Planejamento Financeiro

Quer viajar sozinho? Veja 8 ótimos lugares para essa aventura

Confira nossa lista com os destinos brasileiros mais incríveis para quem vai viajar sozinho e tire um tempo para você!

Viajar sozinho exige bastante planejamento, mas tem suas vantagens. Há destinos que parecem pensados para casais ou famílias, por isso, o primeiro passo é selecionar bons lugares para se aventurar sozinho.

Neste post, elaboramos uma lista com ótimas opções de destinos, contamos as vantagens em curtir uma viagem sem companhia, além dos cuidados necessários durante os passeios. Continue a leitura e confira!

Quais as vantagens de viajar sozinho?

Viajar sozinho é ótimo para pessoas independentes e que gostam de planejar seus próprios programas, sem se preocupar se eles vão agradar mais alguém.

Ao optar por um passeio sem companhia, você tem a liberdade de acordar quando quiser, mudar o planejamento sem precisar consultar outras pessoas e fazer todas as escolhas de acordo com os seus gostos — hotel, passeios, restaurantes, entre outros.

Para quem gosta de fazer novas amizades em outras cidades, essa opção também facilita a aproximação com outras pessoas ou grupos.

Viajar costuma ser uma experiência renovadora, que muda até mesmo a nossa visão sobre o mundo. Poder se desconectar de todo o resto e focar em si mesmo de vez em quando é uma experiência única.

Gostou da ideia? Então, confira a seguir alguns destinos perfeitos que elencamos para uma viagem sem companhia:

1. Bonito (MS)

Bonito conta com uma natureza paradisíaca e proporciona uma excelente experiência para viajantes acompanhados ou não. Além do contato tranquilo com a natureza, é uma ótima opção para quem gosta de aventuras mais agitadas, pois é possível praticar rapel, mergulho e explorar cavernas.

Os passeios mais legais são para a Gruta do Lago Azul e para o Aquário Natural, um local de água cristalina, onde você pode nadar ao lado de diversos peixes e outros seres aquáticos.

2. Brumadinho (MG)

A cidade mineira de Brumadinho é sede do Instituto Inhotim, onde é possível encontrar um dos maiores acervos de arte do Brasil. Além disso, conta com muita natureza, como a Serra da Moeda e o Morro dos Veados. Se escolher esse destino, visite também a Cachoeira da Ostra e o Lago dos Ingleses, um lago artificial localizado no município vizinho, Nova Lima.

Brumadinho é um destino perfeito para quem gosta de viajar sozinho e quer fazer tudo no próprio ritmo. Como há visitantes de diferentes lugares e idades, é fácil fazer novas amizades.

3. Cambará do Sul (RS)

Cambará do Sul é um dos melhores destinos para quem quer conhecer a Serra Gaúcha e aproveitar o frio. É um ótimo local para ficar em contato com a natureza, pois oferece passeios em parques, paredões e cachoeiras.

Por ser uma cidade pequena e tranquila, é um dos melhores lugares para viajar sozinho — especialmente para mulheres, por ser bastante segura.

4. Jericoacoara (CE)

Quem é fã de praia precisa conhecer a cidade cearense Jericoacoara. Ela é uma aldeia de pescadores que fica em uma área de proteção ambiental, ótima para fazer trilhas, conhecer dunas ou somente relaxar em uma rede na parte rasa do mar.

A maioria de suas praias tem água cristalina e calma, o que torna a cidade um refúgio ainda mais perfeito. Se você procura paz e silêncio, evite viajar durante a alta temporada, pois o destino é muito popular.

5. Curitiba (PR)

Curitiba é uma das capitais mais bonitas e bem desenvolvidas do Brasil. Com boa estrutura de transportes, dispensa o aluguel de carro, o que é favorável para quem viaja sozinho.

É uma cidade cosmopolita e, ao mesmo tempo, acolhedora. Suas principais atrações são o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá. Aproveite também para visitar museus e feiras gastronômicas.

6. São Paulo (SP)

Para quem gosta de realizar passeios culturais e conhecer bons restaurantes, a maior cidade do país é o destino perfeito. São Paulo conta com uma ótima estrutura de transporte público, principalmente nas regiões mais centrais.

Aproveite para fazer muitas compras sem pressa, seja na famosa Rua 25 de Março ou em shoppings, onde você encontrará marcas internacionais que não estão disponíveis em outros lugares do Brasil.

7. Paraty (RJ)

Você é fascinado pelo charme antigo das cidades históricas, mas seus amigos ou parentes não se animam com isso? Viaje sozinho para a cidade carioca de Paraty! Ela fica no litoral, o que aumenta as oportunidades de passeio.

Aproveite a viagem para contemplar o charme da arquitetura colonial — totalmente preservada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) —, passear de escuna e fazer stand up paddle em belas praias de mar azul.

8. Florianópolis (SC)

Conhecida pelas belas praias e por ter uma vida noturna agitada, reúne turistas de vários lugares do Brasil, e até do mundo. É o destino ideal para pessoas extrovertidas, que adoram fazer novas amizades. Não deixe de conhecer a Praia da Joaquina e Jurerê Internacional.

Aproveite Floripa para ficar em contato com a natureza, fazer uma trilha, praticar stand up paddle e conhecer os points gastronômicos. Se você não curte o frio, evite a cidade no inverno.

Quais os cuidados?

Viajar sozinho é ótimo, mas é preciso ser muito mais cauteloso. Isso porque, caso algo dê errado, você também deverá resolver tudo sozinho.

Sendo assim, pesquise na internet sobre quais regiões da cidade são perigosas, como funciona o transporte público, quais as principais atrações e crie um roteiro. Mesmo que você não o siga ao pé da letra, pelo menos terá se organizado.

Tenha sempre crédito no celular e alguém de confiança para avisar diariamente que está tudo bem. O ideal é que essa pessoa conheça seu roteiro, para ajudá-lo — mesmo de longe — se houver algum problema. Lembre-se de levar remédios para dor de cabeça, dor de estômago e outros desconfortos comuns.

Se possível, chegue ao seu destino durante o dia e sempre mantenha dinheiro e documentos em um local que você possa ver ou sentir, como uma doleira. E, falando em dinheiro, sempre tenha mais que o suficiente, pois não será possível pedir emprestado.

Em viagens internacionais, procure saber se a maioria das pessoas locais fala inglês ou outra língua que você conheça. Também é fundamental pesquisar sobre hábitos do lugar e descobrir se há alguma atitude que, apesar de normal para você, é um crime no país. Por exemplo, no Irã é proibido consumir bebida alcoólica.

Além disso, no caso de mulheres, é preciso redobrar o cuidado em regiões ultraconservadoras, que costumam ter leis extremamente rígidas, inclusive de vestimenta.

Agora que você já sabe quais os melhores lugares para viajar sozinho, que tal começar a juntar dinheiro para isso e muito mais? Confira nosso artigo e saiba por onde começar a economizar!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.