Meu Primeiro Carro

Conheça 5 vantagens de participar de um consórcio de motos

Quer comprar a primeira moto ou trocar a que já tem, mas não pode assumir parcelas altas? Então, conheça o consórcio!

Você sabia que um consórcio de motos possui basicamente as mesmas características de um consórcio de imóveis ou de veículos? Sim, na prática, o que muda é o bem em questão.

Seja qual for o caso, pessoas são reunidas em um grupo com o objetivo de adquirir o que desejam, em um prazo previamente definido, com o auxílio de uma administradora para gerenciar as regras do consórcio.

Devido à facilidade de aquisição e à economia proporcionada, muitos indivíduos têm optado por essa forma de compra coletiva para adquirir a primeira moto ou trocar a que já possuem. Ao parcelar a compra, sem juros, os consorciados programam a aquisição e não prejudicam o orçamento mensal.

Veja, na sequência, cinco vantagens de participar de um consórcio de motos.

1. Planejamento da compra

Adquirir um bem durável, como uma motocicleta, que aumentará o patrimônio e possivelmente será utilizada por muitos anos, requer uma boa dose de planejamento. Mesmo que as motos sejam geralmente mais baratas do que os carros, elas possuem um custo que tem certa relevância no orçamento pessoal ou familiar.

Para não dar um passo maior do que a perna e não contrair dívidas exageradas, o comprador pode programar a aquisição do bem por meio de um consórcio de motos em vez de adquiri-lo por intermédio de empréstimo ou de financiamento.

Ao participar de um grupo, o consorciado possui noção prévia de quanto tempo durará o plano, bem como saberá as condições de sorteio e de lance.

Desse modo, ele pode optar por pagar as parcelas regularmente e esperar a contemplação quando for sorteado ou, então, oferecer um lance para adiantar o recebimento do bem. Com isso, há certa margem de manobra para que o consorciado tome atitudes conforme as próprias necessidades.

Além disso, o consórcio se torna um importante mecanismo de poupança de recursos, que poderiam ser facilmente gastos, caso não fossem destinados para a compra da moto.

2. Economia na aquisição

Independentemente dos cuidados tomados com o bem, os veículos em geral sofrem com a depreciação dos preços. Basta você sair da concessionária com um carro ou uma moto zero-quilômetro que eles vão diminuir de valor.

Imagine, agora, comprar uma motocicleta por meio de financiamento e ter que pagar, em muitos casos, duas ou três vezes mais do que o preço original, só por causa dos juros embutidos. Tal acréscimo, devido a uma dívida financeira, somado à depreciação natural do veículo, resultaria em uma perda significativa para o comprador em médio e longo prazo.

Pelo contrário, a aquisição por meio do consórcio de motos não possui juros, mas somente a taxa de administração da empresa responsável por gerenciar o grupo e assegurar que as entregas dos veículos serão feitas.

Enquanto no financiamento a entrada oferecida pelo consumidor muitas vezes serve só para quitar dívidas com cadastro e toda a parte burocrática da transação, no consórcio não há a necessidade de adiantar um valor excessivo para ingressar no grupo.

Na verdade, o consorciado pagará somente a quantia referente à parcela habitual do plano, conforme o número de meses. Assim, nesse último caso, o uso do dinheiro é mais eficiente e o consumidor passa a ter maior poder de compra.

3. Comodidade do consórcio de motos

Se você já precisou fazer um financiamento, deve recordar que há uma rigorosa análise de documentos até se conseguir a aprovação do recurso para, finalmente, haver a liberação do bem, não é mesmo?

Ao contrário, o consórcio de motos não tem toda essa burocracia. Como os próprios integrantes do grupo vão se autofinanciar, eles devem pagar as respectivas parcelas do plano e, assim, a cada mês haverá um número específico de contemplados.

Embora o consorciado não receba o bem de imediato, ele tem a garantia de que obterá o veículo até o fim do plano, até porque a administradora gerencia o fundo de reserva, justamente para assegurar as contemplações em caso de inadimplência de alguns participantes do grupo.

Ainda assim, o consorciado pode juntar certa quantia e oferecê-la como lance numa assembleia do grupo, para tentar antecipar a obtenção da moto. Desse jeito, cada participante pode gerenciar o seu respectivo consórcio da forma que mais atenda à própria conveniência.

4. Segurança financeira para o comprador

Seja em tempo de bonança ou de crise, é importante reservar parte da renda para formar patrimônio e garantir um futuro tranquilo. Se a pessoa não se preocupa em poupar, é provável que gaste todo o dinheiro que ganha e, com isso, não construa uma reserva de valor.

Como muitas pessoas têm dificuldade para guardar uma parte das receitas todos os meses, algumas encaram o consórcio de motos como uma “poupança forçada”, afinal, é necessário ter o compromisso de pagar uma parcela mensalmente, em troca do benefício de receber uma carta de crédito no valor do bem desejado.

Nesse aspecto, é importante aderir a um consórcio de uma administradora consolidada no mercado e que tenha aprovação do Banco Central do Brasil (BACEN) para atuar. Só assim o consorciado terá a certeza de que será contemplado e de que poderá usufruir do valor poupado.

5. Prazos maiores para pagamento

Uma das grandes vantagens do consórcio de motos é o fato de o comprador poder escolher o tempo mais apropriado para a aquisição do veículo. Sejam 12, 24, 36, 48 meses, entre outras possibilidades, o consorciado pode optar pelo plano que mais se adéqua à própria realidade financeira, sem que a compra programada pese no orçamento.

Além disso, a definição da duração do plano está associada ao valor da parcela, o que também assegura a flexibilidade necessária para se gerenciar as finanças domésticas sem a pressão de um financiamento tradicional.

Como você pode perceber, a compra de uma motocicleta por meio de um consórcio oferece muitas vantagens para o consumidor, que une forças com outras pessoas interessadas pelo mesmo veículo e, assim, potencializa os benefícios dessa modalidade.

Dessa maneira, no final das contas a moto sai por um preço mais barato do que outras formas de compra e o indivíduo pode usar o dinheiro que sobra para outras finalidades.

Quer saber mais como você pode adquirir aquele bem tão sonhado? Baixe, então, gratuitamente o e-book "Guia completo de aquisição via consórcio de veículos" e veja como pode concretizar o seu desejo!

Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos

Simule Seu Consorcio