Planejamento Financeiro

Capital segurado: entenda o conceito e os impactos para um seguro

O que é capital segurado? Como ele se relaciona aos seguros de modo geral? Leia o nosso post e tire as suas dúvidas!

Apólices de seguro são comercializadas diariamente, mas as pessoas ainda mantêm algumas dúvidas sobre alguns termos específicos. Buscar o entendimento sobre essas nomenclaturas é um meio eficiente de garantir a contratação do melhor serviço possível.

Pensando nisso, preparamos este post especial sobre um dos termos mais citados em contratos do tipo: capital segurado. Tem dúvidas sobre o assunto e quer saber como ele se relaciona com os sinistros? Então, siga a leitura!

O que considerar ao contratar um seguro?

Cada tipo de seguro tem um custo variável. Contudo, é essencial entender que isso não tem a ver unicamente com os diferentes tipos de cobertura, mas se relaciona, também, a diversos outros quesitos que afetam a cotação, como o número de ocorrências de sinistro.

Essa taxa de incidência, tal como a análise do perfil específico de cada cliente, influenciará diretamente nos valores finais repassados ao segurado. Além disso, outro ponto de atenção é que cada seguradora determina os seus próprios critérios, o que influencia os preços.

Assim, questões como modelo e ano do carro, além da franquia escolhida pelo cliente, são critérios significativos. O seu veículo fica muito tempo estacionado na garagem? Isso também interfere no valor final, já que todas essas ocorrências, reunidas, ajudam a seguradora a estabelecer o tipo de uso básico do automóvel.

Por fim, o perfil do condutor é outro ponto de atenção importante. Indivíduos que se comportam de maneira arriscada ao volante têm mais chances de se envolverem com acidentes. Isso faz com que essas pessoas tenham que pagar valores maiores. Outros critérios fundamentais são:

- idade;
- estado civil;
- número de condutores do mesmo veículo.

Quando falamos em seguro de patrimônio também se leva em consideração qual o seu uso, ou seja, se a casa é de moradia habitual ou de veraneio, ou no caso de uma empresa, se ela é um escritório ou uma fábrica.

O que é capital segurado?

Capital segurado é o valor máximo da apólice que o segurado tem direito a receber caso ocorra um sinistro — um acidente que cause danos ou prejuízos a um bem que esteja coberto por um seguro. Assim, todos os danos que estejam cobertos pela apólice são diretamente indenizados ao contratante.

A indenização a ser recebida pode ser correspondente ao valor integral ou a uma porcentagem do seu capital segurado, dependendo da ocorrência e do tipo de cobertura acionada. Por isso é importante observar seu contrato.

Como escolher uma seguradora?

Algumas dicas são valiosas na hora de escolher uma seguradora que se adeque às suas preferências. A primeira delas é garantir que você esteja contratando uma corretora de seguros devidamente credenciada.

A partir disso, solicite uma cotação de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Avalie bem os planos disponíveis e as coberturas para escolher a melhor alternativa para você.

Analise também a transparência e reputação da empresa. Com uma seguradora confiável você evita dores de cabeça ao garantir que o serviço é o melhor possível.

Também é importante contar com a ajuda de um corretor para auxiliar você a entender suas necessidades e encontrar o produto ideal para você.

Percebeu como o capital segurado tem um papel importante na aquisição da apólice? Ao compreender bem o conceito, você ganha conhecimento de causa para entender as vantagens que obtém ao contratar um serviço oferecido por uma administradora confiável e de renome no mercado.

Gostou deste artigo e quer continuar se informando? Então, aproveite a visita e leia o nosso post sobre taxas de consórcio!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.