Planejamento Financeiro

12 lugares para viajar no Carnaval com a sua galera

Pensando em como aproveitar o feriado do Carnaval? Leia as nossas dicas de lugares para viajar e curtir a folia!

O Carnaval é um dos feriados brasileiros mais importantes. Há quem não goste da folia e aproveite os dias para descansar e há aqueles que se esbaldam com as diversas manifestações populares.

Independentemente de qual é o seu perfil, o que não falta são lugares para viajar no Carnaval e curtir um ótimo passeio com os seus amigos.

Veja os 12 lugares para viajar no Carnaval com os amigos:

1. Rio de Janeiro
2. São Paulo
3. Belo Horizonte
4. Olinda
5. Salvador
6. Blumenau
7. Florianópolis
8. São Luís
9. Luis Corrêa
10. Fortaleza
11. São Luiz de Paraitinga
12. Diamantina

Continue lendo este post para conhecer cada uma delas!

1. Rio de Janeiro

Falar de Carnaval no Brasil e não falar do Rio de Janeiro é algo quase impensável. Um dos destinos mais famosos nessa época do ano tem atrações tanto para quem curte blocos de rua quanto para quem gosta de apreciar o desfile das escolas de samba.

Porém, se você é do time da tranquilidade deve escolher outro lugar. Essa é uma das épocas mais cheias e concorridas não só na cidade, mas no estado inteiro, em que milhares de turistas aproveitam para curtir as belas praias da região.

2. São Paulo

Se você pensasse em Carnaval há uns 10 anos, provavelmente, São Paulo não estaria no topo da lista. Porém, de uns anos para cá, a cidade vem se tornando um destino procurado pelos foliões que gostam de blocos de rua além de assistir o desfile das escolas de samba.

Com uma das maiores redes hoteleiras do país, um bom transporte público e, geralmente, passagens aéreas de valores acessíveis, a capital paulista é definitivamente uma opção de lugar para viajar no Carnaval.

3. Belo Horizonte

Que o estado mineiro é famoso pelo seu Carnaval não é segredo. Mas você sabia que nos últimos anos a capital, Belo Horizonte, também vem atraindo os foliões para a rua? Para ter uma ideia, em 2018 a cidade reuniu cerca 3,8 milhões de foliões e foi eleito o segundo melhor destino de Carnaval do país, perdendo apenas para Salvador!

4. Olinda

No carnaval, as ladeiras de Olinda ficam tomadas de foliões. Também não é por menos, uma vez que a região abriga um dos Carnavais mais tradicionais do Brasil.

5. Salvador

Salvador é outro lugar extremamente popular para viajar no Carnaval. Por lá, o carro chefe são os trios elétricos comandados por cantores consagrados do axé, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Cláudia Leite entre outros.

6. Blumenau

Dentro das opções de quem não gosta muito de folia e prefere aproveitar o Carnaval de maneira mais tranquila, Blumenau é um excelente lugar para viajar.

Por lá, você e sua galera poderão curtir as belezas naturais da cidade e região, fazer o tour da cerveja, provar a gastronomia alemã e ainda combinar a viagem com outros destinos procurados, como Beto Carreiro e as praias de Balneário Camboriú.

7. Florianópolis

Florianópolis, embora ainda não tenha tradição carnavalesca como outras cidades do país, tem se tornado um destino adorado pelos turistas, principalmente entre grupos de amigos.

E não poderia ser diferente. A capital oferece paisagens deslumbrantes tanto para quem gosta de praia quanto para aqueles que adoram fazer trilhas e descobrir belas cachoeiras.

8. São Luís

A capital maranhense é um ótimo destino para viajar no Carnaval. Dona de uma folia de rua cheia de história e de blocos que entoam as músicas populares da região, os foliões não vão se decepcionar com a energia e animação dos ludovicenses.

De quebra, você e seus amigos ainda poderão curtir as belas praias da cidade, também conhecida como a Ilha do Amor ou Jamaica brasileira.

9. Luís Correia

O litoral piauiense ainda é bastante desconhecido pelos brasileiros, o que é uma pena. O estado, que tem altas temperaturas o ano todo, possui praias encantadoras.

Uma delas é Luís Correia, que ainda por cima sedia um dos Carnavais mais disputados da região. A sua fama se estende até o Maranhão, e todo o ano desloca milhares de foliões para curtir a festa mais animada do país.

10. Fortaleza

Se você gosta de Carnaval, praticamente qualquer cidade do Nordeste vai oferecer boas opções. Fortaleza não foge a essa regra e entrega aos foliões uma estrutura de capital, com uma boa rede hoteleira e diversas atrações espalhadas por toda a cidade.

A previsão é que em 2019 a festa comece um mês antes do previsto e você e seus amigos podem apreciar a folia, bem como curtir as bonitas praias da região. Se estiverem de carro, uma sugestão é esticar até Canoa Quebrada e se deslumbrar com os paredões formados pelas falésias cearenses.

11. São Luiz de Paraitinga

São Luiz de Paraitinga, no interior de São Paulo, tem um dos Carnavais mais tradicionais do estado, e um dos motivos é justamente a história local. A festa foi proibida na cidade por quase todo o século XX e retomou apenas em 1981.

Nessa época surgiram os primeiros blocos: Zona do Agrião, Ovelhas Negras, Petróleo, Rua Nova e Melindrosas. De lá para cá, a cidade se acostumou a ter as suas ruas cheias de gente atrás dos blocos de carnaval que entoam as tradicionais marchinhas, que são selecionadas em um festival que antecede o evento.

12. Diamantina

Diamantina é um município localizado em Minas Gerais, que ganhou fama por causa da descoberta das pedras preciosas e alguns moradores ilustres, como Chica da Silva, a escrava que se casou com um contratador português e teve vida de rainha, e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Em 1999, ganhou o título da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade. Não bastasse todo o seu extenso currículo e sua beleza, a cidade sedia um campus da Universidade Federal de Minas Gerais, ou seja, é uma cidade universitária, cheia de repúblicas e gente jovem.

Não é por menos que por lá acontece um dos Carnavais mais animados da região, com uma vasta programação de blocos e trios elétricos que agitam anualmente os foliões empolgados.

O que não falta no Brasil são lugares para viajar no Carnaval com os amigos. Porém, mesmo os destinos do interior de São Paulo ou Minas Gerais, por exemplo, apresentam valores de hospedagem inflacionados, tendo em vista que é época de alta temporada. Por isso, não se esqueça do planejamento financeiro durante o ano para poder curtir com tranquilidade e sem precisar ficar se preocupando com o preço de tudo — e, é claro, sem fazer dívidas.

Se você gostou do nosso texto e está animado para curtir a folia, não deixe de ler também as nossas dicas para economizar em feriados prolongados!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.