Planejamento Financeiro

7 formas de aproveitar o tempo em casa e otimizar sua rotina

Saiba como aproveitar o tempo em casa enquanto cuida de seu corpo, mente e produtividade!

Deseja aproveitar o tempo em casa? Então você precisa das dicas certas. Afinal, ainda que pareça um momento voltado para o descanso, períodos longos dentro do lar podem ser aproveitados de forma a otimizar nossa organização e lazer.

Para que você faça isso com o máximo de qualidade de vida e aproveitamento quanto possível, foram separadas algumas formas simples de adicionar tarefas produtivas no cotidiano. Portanto, se você deseja conferi-las, não deixe de prosseguir com sua leitura!

1. Organizar a rotina de trabalho

Se você precisa ficar em casa e trabalhar, saiba que organizar uma rotina voltada para isso pode fazer toda a diferença na produtividade. O nosso cérebro lida melhor com as responsabilidades quando seguimos um padrão para a realização de tarefas cotidianas.

Sendo assim, delimite seu horário favorito para produzir. Como você está em casa, se for possível, teste diferentes períodos. Ao encontrar o mais adequado, busque segui-lo. Se ele estiver incluso no horário comercial, você poderá aproveitar para fazer reuniões mais produtivas.

Caso não esteja, não se preocupe. É possível adaptar sua organização nos dias em que conversar com sua equipe for fundamental. Além disso, lembre-se de delegar responsabilidades e definir prioridades.

2. Fazer maratonas de filmes

Quem precisa trabalhar em casa não pode se dedicar apenas a isso. Momentos de lazer, autoconhecimento e voltados para relaxar também são essenciais. Os filmes são grandes aliados nesse momento. Eles são importantes para que nossa mente descanse e absorva os acontecimentos do dia, mas sem mantê-la presa a eles. Além disso, eles permitem que você se divirta enquanto aprende coisas novas.

O ideal é que você dedique o tempo livre para assistir aos filmes que você nunca viu antes. Porém, se tiver uma saga favorita, por que não aproveitar o momento e assisti-la novamente? Você pode perceber passagens nas quais não reparou antes e se apaixonar ainda mais pela história! O importante é, dessa forma, passar momentos de qualidade com você mesmo.

3. Retomar o hábito da leitura

Outra forma interessante de aproveitar o tempo em casa e consigo é por meio da leitura. Ela permite que nossa criatividade seja estimulada, foco seletivo trabalhado e capacidades de comunicação aprimoradas. Tudo isso enquanto você se diverte e conhece universos novos! Existem diversos estilos de livros e histórias diferentes — é só identificar os que mais agradam a você!

Por isso, faça como na dica acima e, se possível, maratone! Se você deseja aproveitar o momento para melhorar suas características profissionais, invista em best-sellers voltados para sua área e aproveite o conhecimento novo que será adquirido!

Seja como for, o importante é dar o primeiro passo. Se tiver dificuldade em permanecer focado por longos períodos, use alguns minutos antes de dormir para começar. Quem sabe esse não se torna um hábito com o tempo?

4. Desenvolver habilidades manuais

Pintura, cerâmica, mira… São muitas as habilidades manuais às quais você pode se dedicar ao aproveitar o tempo em casa. Muitas pessoas acreditam que atividades desse tipo exigem dons ou grandes talentos, mas não é assim. Artistas contemporâneos apontam que grande parte de seu sucesso advém da prática. Por isso, o importante é começar e dedicar alguns momentos do dia a isso.

Porém, não se sinta pressionado. Por estarem, em geral, relacionadas às artes, as habilidades manuais demandam inspiração. Ainda que praticar seja importante, não se force a realizar a atividade se não estiver se sentindo à vontade no momento. Espere alguns momentos e, enquanto isso, dedique-se à teoria. Afinal, nunca é demais se aprofundar sobre um hobby!

5. Passe tempo com a família

Se você está em casa com a família, sabe que é extremamente importante delimitar uma rotina. Afinal, é fácil se distrair com conversas e brincadeiras e deixar as responsabilidades de lado. Porém, é imperativo que parte dessa organização cotidiana inclua bons momentos com seus entes queridos. Isso é dito, em especial, se você tem filhos. Eles demandam atenção e precisam saber que são parte importante de seu dia a dia.

Uma boa dica é separar um período para dedicar, exclusivamente, às crianças. Seja por meio de conversas, seja em atividades, envolvê-las em sua rotina é essencial. Tanto você quanto elas podem aprender bastante e compartilhar experiências que serão levadas para a vida.

Se estiver com seu parceiro ou sua parceira, tire um momento para vocês e abra espaço para que ocasiões diferentes tomem forma. Pode ser que vocês experimentem um novo prato ou assistam a um novo seriado. Seja como for, o importante é estar presente e focado no momento!

6. Tire um momento para se desconectar

Até agora, falamos bastante sobre atividades que trabalham a mente e o emocional. Porém, “se desconectar” também pode fazer toda a diferença na produtividade de sua rotina. Seja por meio de uma meditação, seja ao observar a natureza, é imprescindível que alguns minutos do dia sejam dedicados a você.

Nesse momento, não é necessário direcionar seus pensamentos. Deixe que eles surjam livremente. Isso permite que deixemos algumas preocupações fora de nossa responsabilidade e que pratiquemos o autoconhecimento. Como consequência, conseguimos aproveitar o tempo em casa ainda mais.

7. Movimente-se

Finalmente, mas não menos importante, movimente-se! Existem diversos canais do YouTube e sites que fornecem exercícios online e que podem ser feitos por pessoas em todos os níveis. Isso significa que você não precisa ser um expert em levantamento de peso para começar. Basta separar um espaço em sua sala, por exemplo, vestir roupas confortáveis e seguir os movimentos sugeridos por especialistas. Lembre-se de respeitar seus limites e de manter-se hidratado durante a prática.

Aproveitar o tempo em casa vai muito além de trabalhar ou descansar — separadamente. É preciso delimitar uma rotina que permita que todo seu corpo e mente sejam trabalhados. Isso inclui passar bons momentos sozinho, dedicar-se à família, colocar o trabalho em foco e buscar aprender algo novo. Parece muita coisa a ser feita de uma só vez, mas, com organização, é mais do que possível!

Se você deseja aprimorar ainda mais seu rendimento profissional, não deixe de aliar as dicas acima às sugestões para otimizar seu gerenciamento de tempo no trabalho. Assim, você poderá planejar seu dia de maneira ainda mais adequada às suas necessidades!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 13 de Maio de 2020

aproveitar o tempo em casa aproveitar o tempo em casa tempo em casa tempo em casa

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.