Planejamento Financeiro

Os segredos dos milionários: 7 hábitos que levam à estabilidade

Afinal, o que os milionários fazem para se manterem no topo? Descubra 7 segredos deles!

Quais são os segredos dos milionários? A pergunta de um milhão de dólares é uma das mais procuradas por aspirantes à estabilidade financeira. O que é preciso fazer para chegar ao topo, acumular patrimônio e ter uma vida tranquila em termos financeiros?

Apesar de não ser um caminho fácil, esse também não é um caminho impossível. Muitas pessoas conseguem trilhar essa rota e se tornarem milionários. Para isso, porém, será preciso trabalho duro e dedicação.

Para ajudá-lo nessa missão, nós desvendamos alguns dos segredos dos milionários especialmente para você. Confira, agora, 7 hábitos que você precisa adquirir!

1. Definir prioridades

Ninguém consegue abraçar o mundo inteiro e alcançar vários objetivos de uma vez. Se você tentar fazer isso, a probabilidade de não alcançar nenhum deles é alta. Também não adianta tentar conciliar um milhão de hobbies e habilidades.

Se você quer ser bem-sucedido, aprenda a definir prioridades. Estabeleça o que é essencial para você e para os seus objetivos e dê atenção especial a esses assuntos. Para isso, você precisará se conhecer e entender mais sobre o que te faz feliz.

Definir prioridades significa fazer escolhas, nem sempre fáceis. Muitas vezes, será preciso abdicar, por exemplo, de momentos com a família ou com os amigos. Esteja pronto para lidar com as escolhas e as consequências delas.

2. Não gastar tudo o que ganha

Os milionários geralmente conseguem acumular cada vez mais riqueza. É claro que ter dinheiro para investir ajuda, mas eles também partem de um princípio muitos simples: jamais gastar tudo ou, pior ainda, mais do que ganham.

Se você é uma dessas pessoas que chega ao fim do mês sem nenhum dinheiro ou com a conta no vermelho, é hora de repensar seus hábitos agora mesmo. Comece a cortar despesas e reveja seu padrão de vida.

Pode ser difícil no começo, mas é uma atitude necessária. Envolva a família no planejamento do novo orçamento e trace um plano para quitar as dívidas e manter as despesas dentro do limite estabelecido. Com o tempo, isso se tornará um hábito e será muito mais fácil manter as contas em dia.

3. Manter a organização

Dificilmente você verá histórias de milionários e profissionais bem-sucedidos que não mantêm suas rotinas e ambientes de trabalho organizados. Isso porque a desorganização raramente combina com o sucesso. Pelo contrário, ela tende a caminhar no sentido contrário a ele.

Portanto, comece já a se organizar em vários aspectos da sua vida. Você pode, por exemplo:

- colocar as finanças em ordem usando aplicativos e planilhas de controle;
- definir horários para praticar exercícios físicos;
- impor um limite diário para uso de smartphone e redes sociais;
- adotar uma meta de investimento mensal;
- organizar suas reuniões, eventos e tarefas em uma agenda digital ou em papel.

Enfim, se você quiser se tornar um milionário, precisa assumir o controle da sua vida em todos os aspectos. Organize-se para aproveitar melhor os seus horários e otimizar seu rendimento, tanto na vida profissional quanto na esfera pessoal.

4. Entender a diferença entre gasto e investimento

Se tem uma coisa em que os milionários são bons, certamente é nos investimentos. Você pode ter certeza de que a maioria, ou todos eles, fazem algum tipo de investimento. Eles entendem que, para ganhar dinheiro, é preciso primeiro desembolsar dinheiro.

É claro que não estamos falando em gastar descontroladamente em itens supérfluos e desnecessários. O segredo mora exatamente aí: os milionários entendem a diferença entre gasto e investimento.

Portanto, nas suas próximas decisões financeiras, leve em conta essa pergunta. Será que você está fazendo um investimento ou tendo apenas um gasto? Faça escolhas inteligentes e aproveite as boas oportunidades para garantir retorno sobre o dinheiro investido.

5. Ter metas de economia inteligentes

É óbvio que ninguém consegue sair do zero e se tornar um milionário sem fazer economias, poupar e investir uma parte do que ganha todos os meses. Por isso, as metas de economia também devem fazer parte da vida de qualquer aspirante a milionário.

Determine metas de economia de acordo com os seus ganhos e tome cuidado para não colocar objetivos altos demais. Trace metas alcançáveis e aumente a dificuldade conforme você se adaptar. Se traçar metas fora da realidade, você corre o risco de não conseguir alcançá-las e acabar se desmotivando.

Uma boa estratégia é adotar a gestão 50-35-15. Esse método consiste em gastar 50% do salário em contas básicas, como aluguel e utilidades, 35% em estilo de vida, por exemplo, alimentação e lazer e 15% em metas financeiras. Se você conseguir fazer isso, seu projeto já estará muito bem encaminhado.

6. Ser disciplinado

Ter disciplina é fazer aquilo que precisa ser feito, independentemente das condições, do seu humor ou de qualquer outro fator. Por exemplo, se você se comprometeu a poupar um valor todos os meses, não vale cair na tentação de comprar aquele celular novo e comprometer esse objetivo.

O mesmo vale para todos os hábitos que você está tentando adquirir. A motivação inicial provavelmente vai desaparecer com o tempo e apenas a disciplina fará você se manter no caminho certo. Desafie-se constantemente e prove para você mesmo que é capaz de se manter firme nas suas decisões.

Se você não consegue poupar por conta própria, por exemplo, uma possibilidade é investir em um consórcio. Por meio desse investimento você aprenderá a ter um controle maior sobre as suas finanças e, no fim das contas, ainda terá um bem da sua escolha, como um carro ou apartamento.

7. Aprender constantemente

Por fim, não podemos deixar de mencionar que os milionários geralmente são pessoas antenadas e bem informadas sobre assuntos diversos. Jamais pense que você já sabe o suficiente sobre qualquer assunto ou que não precisa aprender um pouco mais todos os dias.

Aproveite cada segundo livre para ler ou ouvir algo interessante e que agregue algum conhecimento. Adquira o hábito da leitura e também aproveite momentos como o trânsito de casa para o trabalho para aprender algo.

Busque cursos e treinamentos sobre finanças, gestão e outros assuntos. Acompanhe blogs, podcasts, canais, revistas e outras publicações que disponibilizem conteúdos interessantes e úteis.

Portanto, podemos garantir que os segredos dos milionários envolvem muita disciplina, dedicação e trabalho duro. Comece a se organizar, trace metas e aproveite as oportunidades para garantir a sua tranquilidade!

E se você quer começar a praticar os segredos dos milionários, não perca mais tempo! Veja as nossas 5 dicas para te ajudar a investir com pouco e comece agora mesmo!