Planejamento Financeiro

Como ocupar seu tempo ocioso e ser mais produtivo?

Está com tempo livre e quer aproveitá-lo ao máximo? Então, confira as dicas que reunimos neste post.

Trabalho, estudos, família, amigos, relacionamentos e lazer. São tantas eventualidades, tantos compromissos e demandas que é quase impossível surgir um tempo ocioso e, quando ele vem à tona, nós queremos logo preenchê-lo.

Nessas horas, algumas pessoas reclamam do tédio nas redes sociais e outras pedem dicas de como tornar esse momento mais produtivo.

Se você está vivendo esse dilema, este conteúdo pode ajudá-lo. Reunimos algumas pequenas práticas para organizar sua rotina e deixá-la mais proveitosa. Confira!

Limpe a caixa de entrada do seu e-mail

Está à toa no sofá? Você pode aproveitar esse momento para limpar e ordenar a caixa de entrada do seu e-mail. Se ela estiver lotada, pode ser impossível fazer tudo de uma vez, mas diminuir o volume já ajuda muito.

Você pode colocar marcadores nos e-mails recebidos, e compilar arquivos interessantes por tags (pessoal, trabalho e projetos).

Por fim, sua caixa de spam pode ter mensagens relevantes, que o seu provedor tenha direcionado errado. Poucos minutos são suficientes para verificar alguns e-mails importantes e colocá-los na sua caixa de entrada.

Comece um diário

Ainda que a escrita não seja muito sua praia, vale a pena se empenhar um pouquinho. Cuidar do diário é bastante produtivo. Você exercita a caligrafia, expõe ideias e sentimentos e relata seu dia sem censura para que no futuro possa saber o que pensava no passado.

É um passatempo e tanto. Basta pegar um caderno em branco, marcar a data na página e escrever tudo que você quiser sobre o seu dia. Você verá que esse exercício mental pode melhorar seu autoconhecimento, servindo de inspiração para novas ideias. Grandes cientistas e intelectuais costumam escrever em diários. Por que não aproveitar seu tempo ocioso para estrear um?

Reaproveite os alimentos

Que tal fazer receitas com as sobras de alimentos? Diminuir o desperdício ajuda seu bolso com menos idas ao supermercado e à feira. Até mesmo aquelas partes que você jogava fora, como a casca de banana e as folhas da couve-flor, podem se transformar em pratos saborosos. Existem diversos conteúdos na internet sobre alimentação sustentável que ensinam fazer bolos, farofas, salgados e sopas com coisas que seriam jogadas fora.

Ainda assim, se sobrar algo que não seja possível colocar em receitas, você pode utilizá-lo em uma composteira para adubar plantas de vaso ou uma horta em casa — mais uma tarefa para aproveitar o tempo!

Inscreva-se em um curso online

Existem diversas oportunidades para aprender na web. Você pode se inscrever em plataformas de cursos online e emitir seu certificado em PDF. Um tempo de duas a três horas pode ser suficiente para adquirir conhecimento em áreas que sejam de seu interesse.

Além disso, existem inúmeros e-books e tutoriais em vídeo que são grátis. Alguns profissionais renomados utilizam ferramentas de live no Instagram e no YouTube para dar dicas rápidas sobre vários assuntos, como edição de imagens (fotos e vídeos), codificação em HTML, uso de planilhas eletrônicas, investimentos financeiros (tema que está em alta no momento) ou para ensinar novos idiomas.

Desenvolva seu hobby

Na correria do dia a dia, muita gente tem deixado de lado as coisas que gostam de fazer nas horas vagas. Logo, a melhor maneira de aproveitar as horas livres é aperfeiçoar um hobby, como consertar objetos, pintar um quadro, fazer jardinagem, praticar artes marciais, tocar algum instrumento musical, entre outras possibilidades.

Limpe sua casa

Você pode usar o tempo livre para limpar e organizar sua casa, livrando-se de qualquer lixo e arrumando os cômodos da sua casa. Tire pó de objetos e faça uma boa limpeza em tudo que puder para deixar o ambiente mais aconchegante e convidativo. Não é para fazer uma faxina que dure o dia todo, mas sim dedicar uma hora ou duas para não acumular tarefas de casa.

Livre-se de algumas coisas que não usa

Essa recomendação é importante e, embora pareça um pouco chata de fazê-la, vale muito a pena. Dependendo do seu estado de espírito, essa atividade pode ser bastante divertida e recompensadora.

Já pensou em passar um pente fino no seu armário, bolsa, carteira ou mochila? Juntamos tantos papéis, bugigangas e trecos que às vezes é melhor reduzir esse lixo. Além da limpeza necessária, que tal olhar seu guarda-roupa com atenção? Certamente você encontrará peças que podem ser doadas ou vendidas.

Exercite-se

Os exercícios físicos amenizam a fadiga e o cansaço, espantando o sedentarismo. Eles são excelentes para aproveitar seu tempo ocioso. Uma movimentação moderada libera endorfina e serotonina ( hormônios da felicidade), que dão bem-estar imediato e melhoram o sono.

Existem diversos meios de se exercitar em casa, basta acessar algum vídeo no YouTube para acompanhar as orientações do treinador, ou baixar um aplicativo de exercícios no seu celular. Além disso, é possível solicitar assessoria esportiva online — opções não faltam!

Leia um livro

A leitura é uma das formas mais eficientes de aprimorar os conhecimentos sobre um determinado tema. Há sempre livros novos e interessantes saindo no mercado, escritos por especialistas, gurus e profissionais de todas as áreas possíveis.

Reserve um tempinho para criar uma lista de autores e obras que você gostaria de ler. Assim, quando chegar o momento da leitura, não demorará muito para se decidir.

Faça chamadas de vídeo com amigos e família

Ficar em casa ou em outro lugar sem fazer nada não significa se afastar de todo mundo. Você pode manter o contato e matar a saudade de pessoas queridas graças às ferramentas da internet. Caso você queira ir além de mandar mensagens de texto, faça chamadas de vídeo, para ter maior proximidade.

Aliás, é possível montar um grupo com até oito pessoas em uma mesma chamada no WhatsApp. Assim, você fala com todos em simultâneo, conta (e ouve) as novidades, descontrai um pouco e ri bastante.

Viu só como a nossa vida não se resume em otimizar o tempo no trabalho? Também temos que tirar proveito do tempo ocioso em casa ou em qualquer outro local. O segredo está em deixar a TV e as redes sociais de lado para fazer algo que beneficie nosso corpo e mente.

Gostou deste conteúdo? Quer reservar um tempinho para saber como realizar seus sonhos de vida? Então, baixe nosso e-book sobre educação financeira pessoal.
Realizando Sonhos De Vida Qual E O Seu Sonho E O Que Fazer Para Realiza Lo Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 17 de Junho de 2020

tempo ocioso tempo ocioso ser produtivo ser produtivo ser mais produtivo ser mais produtivo

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.