Planejamento Financeiro

Conheça 7 opções gratuitas de cursos sobre finanças

Confira nossas dicas de cursos gratuitos sobre finanças que ajudarão você a melhorar sua forma de lidar com o dinheiro.

Os cursos online sobre finanças constituem recursos de extrema utilidade nos dias de hoje. Afinal, estamos em uma época que exige um nível considerável de sabedoria na administração do dinheiro, o que nem sempre as pessoas têm em um nível suficiente.

É preciso considerar que, atualmente, a programação das despesas precisa ser feita com muito critério, tomando como referência os rendimentos, que, como sabemos, nem sempre são suficientes para suprir todas as necessidades.

Por isso, a educação financeira se torna essencial, inclusive para auxiliar na avaliação de investimentos disponíveis no mercado. Ao mesmo tempo, conhecer as formas de lidar com o dinheiro ajuda a evitar os endividamentos mal dimensionados, afastando os problemas financeiros, e facilita a conquista de objetivos.

Por isso, neste post nós selecionamos 7 cursos sobre finanças online e gratuitos que ajudarão a desenvolver as habilidades que você precisa ter para administrar corretamente o seu dinheiro. Confira!

1. Como organizar o orçamento familiar, da FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) mantém 5 cursos online sobre finanças, cabendo o primeiro destaque para o módulo “Como organizar o orçamento familiar”. O curso funciona como uma espécie de introdução à temática financeira e aborda as questões que estão bem próximas da realidade cotidiana das famílias.

Nas aulas você aprenderá como identificar o seu perfil financeiro e receberá uma boa orientação para elaborar o seu planejamento financeiro. As instruções sobre como administrar as finanças em caso de endividamento também tornam o curso muito interessante.

Com 12 horas de duração, o curso foi elaborado pelo professor Fabio Gallo Garcia, que é doutor em Finanças pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da própria FGV, e que também é responsável pelos demais cursos online sobre finanças da instituição. As aulas podem ser iniciadas em qualquer momento, não há limites de vagas e nem são exigidos quaisquer pré-requisitos para a inscrição.

2. Como fazer investimentos, da FGV

No curso “Como fazer investimentos”, da FGV, o professor Fabio Gallo Garcia distribui em 2 módulos — com duração de 12 horas o primeiro e de 8 horas o segundo — as informações essenciais sobre as formas de investimento e sobre o planejamento financeiro necessário para quem deseja investir. O curso também faz uma análise suficiente sobre os riscos que cada tipo de investimento inclui e que precisam ser avaliados na hora da escolha.

Também não há limitação de vagas e as inscrições podem ser realizadas em qualquer momento.

 3. Como gastar conscientemente, da FGV

O gasto consciente é uma das premissas que devem ser seguidas por quem deseja lidar de maneira bem-sucedida com o dinheiro, e esse é mais um tema importante abordado pelo professor Fabio Gallo Garcia nos cursos online sobre finanças da FGV.

Com 8 horas de duração, ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de responder os questionamentos abaixo.

-Por que devo administrar meu dinheiro?
- Eu preciso ou quero isso?
- Devo comprar à vista ou parcelado?
- O consumo me faz feliz?

 Não há limite de vagas e as inscrições podem ser realizadas em qualquer momento.

4. Como planejar a aposentadoria, da FGV

planejamento da aposentadoria é outro assunto que muitas vezes não é visto com a devida atenção pelas pessoas, o que acaba levando a sérios transtornos no momento em que a pessoa deixa de trabalhar.

Porém, nesse curso da FGV o professor Fabio Gallo Garcia oferece as informações necessárias para que você saiba como se organizar para conseguir se aposentar de maneira adequada ao seu padrão de vida.

O curso pode ser iniciado em qualquer momento e não há limites de vagas. Com 10 horas de duração, permite que o aluno compreenda a importância de se programar para a aposentadoria e oferece os métodos de planejamento para essa fase. 

5. Competência transversal — finanças pessoais, do Senai/SP

curso do Senai/SP tem por finalidade tornar o aluno apto a identificar o quanto o equilíbrio financeiro é importante para quem deseja obter tranquilidade, qualidade de vida e motivação para alcançar os próprios objetivos.

O conteúdo aborda o perfil financeiro de cada pessoa e a importância da educação financeira e do planejamento das finanças pessoais. A gestão de dívidas, os direitos do consumidor endividado e as formas de investimento também são assuntos contemplados pela grade do curso.

Para se inscrever é necessário ter completado a 6ª série do Nível Fundamental e ter, no mínimo, 14 anos de idade. Também são exigidos conhecimentos básicos sobre Windows e Internet.

O número de vagas é limitado a 967 e há períodos definidos para a realização do curso.

6. Gestão de finanças pessoais, do BC

O curso “Gestão de finanças pessoais” é oferecido pelo programa Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil (BC), e tem como propósito disponibilizar os conhecimentos que as pessoas precisam para gerenciar as próprias finanças.

De maneira descontraída, a abordagem apresenta a história do personagem Tarcísio, que, com a família e com os amigos, busca fazer o uso consciente do dinheiro. Assim, os conceitos da gestão das finanças pessoais vão sendo construídos de maneira bastante natural.

Com carga horária de 20 horas, que deve ser cumprida em 30 dias, o curso inclui os seguintes módulos:

- Nossa relação com o dinheiro;
- Orçamento pessoal ou familiar;
- Crédito e endividamento;
- Consumo planejado e consciente;
- Poupança e investimento;
- Prevenção e proteção;
- Consumindo serviços financeiros.

Para aumentar a interatividade com os alunos, o curso oferece um fórum que permite esclarecer dúvidas sobre o conteúdo, que poderão ser compartilhadas com os demais colegas.

O número de vagas é limitado a 500 pessoas por turma e as inscrições exigem um cadastro prévio no Portal Cidadania Financeira, do Banco Central.

7. Gestão Financeira, do IPED

O Instituto Politécnico de Ensino a Distância (IPED) oferece, gratuitamente, a realização de um dos cursos do portal. Entre eles está o de Gestão Financeira.

Esse curso oferece aos alunos o conceito de gestão financeira e informações técnicas para gerir as finanças pessoais e de pequenas e médias empresas.

Um pouco mais aprofundado que os anteriores, o curso do IPED tem 80 horas de duração e permite adquirir conhecimentos básicos sobre administração de empresas. As aulas também dão atenção especial à forma de gerenciar as finanças em caso de perda de emprego.

Agora que você já conhece os melhores cursos sobre finanças online e gratuitos, é só começar a estudar para aprender a organizar melhor a sua vida financeira. Mas, antes, veja o nosso infográfico sobre tecnologia e finanças e descubra em 7 passos como é possível usar essa união a seu favor.

Tecnologia E Financas 7 Passos Para Usar Essa Uniao A Seu Favor Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.