Meu Primeiro Imóvel

O que fazer para investir na valorização do imóvel?

Quer valorizar seu imóvel para aumentar as chances de venda ou locação? Então confira as dicas que preparamos!

Conseguir um bom preço: esse é o principal objetivo de quem se propõe a vender ou alugar a própria casa, certo? Mas o que fazer para tentar garantir uma boa negociação quando você não é um profissional do ramo imobiliário? Pois saiba que existem sim algumas providências a tomar para assegurar a valorização do imóvel!

Por meio de algumas atitudes e investimentos simples, é mais que possível deixar seu apartamento ou sua casa muito mais interessante e agradável para o público, aumentando as chances de receber boas propostas. Confira as dicas que preparamos!

Realize manutenções preventivas

Cuidar da manutenção: essa atitude deve ser adotada antes de anunciar a venda ou o aluguel, ok? Tomar algumas precauções e fazer as devidas manutenções preventivas são investimentos essenciais para ter um bom retorno pelo seu patrimônio.

Pia rachada, piso estilhaçado, infiltração, mofo, vazamento, falha elétrica e problemas hidráulicos são elementos que desvalorizam qualquer residência, afetando negativamente a decisão de possíveis interessados. Lembre-se: assim como os carros, imóveis exigem revisões periódicas para garantir sua durabilidade.

Se você mora na casa ou no apê com sua família, cuide para que todos ajudem a conservar os ambientes, desde as estruturas até aqueles componentes mais decorativos, como móveis e objetos de uso diário. Cada um fazendo sua parte, o resultado vem muito mais fácil.

Dê atenção especial à fachada

O ideal é nunca negligenciar os cuidados com a fachada da casa. É claro que essa prática fica bem mais difícil se for um apartamento, mas não custa nada ao menos conversar com o síndico caso observe que prédio está com uma carinha desleixada, não acha?

Por mais que o interior da propriedade esteja apresentável, um possível comprador pode facilmente desistir do negócio se a parte externa não estiver à altura. Calçadas, muros e portões estragados ou pichados, por exemplo, podem passar a impressão de que o local é perigoso, mesmo que a realidade não seja bem essa.

Tenha em mente que, positiva ou negativa, a frente e as laterais da residência geram uma primeira impressão. Por isso, é mais que recomendável investir em melhorias, desde o plantio de plantas e flores a renovação da pintura e atualização da iluminação. Cuide desses fatores externos para valorizar sua residência!

Priorize cores e tonalidades neutras

Outra dica ao mesmo tempo simples e eficiente para assegurar a valorização do imóvel é dar algumas demãos de tinta em cores neutras pelas paredes. Pode acreditar: casas pintadas com tons muito chamativos ou escuros tendem a causar estranheza em muitas pessoas, sabia?

Pensando mais uma vez na primeira impressão, o ideal é apostar em cômodos que sejam predominantemente claros, pintados de branco, creme ou de um cinza bem clarinho. Essas tonalidades iluminam os ambientes e dão a eles um aspecto vívido, além de ajudarem a economizar com energia elétrica por refletirem melhor a iluminação natural.

Cuide do jardim e do quintal

O mesmo zelo com a fachada vale também para os jardins e quintais. Se não estiverem bonitos e conservados, você corre o risco de causar má impressão nos interessados, afastando a possibilidade de receber ofertas realmente compatíveis com os benefícios e a metragem da sua residência.

Se o que antes era uma área arborizada e florida acabou se transformando em um matagal ou em depósito de entulhos, é hora de mudar. É preciso deixar esse espaço impecável para não passar uma impressão de abandono e desleixo. Sabia que muita gente pode achar que isso é sinal de outros problemas com o resto da casa? Você não vai deixar que um matinho crescido reduza o interesse pelo seu imóvel, não é?

Mantenha o imóvel limpo e organizado

Na medida do possível, procure deixar a casa sempre limpa e organizada para facilitar quando precisar receber a visita dos corretores com seus clientes ou fazer fotografias para anúncios imobiliários. Lembre-se, afinal, de que o visual conta muito nessas horas.

Armazene tudo o que não usa no dia a dia, arrume as camas e tire o lixo com frequência. Passar um paninho com desinfetante perfumado também pode fazê-lo ganhar pontos com os interessados, pois passa uma sensação de frescor e higiene logo que as pessoas entram nos ambientes.

Pague as contas e resolva pendências

O IPTU e quaisquer outras tarifas pertencentes ao imóvel devem estar todas pagas. Pense que o interessado pode pesquisar se há alguma pendência com a prefeitura ou o estado referente ao imóvel. Se existirem irregularidades, ele provavelmente não vai querer fechar negócio. Para não correr esse risco, deixe tudo em dia e cuide da documentação a fim de cumprir a legislação e ganhar credibilidade no mercado.

Reforme a cozinha com foco na valorização do imóvel

Uma reforma na cozinha sempre traz retornos positivos para a valorização do imóvel. E não é para menos, afinal, muita gente sabe que esse tipo de reparo pode se transformar em um verdadeiro tormento. Nesse sentido, já que vai investir na obra, é importante escolher itens de boa qualidade, desde o balcão de pedra aos acessórios de aço inoxidável.

Só vale fazer aqui uma ressalva: se sua casa for muito pequena, gastar demais na cozinha pode não gerar o retorno esperado. Nesse caso, desde que o cômodo não esteja muito ultrapassado, uma boa pedida é fazer atualizações estéticas simples. Se a bancada, a pia e os azulejos estiverem em plenas condições de uso, que tal revesti-los com tinta eletrostática para dar um acabamento esmaltado ou metálico? E nada de eliminar armários! Basta recauchutá-los para dar uma nova aparência e consertar eventuais defeitos, como falta de puxadores ou gavetas que não fecham totalmente.

Renove também o banheiro

Outro cômodo da casa que sempre merece um cuidado especial é o banheiro. É importante atualizar as bancadas, instalar novos registros e torneiras, limpar ou pintar os rejuntes. Só tome cuidado para não fazer escolhas muito extravagantes, ok? Dê preferência a artigos clássicos para não ter erro.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, a valorização do imóvel não demanda necessariamente grandes investimentos. Basta ter cuidado e carinho com seu patrimônio, avaliando periodicamente as condições dos cômodos para, quando preciso, reformar a casa!

Por fim, é importante destacar que essas práticas não são indicadas somente para quando se quer vender a casa. Pense bem: os cuidados com o imóvel são essenciais para gerar conforto e bem-estar para você e sua família agora, já, hoje, neste momento. Quer viver bem? Então cuide do que é seu!

Se você está nessa fase de desejar mudar de casa para melhorar o padrão de vida da sua família, aproveite para baixar nosso eBook e aprender a adquirir seu segundo imóvel!
Guia De Compras Como Adquirir Seu Segundo Imovel Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.