Planejamento Financeiro

Conheça os 6 melhores podcasts sobre finanças

Está à procura de podcasts que abordam temas de finanças? Veja as 6 sugestões de canais que reservamos para você!

Nunca é tarde para aprender a cuidar do próprio dinheiro. Como as fontes de informações estão cada vez mais variadas, qualquer pessoa consegue iniciar esse processo com facilidade.

Um bom podcast sobre finanças, por exemplo, pode ensinar você a usar seus recursos de forma inteligente ao investir ou consumir produtos e serviços. Esses arquivos multimídia com foco em educação financeira estão disponíveis aos montes na internet, basta escolher seus temas favoritos e aproveitar.

São canais excelentes para obter conhecimentos de maneira rápida, já que podem ser acessados com poucos cliques na tela de um dispositivo. Depois, é só conectar seus fones de ouvido e acompanhar as notícias, novidades e opiniões de diversos criadores de conteúdo.

Que tal conferir algumas opções para começar a ouvir ainda hoje? Veja a lista que preparamos para você!

As melhores opções de podcasts sobre finanças

Economia, investimentos, planejamento financeiro e outros assuntos podem parecer complexos para quem não lida com essas áreas todos os dias. Logo, pode ser de grande ajuda conferir as discussões de maneira mais descontraída, como se você estivesse conversando com alguém que entende do tema.

Os podcasts se tornam atrativos por conta do áudio, que, ao contrário dos textos, garante maior proximidade entre os locutores e ouvintes. Vale a pena experimentar essa modalidade na hora de consumir conteúdos sobre finanças. Confira as nossas sugestões a seguir:

1. Suno Podcast

Esse canal é mantido pela Suno Research, uma casa de análise do mercado financeiro que presta consultorias e ajuda diversas pessoas a investir em longo prazo. Carlo Cauti (editor-chefe) e Alberto Amparo (analista) são os nomes por trás de cada capítulo do Suno Podcast.

Os assuntos são bem variados para orientar o público a fazer as melhores escolhas e valorizar suas finanças pessoais. Assim, você ouvirá desde comentários sobre taxas e desempenhos de ações até análise de cenários para obter recomendações importantes.

2. Educando Seu Bolso

Esse podcast sobre finanças é administrado por Ewerton Veloso e Frederico Torres e se diferencia por causa da linguagem acessível. Ambos são profissionais do mercado financeiro e abordam temas relacionados a esse universo de maneira simples.

Como muitos canais parecidos, Educando Seu Bolso tem abas específicas para tratar cada tipo de assunto (investimentos e aposentadoria, por exemplo). Os títulos incluem empréstimo para empresas, renegociação de dívidas, conciliação bancária, juros abusivos, entre outros.

3. André Bona

Após criar o Blog de Valor, no qual publica artigos sobre investimentos e planejamento financeiro, André Bona passou a investir em um podcast para orientar seus seguidores a lidar com as economias da melhor forma possível.

Em seu canal, conhecido como BonaCast, o educador financeiro discute assuntos sem muita formalidade. O objetivo é transmitir dicas e informações de maneira simples, permitindo que o ouvinte compreenda cada detalhe e consiga tomar decisões positivas em seu dia a dia.

4. Segredos Financeiros

Os capítulos desse podcast são organizados por Arthur Lemos, especialista em Finanças Corporativas e fundador da Empreender Dinheiro. Nele, o autor aborda temas que servem de base para empoderar o público-alvo dos programas oferecidos por sua Escola de Transformação Financeira.

Os assuntos discutidos no canal Segredos Financeiros fogem do comum e desmistificam algumas ideias relacionadas ao mundo dos negócios. Você também encontrará dicas para trabalhar melhor, com títulos que mostram como se destacar no home office, onde investir, quais cursos fazer etc.

5. Como Investir

Esse podcast sobre finanças pertence ao site The Capital Advisor, que concentra as principais atualizações, tendências e artigos sobre negócios, bolsa de valores, imóveis, dólar e investimentos. Trata-se, portanto, de mais um espaço disponível para quem deseja acompanhar as dicas de vários especialistas.

O canal chama-se Como Investir e contém capítulos dedicados a ensinar pessoas a aplicar o dinheiro de forma segura. Os assuntos variam bastante, com publicações sobre renda, lucros, diversificação, compra e venda de ações, empreendedorismo, fundos de investimento, e muito mais.

6. Nerdcash

Faz parte do NerdCast, um podcast produzido pelos autores do blog Jovem Nerd. O portal é administrado pelos amigos Alexandre Ottoni e Deive Pazos, que publicam notícias e conteúdos relacionados ao mundo do entretenimento.

A aba exclusiva para falar sobre o mercado financeiro foi intitulada Nerdcash e já conta com vários episódios. Como o público-alvo é composto em sua maioria por adolescentes e jovens adultos, a linguagem tende a ser bem informal. Investimentos seguros, organização de finanças e sonhos de consumo estão entre os temas abordados.

As vantagens de ouvir podcast sobre finanças

O apoio profissional sempre é bem-vindo no momento de fazer mudanças no estilo de vida. Quando o objetivo é controlar despesas e organizar as finanças, a ajuda de terceiros passa a ser ainda mais relevante. Felizmente, muitas pessoas conseguem colher bons resultados a partir das facilidades dos podcasts.

Como são mídias relativamente fáceis de produzir e distribuir, elas costumam ser atualizadas com maior frequência. Isso é essencial para que você tenha contato com discussões recentes e possa basear suas escolhas em ferramentas e estratégias atuais.

Veja outras vantagens relacionadas aos podcasts:

- fácil acesso os conteúdos podem ser baixados ou conferidos em canais que hospedam esses tipos de arquivos (iTunes, Spotify, Soundcloud, Google Podcasts, PLayer FM, Castbox e outras plataformas);
- praticidade — você consegue acompanhar aulas, notícias e treinamentos quando e onde quiser, basta fazer o download do conteúdo ou conectar o dispositivo ao serviço de streaming preferido;
- economia de tempo — diferentemente dos vídeos e textos, o podcast não demanda o sentido visual. Isso permite a conferência em momentos aleatórios, como deslocamento para o trabalho ou passeio;
- baixo custo — a maioria dos podcasts é disponibilizada de forma gratuita, sem perda de qualidade na transmissão do conhecimento. Já as versões pagas costumam ter baixo custo.

Difícil resistir a recursos tão simples e com potencial para ensinar milhares de pessoas, concorda? Então, aproveite a variedade e selecione um podcast sobre finanças para fazer o teste. Quanto mais puder utilizar essas mídias, mais sabedoria você terá ao tomar decisões importantes.

Para prosseguir com a discussão, que tal conferir o nosso e-book sobre controle financeiro? Acesse agora para descobrir como se organizar e começar a investir!
Controle Financeiro Um Guia Pratico Para Se Organizar E Comecar A Investir Banner Artigo Blog


As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.