Planejamento Financeiro

8 dicas valiosas para economizar energia e não tomar sustos na conta

Não deixe o desperdício de energia provocar um rombo no seu orçamento. Confira as nossas e dicas e veja como economizar!

Sonhando em adquirir seu primeiro imóvel e desfrutar da preciosa liberdade de ter seu próprio cantinho? Isso é ótimo, mas lembre-se de que você terá que pagar as próprias despesas, então é melhor pensar em maneiras de economizar energia para não levar um choque quando a conta de luz chegar. Afinal, sua mãe não estará lá para se preocupar em apagar as luzes, não é?
Dicas Valiosas Para Economizar Energia E Nao Tomar Sustos Na Conta

Para administrar bem o orçamento em sua nova casa, vamos dar dicas valiosas para manter o gasto com energia elétrica sob controle. Aproveite as sugestões e lembre-se de desligar o computador quando não estiver sendo usado!

1. Verifique se há fuga de energia
Verifique Se Ha Fuga De Energia

Depois de se instalar em sua casa nova, comece por fazer um teste de verificação de fuga de energia para ter certeza de que não estará pagando pelo que não consome. Veja como fazer:

- desligue e tire da tomada todos os aparelhos elétricos da casa;
- apague todas as luzes;
- vá ao relógio de energia e verifique se o marcador continua rodando;
- em caso positivo, há fuga de energia e seu precioso dinheirinho também estará fugindo;
- contate a companhia fornecedora e solicite os reparos necessários.

2. Escolha aparelhos e lâmpadas econômicas
Escolha Aparelhos E Lampadas Economicas (1)

Ao comprar seus eletrodomésticos, verifique as informações de consumo de energia e prefira os mais econômicos. Além de ter aparelhos bonitos e combinando com a decoração, é importante que eles não sejam os vilões que vão provocar rombos no orçamento.

Outra boa ideia é adotar lâmpadas de LED, que gastam menos energia. Sensores de presença e temporizadores também ajudam a diminuir a conta de luz, mas, se não puder instalar tais recursos em um primeiro momento, pelo menos lembre-se de apagar as luzes quando sair do ambiente. Seu bolso vai ficar feliz da vida!

3. Aproveite a hora do banho para economizar energia
Aproveite A Hora Do Banho Para Economizar Energia

Sabia que é possível tomar um bom banho em cinco minutos? Acredite, aqueles vinte minutos passados debaixo do chuveiro também fazem seu rico dinheirinho descer pelo ralo. Portanto, evite isso.

Bem, quem precisa lavar uma longa cabeleira vai gastar mais tempo no banho, mas é possível economizar energia de outras maneiras. Por exemplo, desligando o chuveiro enquanto ensaboa o cabelo e, depois, enquanto espera o tempo de ação do creme para hidratar os fios.

Outra coisa importante: ajuste o chuveiro para a posição verão, que puxa bem menos energia elétrica. Assim você poupa dinheiro e também a própria pele, que não ficará ressecada por banhos muito quentes.

4. Adote um novo corte de cabelo
Adote Um Novo Corte De Cabelo

Oi? É isso mesmo, produção? Sim, é isso mesmo, e já vamos explicar. Ao adotar um corte de cabelos mais prático, daqueles que podem secar naturalmente, sem o uso do secador de cabelos ou de chapinha, você estará, novamente, lucrando em dobro. Vai economizar a energia gasta no uso desses aparelhos elétricos e ainda preservar a saúde dos fios, que sofrem muito com a ação do calor e com o estica-e-puxa do processo de alisamento.

Então, mais uma dica valiosa é esta: escolha um corte mais natural e deixe os cabelos secarem livremente ao vento. Aproveite e já coloque o secador e a chapinha à venda nos sites especializados para ganhar uma grana extra.

5. Não deixe a TV falando para as paredes
Nao Deixe A Tv Falando Para As Paredes

Há pessoas que ligam a TV só para não se sentirem sozinhas em uma casa silenciosa e depois vão fazer outras coisas, sem dar importância ao que está sendo transmitido. Você é desse tipo? Então é melhor mudar de hábito.

Hoje em dia, todas as notícias mostradas na TV estão também na Internet. Então, você pode se atualizar pelo computador, sem necessidade de ligar dois aparelhos elétricos ao mesmo tempo.

Por isso, ligue a TV somente quando for mesmo assistir algo e acostume-se com o silêncio, o que é ótimo para acalmar a mente.

Para complementar a dica, habitue-se a desligar todos os aparelhos que não estiverem em uso, inclusive o carregador de celular. Afinal, não existe motivo para o carregador ficar pendurado na tomada depois que o aparelho já está completamente carregado, certo?

6. Use a máquina de lavar na capacidade máxima
Use A Maquina De Lavar Na Capacidade Maxima

Pequena, média ou grande, a máquina de lavar só deve ser ligada quando estiver completamente cheia. O hábito de lavar toda a roupa de uma só vez faz uma grande diferença na conta de luz no final do mês. Caso a roupa não esteja muito suja, ajuste a máquina para um ciclo mais rápido.

E quanto à secadora de roupas, você precisa mesmo de uma? Afinal, moramos em um país tropical abençoado por um clima ensolarado na maior parte do ano, então aproveite para secar as roupas ao ar livre.

Caso more em regiões chuvosas ou em lugares de alta umidade, então a dica para a secadora é a mesma para a máquina de lavar: junte mais roupas e use a capacidade máxima do eletrodoméstico.

7. Esqueça o ferro elétrico quando possível
Esqueca O Ferro Eletrico Quando Possivel

Pois é, o ferro elétrico é outro vilão que atrapalha na hora de economizar energia. O bom é que, hoje em dia, há muitas opções de tecidos práticos, que você não precisa passar. Então, mudar o guarda-roupa também significa economizar na conta de luz. Prefira roupas confeccionadas com tecidos que não amassem para não precisar usar o ferro de passar.

E para que passar roupa de cama? Aqueles lençóis de malha de algodão, confeccionados com elástico nas bordas, também são ótimas escolhas, pois é possível estendê-los bem esticadinhos na cama, sem precisar passar.

8. Suspenda o fornecimento de energia ao se ausentar
Suspenda O Fornecimento De Energia Ao Se Ausentar

Talvez você não saiba, mas alguns serviços podem ser suspensos em certos casos, como uma viagem longa. Vai passar alguns meses fora de casa? Telefone para a companhia de energia elétrica e informe-se sobre a possibilidade de suspender o fornecimento durante sua ausência. Afinal, para que continuar pagando pelo que não vai usar?

Em viagens mais curtas, caso a suspensão do fornecimento não seja possível, uma coisa ainda pode ser feita: desligue a chave geral do relógio de energia enquanto estiver fora.

Viu quantos hábitos positivos você pode adotar para economizar energia? Coloque nossas dicas em prática a partir de agora e veja a diferença já na próxima conta. O dinheiro economizado vai engordar sua poupança ou pode ser usado em outros projetos na casa nova. Tire proveito dele!

Consumir com consciência é uma atitude favorável ao orçamento e ao planeta, o que beneficia a sociedade como um todo. Baixe o nosso e-book sobre consumo consciente e adote bons hábitos de consumo!
Consumo Consciente Entenda A Importancia E Saiba Como Colocar Em Pratica Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.