Planejamento Financeiro

Compras planejadas: qual a importância de pensar em todas?

Veja como as compras programadas melhoraram o aproveitamento do seu dinheiro e ajudam sua organização financeira.

Mesmo sem grandes dívidas, quem não tem uma organização financeira adequada pode enfrentar problemas, como a falta de um patrimônio. Mas você sabe qual é a melhor forma para evitar que os anos passem sem que um montante relevante seja acumulado? Compras planejadas!

Além do acompanhamento das receitas e despesas, o orçamento familiar deve incorporar outros elementos. Quem não planeja e gasta todo o dinheiro em compras de pequeno valor acaba trabalhando muito e acumulando pouco, por exemplo.

Se você quer entender como planejar suas compras e aproveitar ao máximo todo o potencial da sua renda, continue acompanhando este artigo!

Qual a importância do planejamento de compras?

Compras planejadas ajudam o consumidor a se manter dentro do orçamento e diminuem as chances de endividamento. Uma forma bem conhecida para planejamento de compras é a lista do supermercado. Ela é realmente muito útil, mas você sabia que pode aplicar o mesmo princípio para todas as outras compras?

Fazer uma lista de itens que precisam ser adquiridos traz a clareza necessária para entender se a compra pode mesmo ser feita ou precisa ser adiada. A criação de um cronograma para as compras é muito importante, porque evita que todo o dinheiro seja gasto em compras corriqueiras. Assim, a pessoa não deixa de reservar uma parte do orçamento para itens de maior valor.

O planejamento financeiro pode parecer uma coisa difícil de se fazer, mas na verdade não é tão complicado. Quem planeja consegue alcançar resultados melhores no longo prazo e realizar seus sonhos. No entanto, para isso, a falta de controle do orçamento e das compras é um problema que precisa ser resolvido o quanto antes para garantir tranquilidade e um futuro melhor.

Como fazer compras planejadas?

Para ingressar no universo das compras planejadas, pense e anote os itens que você e sua família acreditam que estão faltando. Podem ser móveis, eletrodomésticos, roupas, um carro novo... Enfim, o céu é o limite!

Depois de montar a lista, é hora de selecionar os itens por relevância e necessidade. Para refletir melhor no momento de criar uma lista definitiva e um cronograma de compras, siga os passos abaixo.

Defina o que deseja comprar

Para saber para onde ir é preciso definir com clareza o destino. Não basta dizer que se deseja um carro. Existem vários tipos de veículos, com os mais variados preços. Definir o modelo, idade do automóvel, faixa de preço e opcionais indispensáveis fará com que seja possível calcular os valores e projetar seus reflexos no orçamento mensal.

Monitore os preços

Fazer cotações para buscar o melhor preço é uma boa prática para aplicar às suas compras programadas. Como a compra é analisada com antecedência, isso permite descobrir a variação dos preços ao longo do tempo. Com isso, você pode esperar uma queda de preço e comprar com mais vantagens.

Obtenha os recursos necessários

Agora que você já sabe o que planeja comprar, já descobriu como obter os recursos necessários para realizar seus planos? Após a criação de objetivos e análise do orçamento, você pode identificar que não há dinheiro necessário para as compras planejadas. O que fazer nesse caso? Busque alternativas, como:

- itens sem uso que podem ser revendidos, como eletrodomésticos, móveis e roupas em bom estado;
- trabalhos que possam gerar renda extra, como venda de doces, revenda por catálogos ou atuação em outros serviços, como motorista autônomo;
- cortes no orçamento doméstico, com redução de despesas mensais (mudança para um bairro com aluguel mais barato, por exemplo);

Dinheiro é um recurso limitado, por isso é importante valorizar cada centavo. O planejamento das compras auxilia nesse processo, permitindo uma melhora na saúde financeira de sua família.

Negocie o preço final

Nunca aceite o mesmo preço exposto nas lojas ou nos anúncios. Negocie e peça descontos, sempre munido de informações sobre a concorrência e a variação de preços. As negociações feitas pessoalmente em lojas físicas costumam dar resultados mais interessantes, pois existe uma margem de descontos já prevista nas práticas das empresas.

Como evitar erros ao fazer compras?

A falta de planejamento das compras pode levar a erros que, no longo prazo, prejudicam muito a conquista de bens de maior valor. Veja a seguir os principais e como evitá-los.

Fuja das compras por impulso

Evite comprar sem pensar a respeito. As oportunidades únicas e imperdíveis das promoções raramente são verdadeiras. Reflita, analise a real necessidade do item e se essa aquisição cabe mesmo em seu orçamento.

Para evitar a privação completa de compras espontâneas, o segredo é planejar. Deixe um valor mensal reservado para as compras menos importantes. Dessa forma, você saberá rapidamente se pode ou não ceder ao desejo de comprar.

Evite parcelamentos

A ilusão do parcelamento no cartão de crédito sem cobrança de juros pode destruir sua organização financeira. Enquanto não acaba de pagar a fatura, um valor relevante de sua renda mensal fica comprometido com a aquisição de um único item.

Parcelamentos de longo prazo devem ser reservados para a aquisição de bens de alto valor, como casas e carros. Mesmo nesses casos é interessante realizar a compra de forma programada e buscar opções mais baratas e alternativas para comprar sem o pagamento de juros.

Separe desejos de necessidades

Se você tem peças de roupas que não usa, aparelhos com capacidade superior às necessidades reais ou comprou algo apenas porque era tendência, conhece bem o que é sucumbir ao desejo na hora de comprar, certo? Para viabilizar as compras planejadas, é importante separar o que se quer do que se precisa.

Isso não significa que você nunca deve comprar algo apenas pelo desejo! Entretanto, essa compra deve ser consciente e não pode atrapalhar as necessidades básicas. As compras de itens de baixa necessidade devem ser planejadas e incluídas no orçamento. Assim, você evita se endividar para adquirir bens que podem esperar.

As compras planejadas são o segredo para garantir o máximo proveito de seu dinheiro, evitando desperdícios e permitindo a aquisição de bens maiores. Para que você continue aprendendo a organizar sua vida financeira, preparamos um eBook gratuito com as cinco formas de poupar dinheiro e criar um patrimônio pessoal. Confira!

5 Formas De Juntar Dinheiro Para Criar Um Patrimônio Pessoal

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.