Planejamento Financeiro

Saiba como economizar no material escolar dos seus filhos

Quer saber como economizar na lista de material escolar? Nós damos todas as dicas neste post. Confira!

Fim de ano e começo de ano são sempre épocas de muitas despesas. IPTU, IPVA, matrícula do colégio e a dolorosa lista de material escolar: tudo isso acontece logo depois das festas, que também consomem uma parte do orçamento doméstico. É importante fazer um planejamento financeiro de longo prazo e guardar uma quantia de dinheiro todo mês para não passar apuros nessas épocas do ano — uma das dicas é saber como economizar no material escolar.

Existem contas que realmente precisam ser pagas no início do ano, como é o caso dos impostos, mas há casos em que é possível traçar estratégias para que a “mordida” no bolso seja mais suave.

Neste post, vamos mostrar como economizar no material escolar e ajudar a manter a conta bancária no azul nessa época do ano. Confira!

Faça um inventário do que existe em casa

Diversos itens da lista escolar se repetem ano após ano: régua, tesoura, lápis de cor, canetinha etc. Você não precisa comprar tudo novo outra vez. Então, antes de começar as compras, faça um levantamento do que já tem em casa, veja o que pode ser reutilizado e risque esses produtos da sua lista. Você vai ver que isso já reduz um número bem razoável de itens.

Troque materiais com outros pais

Outra ideia é fazer um grupo com pais de alunos de todas as séries do colégio e passar para frente aquilo que puder ser reaproveitado. Livros de literatura e mesmo materiais didáticos podem ser reutilizados por outros alunos. Assim, especifique o que você pode doar e quais são os materiais de que precisa. Todos saem ganhando com esse tipo de troca.

Pesquise em diferentes lojas

A internet tornou esse processo bem mais fácil do que era antigamente, quando os pais precisavam se apertar nos corredores das papelarias em janeiro. Para pesquisar hoje em dia, basta sentar na frente do computador ou usar o celular para procurar os melhores preços em diferentes e-commerces.

Uma dica importante: confira sempre o valor do frete e coloque-o na conta. Em alguns casos ele é tão alto que pode fazer com que a compra não valha a pena. Algumas lojas também oferecem a possibilidade de comprar online e retirar na loja, sem pagar frete. Se houver alguma loja de fácil acesso para você, pode compensar.

É preciso sempre levar em consideração todo o conjunto. Se você tiver que pagar estacionamento para buscar o produto na loja, pode compensar mais pagar o frete.

Priorize o que é essencial

Você não precisa comprar todos os itens da lista de uma vez só. Muitas escolas pedem várias unidades de um mesmo produto, como 3 borrachas e 5 tubos de cola bastão. Não é preciso providenciar todos em janeiro. É possível comprar um de cada produto e repô-los conforme a necessidade do estudante.

Junte-se a outros pais e compre em mais quantidade

Existem papelarias que vendem no atacado com preços mais baixos, mas oferecem apenas pacotes com várias unidades. Se você se juntar a outros pais, consegue formar volume suficiente para comprar nessas lojas e já consegue economizar um bom dinheiro.

Para que isso aconteça, é preciso ter um pouco de organização e se certificar de que todos façam o pagamento antes de realizar a compra, de forma a evitar problemas desagradáveis. O ideal é nomear um dos pais para fazer a compra, transferir o dinheiro para essa pessoa e guardar o comprovante. Quem ficar responsável pelas compras deve igualmente prestar contas depois de fechar negócio.

Negocie descontos

As papelarias menores têm mais abertura para negociar descontos. Se você fizer uma compra razoavelmente grande em um único lugar, peça descontos. É importante fazer isso antes de chegar no caixa, porque ali o vendedor já sabe que você vai levar tudo e não tem motivação para negociar.

Uma dica é dizer que, se ele der um desconto, você leva tudo; caso contrário, vai comprar apenas uma parte da lista. Os vendedores também não querem ficar com material encalhado depois do início das aulas, quando as vendas desses itens caem muito.

Fuja dos personagens

Os materiais estampados com personagens da moda são todos licenciados e os royalties estão embutidos nos preços. Basta ver a diferença de valor entre esses itens e os "genéricos", que não têm essas estampas. Você paga pelo personagem, e não pelo material.

Se quiser deixar os materiais mais atraentes, seja criativo e encape-os com os seus filhos. Sai mais barato, é divertido, é uma oportunidade para vocês fazerem algo em conjunto e seu filho ainda vai ter um item totalmente personalizado.

Não leve criança às compras

Esse item está intimamente relacionado ao anterior. As crianças querem o material mais bonito, com mais brilho, que tenha o personagem favorito e, consequentemente, mais caro. Se ela estiver com você durante as compras, vai ser muito mais difícil economizar.

Muitas vezes os pais querem fazer a vontade dos filhos e evitar conflitos, porque é desgastante. Se economizar é prioridade, esse pode ser um dos mais graves erros no planejamento financeiro. Então aproveite para cuidar desse assunto quando seu filho não estiver por perto.

Compre o que não for prioritário depois do início das aulas

No começo deste texto, nós sugerimos que você comece comprando apenas o que for essencial. O que não for estritamente necessário pode esperar. Você vai ver que os preços caem bastante.

Essa é uma dica muito boa, por exemplo, para fazer a compra da mochila escolar, que é um item caro. Seu filho pode começar o ano com a mesma mochila do período anterior e, dali a dois ou três meses, você volta às lojas e consegue o modelo que ele queria por um valor bem mais acessível.

Agora você já sabe como economizar no material escolar do seu filho. É importante se planejar durante o ano para arcar com essas despesas. Converse com os outros membros da família e veja como dividir despesas em casa de forma a não passar por dificuldades nesses momentos.

Gostou das dicas? Aproveite também para baixar nossa planilha de orçamento pessoal e melhorar ainda mais a organização das finanças!
Planilha Anual De Orcamento Pessoal Tenha Uma Organizacao Mes A Mes Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.