Meu Primeiro Imóvel

Confira os prós e contras de morar em condomínio com piscina

Você pretende morar em um condomínio com piscina? Veja aqui, em nosso blog, os prós e contras de fazer essa escolha!

Imaginar o imóvel dos sonhos desperta o interesse de planejar cada detalhe da futura moradia, seja por meio de referências de projetos, seja utilizando um aplicativo de decoração. Nesse processo, muita gente considera a possibilidade de investir em um empreendimento que tenha espaços diferenciados.

Você já desejou, por exemplo, morar em condomínio com piscina? Trata-se de uma vontade comum a várias famílias por permitir uma melhora da qualidade de vida. Como toda escolha, no entanto, essa opção também pode envolver pontos negativos que precisam ser avaliados.

Para ajudar, listamos as principais características de um imóvel com piscina. Acompanhe e descubra os prós e contras que podem influenciar sua decisão!

Os motivos para o aumento da procura por condomínios

A vida moderna nem sempre proporciona folgas suficientes para você fazer o que gosta ou curtir a companhia de outras pessoas? Muita gente encara essa realidade e precisa procurar formas de deixá-la mais leve, com um equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer.

Uma escolha que tem favorecido esses grupos é optar por imóveis que têm ambientes variados e de qualidade em suas instalações. Podem ser áreas verdes, academias, quadras esportivas, salões de festa e de jogos, saunas e as famosas piscinas.

O tipo de estrutura oferecida varia de um empreendimento para outro, mas é fato que viver em condomínio traz diversos benefícios além da recreação. Veja abaixo os principais:

- segurança: poder desfrutar do lazer em um local privado mantém os moradores protegidos e livres de preocupações — muitos prédios fornecem segurança reforçada por meio de recursos como portaria 24h, barreiras físicas e sistema de câmeras;
- praticidade: boa parte das necessidades das famílias são atendidas dentro da propriedade, o que evita que precisem sair a todo momento — com tanta praticidade, é possível obter ganhos na forma de economia de tempo e dinheiro;
- conforto: esse benefício é resultado da combinação dos anteriores — afinal, nada gera mais comodidade que o sentimento de segurança aliado à certeza de que você encontrará quase tudo o que precisa a poucos passos de casa.

As vantagens de morar em condomínio com piscina

Água fresca é um remédio para amenizar o desconforto nos dias de verão. Algumas regiões do Brasil, inclusive, têm calor o ano inteiro, o que torna as piscinas indispensáveis. Veja abaixo as principais vantagens de encontrá-las nos imóveis.

Diversão para toda a família

Quem não gosta de praticar natação, dar um mergulho ou apenas relaxar enquanto se refresca? Além de fazer tudo isso nos horários em que achar oportuno, você poderá marcar encontros divertidos com amigos e familiares.

As crianças vão adorar brincar na água e até aproveitar a interação com as demais para fazer novas amizades. Outra opção é planejar jogos em grupo ou simplesmente alongar o corpo, o que é ótimo para manter o sedentarismo bem longe.

Economia de tempo e dinheiro

Com a piscina ao alcance de todos os membros da família, ninguém precisará sair de casa quando surgir a vontade de dar um mergulho. Basta um momento de folga ou um fim de semana tranquilo para chamar o grupo e curtir o atrativo.

O acesso fácil ao lazer é uma das grandes vantagens de casas em condomínios fechados. Nesse tipo de imóvel, os custos e os esforços relacionados aos deslocamentos diminuem, já que não há necessidade de frequentar espaços de fora com tanta frequência. O resultado vem na forma de economia de tempo e dinheiro.

Menor risco de doenças

Ainda que clubes, parques aquáticos e demais estabelecimentos tenham cuidado com a qualidade da água, não há como garantir que esse processo sempre foi feito da maneira correta. Nos condomínios, por outro lado, é mais fácil monitorar os serviços de manutenção e limpeza dos tanques.

Muitos prédios têm procedimentos específicos para o tratamento da água, incluindo descrições dos produtos empregados e as melhores práticas de higienização. Isso confere maior segurança às pessoas que frequentarão o local, evitando problemas de saúde (micoses, irritações nos olhos etc.).

Valorização do imóvel

Empreendimentos equipados com o melhor do lazer tendem a ficar em evidência no mercado. Afinal, da mesma forma que atraíram seus proprietários por conta dos diferenciais, também vão chamar a atenção de possíveis compradores, caso o bem seja colocado para venda ou locação.

No momento de anunciar e divulgar a proposta, pode ser bem vantajoso descrever a estrutura do imóvel e seus diferenciais. Isso inclui a presença de uma piscina e demais elementos relacionados, como área de churrasqueira, deck, entre outros.

As desvantagens de ter piscina no condomínio

Algumas situações podem prejudicar a experiência dos moradores, principalmente quando envolvem o uso de um espaço tão adorado por diferentes públicos. Confira, a seguir, fatores que podem ser considerados desvantagem ao morar em condomínio com piscina.

Menos privacidade

Nem todo mundo gosta da ideia de compartilhar o mesmo espaço com pessoas que não são da família ou do próprio círculo de amizades. Pois é isso que ocorre, muitas vezes, na rotina de um condomínio, visto que cada morador define seus horários para visitar as áreas comuns.

Em outras palavras, você terá que se acostumar com a possibilidade de encontrar os vizinhos (de porta ou de outros andares) algumas vezes, quando frequentar a piscina. Não será como a privacidade de uma casa unifamiliar e com terreno isolado de outras construções.

Maior taxa de condomínio

A presença de diversas áreas de lazer aumenta as despesas para manter a estrutura do prédio em excelentes condições. Os gastos com serviços de manutenção, portanto, são repassados aos moradores, que precisam colaborar para garantir a conservação de cada ambiente.

Vale lembrar, porém, que os custos são divididos de maneira proporcional entre os proprietários dos imóveis. A dica é sempre avaliar os diferenciais existentes no empreendimento de seu interesse, de modo a conhecer os valores necessários para pagar as taxas.

Barulho e movimento

Água e aglomeração de pessoas é a receita para muita diversão. No entanto, esse tipo de agito e seus ruídos podem incomodar aqueles indivíduos mais calmos, que valorizam o sossego. Em todo caso, é importante ter o mínimo de tolerância para que a convivência não fique ruim.

Uma saída para amenizar o barulho é escolher unidades distantes das áreas de lazer. Assim, se a piscina fica no térreo, priorize apartamentos localizados em andares mais altos. Outro cuidado crucial é observar se as regras para uso do espaço estão sendo respeitadas, informando ao síndico se houver problemas.

E então, conseguimos ajudar você a pesar os prós e contras de morar em condomínio com piscina? Faça uma boa reflexão sobre cada ponto apresentado e, se possível, mostre-os a seus familiares. Dessa forma, todos conseguem dar opiniões e apontar o melhor caminho.

Agora, já que falamos de opções de moradia, venha conhecer os principais direitos do inquilino para eliminar dúvidas recorrentes sobre locação!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.