nas receitas da empresa, sendo importante se programar para esse crescimento.

Visando esse preparo com antecedência, o consórcio se mostra como uma excelente alternativa para quem busca realizar uma aquisição mais vantajosa. A partir daí, basta saber escolher uma administradora que seja segura e comprometida com o crescimento do seu negócio.

Quer mais informações sobre como um consórcio seguro pode ajudar a ampliar a frota de veículos da sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!
Simule Seu Consorcio

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.