Planejamento Financeiro

Site de finanças: as 7 melhores opções para se atualizar

Procurando por sites de finanças? Leia o nosso post e conheça 7 plataformas para todos os tipos de investidores!

Um dos grandes pontos positivos da internet é a democratização das informações. Com isso, é possível aprender diversas coisas, desde a fazer crochê até a investir melhor o seu dinheiro.

E se um dos seus objetivos é poupar mais e fazer o seu dinheiro render, pode aproveitar os vários sites de finanças que estão disponíveis na rede e que prometem facilitar o entendimento sobre o mundo financeiro.

Sendo assim, leia o nosso post com 7 dicas de sites que vão ajudar você a controlar o seu orçamento.

1.Finanças com a Nath

Uma pesquisa indicou que 48% dos brasileiros ficaram com o nome sujo em 2019. Ou seja, se as pessoas não estão conseguindo sequer pagar suas dívidas, imagina investir, certo?

Nathalia Rodrigues, conhecida na internet como Nath Finanças, ficou famosa justamente por fazer vídeos no YouTube e dar dicas no Instagram para pessoas de baixa renda ou com poucas informações sobre o mundo das finanças.

O principal foco da Nath é ensinar economia financeira para aquelas pessoas que vivem apenas para pagar boletos, que se enrola com o cartão de crédito, que acha que só mais um "uber" ou que pensar só na parcela não compromete a sua saúde financeira.

Com uma linguagem jovem e descomplicada, ela traz conteúdos importantes, como táticas para não pagar taxas bancárias, os melhores aplicativos para controlar o seu dinheiro e dicas para sair do vermelho.

Porém, engana-se quem pensa que a Nathalia não vai além. Após ajudar as pessoas a quitarem suas dívidas, a Nathalia também conta com muito conteúdo sobre investimentos para iniciantes, como tesouro direto e renda fixa. Com todo o impacto positivo que a Nath tem causado na internet, não é de se admirar que tenha se tornado colunista do El País. Ou seja, vale a pena maratonar todo o conteúdo dela.

2. Blog da Racon

A Racon Consórcios é a marca da Randon que presta serviços financeiros por meio da administração de consórcios.

No site, além de ter acesso aos produtos que são comercializados, como consórcio imobiliário, de automóveis e de serviço, também é possível acessar o blog da Racon. Nele, você encontra conteúdos variados em torno do planejamento financeiro, que vão desde indicações de investimentos iniciais mais conservadores, passando por dicas de controle de orçamento, até informações para investidores mais arrojados.

Também é possível baixar eBooks sobre os mais variados temas, como dicas para juntar dinheiro e criar um patrimônio pessoal, ou uma checklist com passos importantes para conquistar o seu imóvel.

3. Guia Bolso

O Guia Bolso se popularizou como um aplicativo de finanças que facilita a organização das contas e ajuda a controlar o orçamento pessoal. Ele ainda conta com uma plataforma de crédito com juros mais baixos visando diminuir o endividamento da população.

E quem tiver interesse em se informar ainda mais sobre o mundo dos investimentos, o Guia Bolso também mantém um site que conta com diversas informações, incluindo um blog alimentado com artigos sobre os mais variados assuntos que vão desde dicas de como começar a investir com pouco dinheiro, até informações a respeito das novas regras do cheque especial.

4. Valor Econômico

Diferentemente dos outros sites de finanças que apresentamos até aqui, o Valor Econômico é uma plataforma dedicada para quem busca informações complexas e notícias avançadas sobre o mercado financeiro.

Lá você vai encontrar notícias sobre economia e informações que afetam os investimentos, como a flutuação da taxa de juros ou da inflação. O Valor também tem uma área focada em investimentos chamada Valor Investe, que é composta pelos seguintes assuntos:

- bastidores dos principais acontecimentos do mercado financeiro;
- administração de investimentos;
- avaliação do desempenho das empresas na Bolsa de Valores.

5. InfoMoney

O InfoMoney é um dos portais sobre economia mais famoso do país e oferece informações para todos os perfis de investidores. Para os mais conservadores ele oferece guias, artigos atuais com textos imparciais, infográficos e cursos apresentando os conceitos básicos.

Já os investidores mais experientes podem encontrar um extenso conteúdo sobre as melhores ações e análises consistentes a respeito da Bolsa de Valores, além de oferecer recursos para que o usuário possa obter o rendimento máximo nas suas aplicações.

Além dos artigos e materiais sobre o mundo dos investimentos, esse site de finanças também oferece uma cobertura jornalística do Brasil e do mundo, deixando o leitor informado a respeito de todos os assuntos econômicos do momento, para que ele possa fazer as suas próprias projeções, se for o caso.

6. Dinheirama

O Dinheirama é um site de finanças focado em ensinar os seus leitores a utilizar o dinheiro da melhor forma possível, evitando o endividamento e aumentando o hábito de poupar e investir.

Ele traz textos sobre como melhorar os hábitos financeiros que vão impactar positivamente a sua vida, como organizar as finanças pessoais e o orçamento doméstico e informações sobre o comportamento do mercado.

Também oferece ferramentas gratuitas para os seus usuários, como a que simula as despesas e ajuda o leitor a enxergar as oportunidades para cortar gastos na sua rotina. Mas a ferramenta principal e mais famosa do site é o Dinheirama Organizze, que oferece uma versão gratuita ou paga e que ajuda o leitor a organizar todas as finanças da sua casa.

7. Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi ficou famoso com a publicação de livros, como "Casais inteligentes enriquecem juntos" e "A riqueza da vida simples", antes mesmo de a internet se tornar o principal meio de divulgação.

Gustavo é Mestre em Finanças pela Universidade de São Paulo e graduado em Administração Pública pela FGV-SP, é consultor, professor e palestrante. Hoje, ele utiliza o seu site de finanças para compartilhar dicas sobre investimentos e finanças do dia a dia, ensinando o leitor a fazer o seu planejamento financeiro, sair das dívidas e começar a poupar já.

Você viu quanto conteúdo de qualidade está disponível? Então, visite os sites de finanças e escolha aqueles que mais se adéquam ao seu perfil, organize as suas finanças pessoais e comece a investir ou melhore os seus investimentos.

Gostou do assunto e não quer perder tempo para fazer o seu dinheiro render? Baixe o nosso guia prático de controle financeiro para se organizar e começar a investir!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.