Planejamento Financeiro

Cashback: conheça e economize com essa novidade

Entenda o que é cashback e como ele pode ajudar você a economizar nas suas compras online.

Hoje em dia, a concorrência entre lojas de todos os segmentos é muito grande, principalmente quando falamos de e-commerce. Em decorrência disso, as lojas buscam criar diferentes mecanismos para atrair a atenção do cliente. O cashback é um deles.

Se você deseja saber mais sobre esse sistema e quais são suas principais vantagens, continue a leitura e confira o post que preparamos sobre o assunto!

O que é cashback?

Cashback, em inglês, significa dinheiro de volta, e é exatamente isso o que acontece. Os sites especializados em cashback contam com lojas parceiras. Assim, toda vez que uma pessoa compra em uma dessas lojas, ela recebe o reembolso de uma porcentagem da compra.

Para obter o dinheiro de volta, é preciso seguir os seguintes passos:

- cadastrar-se em um site de cashback;
fazer compras em uma loja online parceira do site;
- ter a compra confirmada — ou seja, o dinheiro será retornado quando você já tiver recebido seu produto.

O site avisa por e-mail quando a compra é confirmada. Caso isso demore muito para acontecer, é necessário encaminhar a nota fiscal eletrônica da compra para o suporte.

Quais são e como funcionam os sites de cashback?

No Brasil, o pioneiro no segmento e mais importante site de cashback é o Méliuz, parceiro de gigantes do e-commerce, como Sephora, Saraiva, Casas Bahia, Netshoes e Lojas Americanas.

Outra conhecida plataforma é o MyCashback. Além deles, existem sites estrangeiros que funcionam no Brasil, como o Cashback World. Esses sites funcionam oferecendo tanto cashback quanto cupons de desconto, e é possível usar os dois benefícios simultaneamente.

Em todas essas plataformas, é preciso acumular um valor mínimo em créditos de cashback antes de realizar a transferência para a conta, o que incentiva o cliente a comprar mais nas lojas parceiras. No Méliuz, esse valor mínimo é R$ 20, e é possível ganhar ainda mais dinheiro indicando amigos — mas para receber o benefício, eles também precisam fazer compras nos e-commerces parceiros.

Por que aderir ao cashback?

As vantagens de utilizar sites de cashback são muitas. A seguir, listamos algumas para você. Confira!

Oferecem desconto duplo

Como em alguns casos o cashback pode ser utilizado simultaneamente com cupons, você pode receber 2 descontos. Assim, os produtos saem por um preço muito melhor.

Muitas vezes, queremos um produto, mas ele é um pouco mais caro que o nosso orçamento máximo. Esse pode ser o empurrãozinho que faltava para fazer a compra!

Incentivam compras online

O cashback é um incentivo para fazer mais compras online. Isso tem suas vantagens, pois não é preciso sair de casa, enfrentar shoppings ou ruas cheias de compradores, pagar estacionamento, entre outros.

As compras pela internet têm crescido entre todas as faixas etárias, principalmente devido à rapidez, praticidade e facilidade de consulta a todo o acervo da loja.

São ótimos para produtos caros

A porcentagem do cashback costuma ficar entre 3% e 10% do valor da compra. Sendo assim, se você adquirir um produto de valor elevado, como uma geladeira ou uma máquina de lavar, o cashback também será alto.

Na hora de comprar um novo aparelho celular ou mobiliar a casa, esse recurso pode fazer uma grande diferença.

Oferecem preços melhores

É possível pesquisar, entre os parceiros da plataforma de cashback, qual oferece o melhor preço para um produto. Isso porque o site faz parceria com vários e-commerces do mesmo segmento.

Por exemplo, na hora de comprar um cosmético, é possível escolher entre algumas das maiores lojas do ramo no Brasil, como Sephora, Época Cosméticos, Ikesaki, entre outras.

Têm garantia de confiabilidade

Muitas pessoas ainda têm medo de comprar em lojas online, preocupadas com fraudes. No entanto, e-commerces que fazem parcerias apresentam muito mais chances de serem seguros e confiáveis.

É como se o site de cashback garantisse a idoneidade da loja, arriscando sua própria imagem caso ela seja problemática para os clientes.

Contam com múltiplos segmentos

Lojas de roupas, cosméticos, eletrônicos, móveis, decoração e muitos outros segmentos aderiram a esse sistema de vantagens para o cliente.

Beblue, outra plataforma de cashback, tem como parceiros postos de gasolina, lojas físicas e até mesmo pizzarias.

São gratuitos

A internet está cheia de serviços que oferecem vantagens, mas muitos são pagos. Não é o caso dos sites de cashback. Neles, basta informar seu e-mail, criar uma senha e inserir seus dados para depósito.

Também é possível fazer parte do cadastro pelo Facebook, o que facilita ainda mais. Por isso, vale a pena se cadastrar, mesmo que você não faça compras pela internet com frequência.

Fazem promoções

Muitas vezes, os sites de cashback promovem eventos que duram poucas horas. Nessas ocasiões, eles oferecem uma porcentagem maior de dinheiro de volta em algumas lojas. Essa porcentagem pode chegar a até 40%.

É interessante ficar de olho caso você esteja precisando comprar algum produto com um preço mais alto, pois a economia pode ser enorme.

Por que oferecer vantagens gratuitamente?

Depois de conhecer todas essas vantagens, você provavelmente está se perguntando qual é a fonte de renda dos sites de cashback. Afinal, eles dão dinheiro para as pessoas — ainda que às vezes sejam valores baixos — pelo simples fato de elas terem feito compras.

A verdade é que o dinheiro repassado ao consumidor, bem como os valores para manutenção do site e lucros, vem das empresas parceiras. Oferecer vantagens gratuitamente faz parte da estratégia de marketing dessas empresas.

Assim, em vez de gastar toda sua verba de marketing em anúncios, que muitas vezes são ineficientes ou apresentam pouco retorno, as empresas optam por oferecer vantagens reais, que ajudarão a fidelizar o consumidor.

Outra forma de fazer isso, além de devolver parte do dinheiro gasto na compra, é dar produtos de graça em ocasiões especiais. Por exemplo, no último Natal, a chinesa Paganini Watches distribuiu relógios e óculos de sol gratuitos para o mundo todo — apenas era necessário pagar a taxa de entrega.

Essas estratégias de marketing assumem que, ao dar um benefício diferenciado ao cliente, ele mesmo fará a divulgação pela empresa, recomendando-a nas redes sociais e para as pessoas que conhece.

Se você gostou de saber mais sobre o cashback, que tal ver nossas dicas para evitar erros no planejamento financeiro? Aproveite e assine nosso canal no YouTube para encontrar conteúdos úteis e interessantes como este!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 18 de Junho de 2018

cashback cashback compra online compra online

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.