Meu Primeiro Carro

Conheça 5 dicas práticas na hora do abastecimento de combustível

Você sabe qual é a maneira adequada de abastecer o carro com economia? Então confira no nosso artigo!

As despesas com abastecimento de combustível são provavelmente o maior gasto que temos com o carro, fora as manutenções de emergência. Afinal, é preciso gastar constantemente com esse recurso só para poder usar o carro.

Assim, é fundamental tornar essa tarefa a mais econômica possível, para poupar uma quantidade significativa de dinheiro em longo prazo. Se você quer saber como fazer isso, este post será muito útil! Continue a leitura e descubra!

1. Abasteça com frequência

Você é o tipo de pessoa que espera o carro entrar na reserva para abastecer? O ideal é não deixar o veículo ficar com o tanque muito vazio para passar no posto. Há dois motivos para isso.

O primeiro é que se você tiver algum imprevisto, como um congestionamento, vai acabar com o veículo parado por falta de combustível. Além de ser um grande aborrecimento, a chamada pane seca é uma infração média, passível de multa e remoção do veículo.

Já o segundo está relacionado com a bomba. Quando ela precisa descarregar bastante combustível de uma só vez, há grandes chances de ocorrer falhas.

Por isso, quando o contador mostrar que o tanque está abaixo da metade, comece a buscar um posto para abastecer. Aproveite ainda para calibrar os pneus — o que deve ser feito a cada 15 dias.

2. Encha o tanque de forma adequada

Você já notou que alguns frentistas forçam a bomba de combustível na hora de abastecer? Muitas vezes, essa é uma medida tomada para arredondar o valor da compra, mas que prejudica muito o cânister.

cânister é um filtro que controla principalmente a emissão de poluentes. Quando ele está danificado ou apresenta mau funcionamento causa um alto gasto de combustível, maior emissão de poluentes e até mesmo problemas de desempenho no motor.

Geralmente, a bomba trava quando o tanque do carro atinge a capacidade máxima. Assim, sempre avise ao funcionário do posto que ele deve parar nesse ponto, que é a medida certa de combustível.

3. Evite o calor

O calor é um grande inimigo da economia de combustível, pois tanto o álcool quanto a gasolina evaporam com facilidade, principalmente durante o abastecimento.

Em dias quentes, procure abastecer durante a noite ou logo no início da manhã, quando as temperaturas são mais amenas. Dessa forma, você minimiza a evaporação de combustível na hora que a bomba é retirada do tanque.

Também é importante fugir do calor ao longo do dia, buscando deixar o carro sempre na sombra ou em um estacionamento coberto. Além disso, quando o veículo fica muito quente é preciso usar mais o ar-condicionado, que costuma ser um dos grandes inimigos da economia de combustível.

4. Escolha o tipo de combustível ideal

Para quem tem carro do tipo Flex, ou seja, que roda tanto com álcool quanto com gasolina, é preciso calcular o custo-benefício dos dois combustíveis. Para isso, é possível usar ferramentas como a Calculadora Flex e saber qual recurso está com um preço melhor, de acordo com seu rendimento.

Em relação à gasolina, temos a comum, a aditivada e a premium. A aditivada quase sempre tem um preço bem parecido com o da comum, e a única diferença entre as duas é a presença de substâncias que servem para limpar o motor. Com isso, a gasolina aditivada melhora ligeiramente o rendimento do carro.

Já a gasolina premium tem um preço mais elevado, porém apresenta uma octanagem maior, o que garante alto rendimento. No entanto, nem todo carro pode usá-la — o ideal é conferir no manual do fabricante.

5. Saiba quais são os postos de confiança

Não é muito difícil determinar se vale a pena abastecer em um posto ou não. Isso porque, nesse caso, a aparência dificilmente engana. Estabelecimentos organizados, limpos e que oferecem uma boa variedade de serviços (troca de óleo, lava rápido, entre outros) e lojas de conveniência costumam ser os mais confiáveis.

Postos de grandes franquias geralmente são bons, mas nem sempre a qualidade de duas unidades diferentes será igual. Por isso, se o seu carro se deu bem com o combustível de um determinado posto, abasteça sempre lá.

Alguns postos têm várias lojas, como farmácias, restaurantes e até mesmo lavanderias. Apesar de conveniente, é preciso avaliar o custo-benefício, pois provavelmente eles cobrarão um preço acima da média no combustível.

No entanto, sempre desconfie de postos que cobram um valor abaixo da média, pois eles geralmente vendem gasolina de baixa qualidade, que apresenta um rendimento muito menor.

E por falar nisso, lembre-se sempre de procurar por selos de qualidade do combustível, como certificados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Nem toda gasolina é exatamente igual, mas há um limite legal de álcool que pode ser acrescentado. Se você desconfiar que há mais álcool que o permitido ou outros líquidos — como água e querosene — para aumentar o rendimento, é possível fazer uma denúncia à ANP.

Também é importante verificar a aparência das bombas e outros itens de segurança. É essencial que esses objetos tenham avisos sobre a proibição de fumar perto de líquidos inflamáveis. Isso reforça a imagem de responsabilidade com o cliente.

Além de tomar todos esses cuidados, sempre procure se informar com as pessoas que você conhece sobre os postos da região. Alguém com certeza indicará um posto de confiança, ou ao menos alertará sobre um estabelecimento ruim.

Na estrada, é importante redobrar a atenção na hora de escolher um posto. Isso porque a oferta é menor, e os preços aumentam muito. Sempre saia da cidade com o tanque cheio e procure abastecer em postos localizados dentro de grandes paradas.

Para economizar com o abastecimento de combustível, além dessas precauções, também é importante ficar de olho no filtro, evitar freadas e arrancadas bruscas e usar o ar-condicionado com moderação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, que tal conhecer 7 práticas para que o carro gaste menos? Confira!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 31 de Julho de 2018

abastecimento de combustível abastecimento de combustível

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.