Como saber se esse é o momento de comprar um imóvel?

Entenda, neste post, quando comprar um imóvel é um bom negócio e como analisar o panorama econômico de maneira geral.
  • Atualizado em September 24, 2021
  • Publicado em September 24, 2021
  • Seu imóvel

Ao considerar as incertezas de um negócio tão importante é natural ter receio sobre o momento de comprar um imóvel. De fato, são vários fatores que precisam ser colocados na ponta do lápis para garantir não só a qualidade de vida na nova casa como também a organização financeira no futuro.

Vale destacar que, em situações de crise, o setor consegue se reinventar com soluções que se encaixam com o perfil dos compradores. Um bom exemplo disso é que aumentou consideravelmente a busca por casa amplas por conta do trabalho remoto.

Quer saber mais? Vamos tirar suas dúvidas sobre como identificar o momento de comprar um imóvel.

Avalie o momento de vida

Mesmo em momentos desafiadores de crise, o mercado de imóveis continua com grandes movimentações porque muitas pessoas decidem quando é a hora certa de realizar o sonho de uma casa própria. Vale avaliar que isso não acontece da noite para o dia, pois um passo tão importante é dado a partir de um planejamento que pensa em longo prazo para que as finanças não sejam comprometidas.

Dessa maneira, o primeiro passo é considerar o seu momento de vida. É necessário mudar de casa? Você vai se casar? A família vai aumentar? Sonha com um apartamento maior? Independentemente de qual for a razão, reflita se essa decisão se encaixa com suas condições atuais e futuras de maneira organizada e consciente.

Essa autoavaliação é muito importante para evitar o impulso de escolher um lugar que não atenda às suas necessidades e acabe maior do que as suas possibilidades financeiras.

Pesquise a conjuntura econômica

São raros os casos em que um imóvel é comprado à vista. Muitas vezes, essa opção não é vantajosa para o comprador, pois representa o desembolso de uma grande quantia, sendo que, depois de adquirir a propriedade, é preciso se programar para uma série de custos relacionados com reforma, mudança até as condições de contrato.

Em função disso, é interessante pesquisar a conjuntura econômica, que representa a análise do passado recente da economia e suas tendências futuras. Ao ter uma noção sobre o assunto, além de identificar seu melhor momento de vida, fica mais simples saber se a conjuntura econômica favorece a concorrência entre as construtoras que é fundamental na busca por melhores condições.

Fique de olho na valorização

A valorização da compra de imóveis adquiridos principalmente nos momentos de crise é uma questão abordada frequentemente. De fato, o setor soube administrar bem as incertezas desse cenário trazido pela pandemia do Coronavírus e destacou os baixos riscos de fazer um investimento imobiliário durante esse período.

Isso acontece por conta da estabilidade histórica do setor que reconhece as boas condições. Por exemplo, um imóvel bem localizado, com estrutura e construído por uma construtora de credibilidade tem seu valor de mercado reconhecido, não importa qual seja a situação econômica de maneira geral.

Ou seja, o seu papel é buscar por uma opção de imóvel que atenda às suas necessidades, se encaixe no momento de vida, esteja dentro das condições de pagamento e se torne interessante para o mercado caso seja necessário vender no futuro. Enxergue com um olhar estratégico de como outras pessoas identificam também as qualidades gerais para tornar a compra um investimento.

Detalhe as opções de pagamentos

As condições de pagamento são determinantes para saber se é o momento de comprar imóvel. Durante os momentos de crise, os comentários do setor são de que existem mais imóveis disponíveis para a venda. Como resultado, aumentam as chances de encontrar a casa ou o apartamento dos seus sonhos com ofertas interessantes.

Mesmo em tempos em que a economia está mais confiável, comprar um imóvel requer planejamento. Antes de dar esse passo, é interessante não ter dívidas acumuladas e se preparar para fazer os pagamentos sem dificuldades.

Mantenha o controle das finanças de maneira geral, tenha cuidado com parcelamentos muito extensos no cartão de crédito e se prepare para a fase de organização da casa nova. Sem contar que se você encontrar uma oportunidade única para compra, precisa estar alinhado para realizar um bom negócio rapidamente.

Afinal, essas condições extraordinárias costumam desaparecer em um piscar de olhos. Mas, para evitar arrependimentos, é fundamental que tudo fique detalhado com antecedência, como o tipo de imóvel, a localização e a média de preço. Só assim será possível fazer um excelente negócio com as ferramentas que estão disponíveis e enxergar as soluções de maneira estratégica.

Pense nos seus objetivos

Ter um imóvel representa o aumento da autonomia na vida de qualquer pessoa. Outro ponto de destaque é que ter uma casa própria permite tornar cada detalhe personalizado com reformas e outros ajustes decorativos que fazem a diferença no bem-estar. A segurança de um lar permanente também conta muitos pontos no pontapé inicial de tirar sonhos do papel.

Para saber se é o momento de comprar um imóvel, todas as dicas devem ser avaliadas cuidadosamente. Esse tipo de investimento precisa acontecer conforme os seus objetivos e atropelar etapas pode trazer uma série de prejuízos. No entanto, não existem regras, tudo varia conforme as condições encontradas e suas expectativas em relação ao mercado.

Uma boa sugestão é participar de um consórcio imobiliário para comprar seu imóvel à vista após obter a carta de crédito.

Esse período preparatório é muito importante para fazer uma aquisição segura e de acordo com seu orçamento.  Conheça os benefícios do consórcio imobiliário!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

home
Seu imóvel

Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!