Planejamento Financeiro

O que fazer após a faculdade: como dar início à vida profissional?

Está em dúvida sobre como definir o próximo passo após a formatura? Veja as melhores opções em nosso post!

Enquanto cursamos a faculdade, as prioridades são claras: cumprir prazos, comparecer às aulas e atividades… Enfim, toda essa estrutura faz com que o graduando fique acostumado ao cronograma criado pela instituição.

Assim, durante o curso não há necessidade de pensar qual é o próximo passo. No entanto, com a formatura, vem o susto: e agora, o que fazer após a faculdade?

Há inúmeras ações que podem ser realizadas para aprimorar seu currículo e progredir na carreira após a graduação. Todo esse tempo livre deve ser canalizado para atividades diversas e interessantes.

Se você quer conhecer algumas opções do que fazer após a faculdade, continue acompanhando este artigo! Apresentaremos uma série de atividades e aprendizados para você explorar!

Estude idiomas

No Brasil, apenas 5% da população fala outro idioma, e menos de 3% são fluentes em inglês. Antes de se assustar com essa informação, enxergue a imensa oportunidade diante de você. Agora que o tempo dedicado à faculdade não existe mais, aproveite para continuar no ritmo estudando outro idioma.

O mais útil em termos de empregabilidade é o inglês, seguido pelo espanhol. Isso não significa que não seja possível estudar outras línguas, ainda mais se sua área de atuação exige um idioma específico.

A afinidade com a língua pode ajudar bastante, pois aumenta a vontade de aprender e facilita o processo. Por esse motivo, é importante não ignorar as suas preferências na hora de escolher o próximo idioma a ser estudado.

Além de ser relevante para melhorar o valor da sua remuneração, o aprendizado de outras línguas é uma habilidade fundamental para ampliar os horizontes. Hoje é possível fazer bons cursos online, e a maior parte dos conteúdos disponíveis está em inglês.

E como nem tudo na vida é trabalho, aqui vai mais uma utilidade do aprendizado de idiomas: garantir uma boa desenvoltura em viagens internacionais. A barreira da língua pode ser um grande problema em situações corriqueiras, e quem fala mais de um idioma aproveita os passeios e se livra de obstáculos com mais tranquilidade.

Faça cursos complementares

Não é porque a faculdade acabou que está tudo bem ficar sem estudar. Aproveite o tempo livre e os conhecimentos adquiridos na graduação para aprender ainda mais! Existem inúmeras opções de cursos complementares, basta encontrar aquele que tem mais a ver com seu perfil e aspirações profissionais. A seguir, veja algumas ideias:

pós-graduação — especialização (lato sensu) ou mestrado (stricto sensu);
- cursos livres;
- cursos de extensão universitária;
- cursos para obtenção de certificações profissionais;
- intercâmbio para experiências profissionais ou aprendizado de idiomas.

Aproveite as oportunidades

Você conhece aquele ditado: só se aprende fazendo? Em alguns momentos isso é mesmo verdade! Por isso, nunca subestime oportunidades de aprendizado prático. Os trabalhos podem ser temporários, voluntários ou envolver a atuação em um projeto específico.

Se você recebeu um convite que pode te fazer aprender coisas novas, pense duas vezes antes de recusá-lo. Ele pode estar relacionado à habilidade que está faltando para conquistar um emprego melhor. Mesmo que nada de imediato apareça, você conhecerá pessoas interessantes e ganhará experiências para contar sobre como tem aproveitado seu tempo depois da formatura.

Conheça mais pessoas

Uma boa rede de contatos é importante em qualquer profissão. Como diz o ditado: só quem é visto é lembrado. Por isso, nada de ficar em casa depois de se formar! Participe de feiras, eventos e cursos de curta duração em sua área.

Além disso, crie uma rede de contatos interessante. É importante demonstrar interesse pelo que as pessoas têm a dizer. Portanto, mantenha contato e construa relações verdadeiras. As oportunidades de trabalho e negócios surgem de forma espontânea, sem necessidade de ser inconveniente.

Utilize seu contato com amigos e professores da faculdade como fonte de aprendizado e aproveite para conhecer novas pessoas. Sempre que encontrar um colega ou professor em eventos, peça para ser apresentado a pessoas que eles julguem interessantes. Com essa ponte fica ainda mais fácil perder o medo de falar com quem você não conhece. E lembre-se de retribuir a gentileza e apresentar pessoas que você conhece aos seus contatos.

Existe algum profissional que você admira e deseja conhecer? Tome coragem e se aproxime no momento oportuno. Envie um convite por meio de redes sociais, faça elogios após uma palestra ou apresentação em evento… Enfim, perca o medo! A maioria dos profissionais mais experientes aprecia o contato com os jovens e entende a importância do networking. Então, vá em frente!

Planeje sua carreira

Se você ainda não sabe o que fazer após a faculdade, talvez precise de um tempo para pensar. Portanto, dedique um período sem interferências para refletir sobre o que espera alcançar nos próximos anos. Descreva de forma específica a rotina que deseja ter, as atividades que pretende realizar fora do trabalho, bem como seus sonhos — como adquirir a casa própria, o primeiro carro etc.

Com base nessas ideias, fica mais fácil visualizar as opções: quem prioriza tempo livre, por exemplo, será infeliz caso persiga uma carreira que exige muitas horas de trabalho e viagens constantes. Quem sonha com um primeiro carro precisa planejar o orçamento para acomodar essa aquisição, ou quem sabe aceitar alguns trabalhos extras para acumular mais dinheiro.

Não existe um jeito certo ou errado de planejar a própria carreira. O importante é ter clareza sobre seus propósitos e objetivos e ter em mente que o período após a formatura é ideal para experimentação. Arrisque, aceite propostas que pareçam interessantes e não tenha medo de mudar o caminho caso descubra que não era bem isso que você tinha imaginado.

As dúvidas sobre o que fazer após a faculdade são comuns, e as opções são as mais diversas. Sendo assim, para tomar uma decisão, é importante utilizar o autoconhecimento e entender quais são suas expectativas e objetivos profissionais. Além disso, você deve manter a mente aberta para abraçar as oportunidades que surgirem em seu caminho.

E então, gostou das nossas sugestões? Ainda temos mais conteúdo para lhe ajudar! Confira nossas dicas para conquistar a estabilidade após terminar a faculdade.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.