Planejamento Financeiro

Compras de dia dos pais: confira os cuidados para não perder o controle financeiro

Quer sair das compras de dia dos pais sem aquela sensação de descontrole financeiro? Veja algumas dicas importantes!

 Ao longo do ano, nós nos deparamos com algumas datas mais do que especiais e que, portanto, merecem ser devidamente celebradas. No segundo semestre, é chegado o momento de demonstrar todo nosso amor e carinho a uma das pessoas responsáveis pela nossa formação: nossos pais. Mas assim como acontece no dia das mães, surge a dúvida: como fazer compras de dia dos pais sem comprometer o orçamento?

Essa pergunta ganha ainda mais força durante os momentos financeiros mais delicados. A seguir, fique por dentro de todos os cuidados necessários para presentear seu pai sem prejudicar suas finanças pessoais!

Compras de dia dos pais

Quando a pessoa a ser presenteada faz parte de nossas vidas, nós tendemos a achar que o presente escolhido nunca demonstrará tudo o que sentimos por ela. Por conta disso, muita gente se empolga e substitui a ideia inicial de presente por outra, geralmente mais cara.

O principal receio dos filhos consiste na possibilidade de serem mal interpretados pelos pais. Não tenha dúvida: por mais que seu pai diga o contrário, é quase certo que ele espera receber algo que marque a data. Ao mesmo tempo, também é verdade que ele não deseja ser uma das causas de transtornos financeiros dos filhos.

Para resolver o impasse, basta ter em mente que o presente ideal será aquele que cause uma boa surpresa sem prejudicar o planejamento financeiro. Interessado em conquistar essa equação mágica? Confira, na sequência, as dicas imperdíveis que selecionamos para você!

Cuidados necessários para não perder o controle financeiro

Entre as diversas medidas que você pode colocar em prática, a fim de presentear seu pai e manter o controle financeiro em dia, concentre-se nestas:

Pesquisar muito antes de comprar

Presencialmente, a tarefa de pesquisar um presente pode se tornar árdua e extremamente cansativa. Mas para sua sorte, o e-commerce nunca fez tanto sucesso. Isso significa que existe um número cada vez maior de lojas virtuais disponíveis na web. O melhor de tudo é a versatilidade, já que podemos encontrar produtos dos mais variados segmentos.

Para tanto, tudo o que você precisa ter em mãos é um computador ou smartphone. Antes de começar a pesquisa, entretanto, lembre-se de reservar um dia e horário específicos para efetuá-la. Esse detalhe faz muita diferença, pois a qualidade da busca está diretamente ligada ao tempo empregado nela.

Então, em vez de realizar uma rápida busca nos minutos finais do almoço, por exemplo, opte por uma procura que renda os melhores resultados. Pesquisar com calma também é fundamental para conhecer as melhores alternativas quanto ao que comprar para seu pai.

Usar a criatividade para a escolha do presente

Ao começar a pesquisa, você pode se surpreender com uma ampla variedade de presentes interessantes. Com uma busca cuidadosa, você será levado de um site a outro e terá muito mais opções de escolha. Para não errar no presente, liste aqueles que atendam aos interesses do seu pai.

Ao aliar uma busca minuciosa com os gostos da pessoa a ser homenageada, fica muito mais fácil colocar a criatividade para trabalhar. Essa é a uma ótima receita para quem quer evitar a mesmice e surpreender o pai com um presente realmente marcante. Além de render escolhas mais impactantes, a criatividade é igualmente recomendada para a economia de gastos. Em resumo, ela é a melhor prova de que um bom presente não necessariamente precisa custar muito dinheiro.

Buscar por desconto

Também é bem possível que, no decorrer das suas buscas pela internet, você se depare com uma grande diferença de preços. Nesse caso, convém verificar qual é, de fato, a loja que oferece o preço mais atrativo. Na internet, você tem à disposição sites específicos, criados justamente para comparar os preços praticados pelas lojas com relação a um mesmo produto.

Esses sites são muito úteis porque facilitam boa parte do processo. Porém, você ainda terá de visitar o site de cada estabelecimento para conferir se é realmente o mesmo item. Às vezes, um único detalhe explica o desconto concedido pelo produto. Um computador com memória RAM de 4 GB, em vez dos 8 GB habituais de determinado modelo, pode explicar o motivo do preço mais baixo.

Além disso, observe que os sites comparativos de preços também permitem a inclusão de filtros na exibição de resultados. Como preço baixo não é tudo, certifique-se de adquirir o produto selecionado em uma loja conceituada no mercado e amparada por bons comentários de outros consumidores.

Controlar as despesas realizadas com cartão de crédito

Outro ponto que merece sua atenção para que as compras de dia dos pais não se arrastem por longos meses é a forma de pagamento. Vai mesmo parcelar a compra com cartão de crédito? Antes de tomar essa decisão, esteja ciente que essa modalidade implica o uso de um dinheiro que, no fundo, você não tem.

Como todas as compras parceladas, recorrer ao cartão de crédito é apenas uma maneira de se endividar. A dificuldade em se perceber isso se deve, principalmente, à utilização frequente desse tipo de cartão. Mas não se engane, já que ele representa um compromisso posterior de pagamento.

Por esse motivo, sempre verifique qual porcentagem do seu limite já foi utilizada. Essa simples conferência deve ser o suficiente para que, ao menos, você pense duas vezes antes de contrair mais uma dívida. Uma solução seria consultar a existência de um desconto para compras à vista. 

A importância da reserva de emergência

Por fim, nossa última dica se refere a algo muito importante para que os períodos mais críticos sejam superados com muito mais tranquilidade. Trata-se da criação e manutenção de uma reserva de emergência. Por sinal, ela é um dos elementos determinantes na trilha do investidor bem-sucedido.

A partir do momento que você se dispuser a construir um fundo financeiro emergencial, também adquirirá o hábito de poupar. Entre outras conquistas, isso fará com que sobre mais dinheiro no fim do mês. Esse é um ótimo cenário para que as compras de dia dos pais transcorram da maneira mais tranquila possível.

Quer mais dicas sobre controle financeiro? Conheça e evite os 9 problemas financeiros mais comuns entre brasileiros!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.