Planejamento Financeiro

Tour pela Europa: veja o roteiro do que você não pode perder

Veja nossas dicas de o que conhecer em um tour pela Europa e o que não deixar de fazer para ter uma viagem tranquila!

Fazer um tour pela Europa é um dos grandes sonhos de todo viajante. Afinal, o velho continente proporciona grandes experiências culturais, culinárias e históricas, além de ter paisagens belíssimas em cada um de seus países. Outro ponto positivo de viajar pela Europa é a proximidade existente entre um país e outro, facilitando a locomoção e o acesso a diversos lugares e evitando grandes gastos ou perda de tempo no deslocamento.

Esse tipo de viagem mais longa, que parece estar tão longe da nossa realidade, pode ser alcançada com organização e planejamento. Mas, para isso, é preciso levar em consideração alguns itens, como as condições financeiras, as documentações necessárias e a posse de um seguro viagem.

Pensando em auxiliá-lo na organização de todas as etapas, daremos algumas dicas de como aproveitar o seu tour pela Europa da melhor forma possível. Confira!

Lugares para conhecer na Europa

A Europa é um continente cheio de destinos incríveis para serem explorados. A cada temporada, algum lugar novo é descoberto e cai na lista de preferências dos turistas, seja pelas atrações, seja pelos preços mais convidativos.

Escolher o que conhecer em um primeiro tour pode ser uma tarefa difícil, justamente pela quantidade de possibilidades que o continente oferece. Por isso, listamos algumas opções baseados em estilos diferentes de viagens, que você provavelmente vai adorar desbravar!

Roteiro romântico

Se você está indo para a Europa em uma viagem a dois, seja lua de mel, seja uma comemoração de namoro ou casamento, com certeza busca destinos mais tranquilos, com bons restaurantes e belas vistas. E o continente europeu não deixa nada a desejar nesses quesitos. Confira nossas sugestões abaixo.

Paris

Esse é um combo perfeito para quem procura uma viagem romântica. Em Paris, não perca os seguintes passeios:

- piquenique com vista para a Torre Eiffel;
- passeio pela Île de la Citê, um refúgio do barulho e agito da cidade em que vocês podem admirar os barcos passando pelo rio Sena;
- tomar um vinho em Montmartre;
- caminhada pela famosa Champs Elysées com fim no Arco do Triunfo.

Brugges

Em Brugges, aproveite para desbravá-la a pé, portanto, use calçados confortáveis. Você pode conhecer os seguintes lugares:

- o lago do amor, Minnewater, é um lago canalizado e um excelente local para fazer uma pausa, observar a paisagem e os cisnes;
- a praça principal da cidade, chamada de Markt, é o coração de Brugges e conserva toda a arquitetura original, além de ser cercada de restaurantes e bares, excelente opção para almoçar ou aproveitar o final da tarde;
- ali próximo fica o Campanário, principal símbolo da cidade. Para subir, é preciso encarar uma escadaria de 366 degraus, mas que compensa pela vista privilegiada;
- a rua Breidelstraat é o paraíso para quem gosta de chocolates e souvenirs. Ela também liga as duas principais praças da cidade.

Bruxelas

Bruxelas é a capital belga e encanta os turistas com a diversidade de prédios modernos e construções antigas, excelente combinação para os casais mais modernos. Por lá, passeie pelos seguintes lugares:

- o coração da cidade é a Grand Place, lugar em que vocês poderão encontrar diversas lojas dos famosos chocolates belgas. Fica especialmente bonita à noite, com seus jogos de luzes, e convida os turistas a uma bela caminhada;
- a Galeria Saint Hubert é um local movimentado com cafés, restaurantes e mais lojinhas de chocolates;
- o Parlamento Europeu também é uma ótima parada, uma vez que Bruxelas é uma das três cidades europeias que abrigam essa construção;
- o Planetarium é parada certa para conhecer mais sobre a história da União Europeia.

Amsterdã

E, por fim, seguir até a Holanda e conhecer Amsterdã, um destino europeu famoso e bastante acolhedor — ótimo para ser desbravado a pé ou, principalmente, de bicicleta, que é a marca do local. Por lá, não deixe de conhecer os seguintes destinos:

- jardim do Museumplein, onde você encontra o famoso letreiro "Amsterdã";
- o museu do Van Gogh;
- a Heineken Experience, em que é possível descobrir curiosidades a respeito da produção da cerveja e até mesmo fazer uma degustação.

O deslocamento entre todas as cidades citadas neste tópico pode ser feito facilmente de trem. O ideal é comprar sua passagem aérea para chegar em Paris e retornar ao Brasil de Amsterdã, assim você não precisa se preocupar com o retorno e também não perde tempo de deslocamento.

Roteiro econômico

Engana-se quem acha que viagens para a Europa são muito caras. É claro que destinos clássicos apresentam preços de hospedagem e alimentação bem mais altos, porém, se você deseja conhecer o velho continente pode concentrar o seu roteiro nos países do Leste Europeu, que são os seguintes:

- Albânia;
- Armênia;
- Azerbaijão;
- Belarus;
- Bósnia e Herzegóvina;
- Bulgária;
- Croácia;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Estônia;
- Federação Russa;
- Geórgia;
- Hungria;
- Iugoslávia;
- Letônia;
- Lituânia;
- Macedônia;
- Moldávia;
- Polônia;
- República Checa;
- Romênia;
- Ucrânia;
- Turquia.

Além das belíssimas paisagens, cheias de castelos e construções antigas, o preço também é convidativo. Os deslocamentos entre todos os países também são fáceis e você vai conseguir fazer praticamente tudo de ônibus ou trem.

É interessante verificar bem a previsão do tempo antes de se aventurar nesses destinos, pois durante o inverno o frio é bastante rigoroso, o que pode atrapalhar um pouco os passeios, além de aumentar o tamanho da mala.

Se você for no verão, aproveite as famosas praias da Croácia, como a Brela, localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, considerada uma das praias mais bonitas da região.

Dicas para montar um tour pela Europa

Montar um tour pela Europa exige planejamento, a fim de evitar surpresas desagradáveis enquanto você estiver viajando. É necessário tomar alguns cuidados básicos que, caso não sejam observados, podem estragar o passeio de qualquer pessoa. Por isso, agora falaremos do checklist que não pode ser esquecido por nenhum viajante.

Seguro viagem

A gente sempre espera que nada saia errado enquanto estivermos viajando. Porém, imprevistos acontecem e ter qualquer tipo de problema de saúde em outro país pode gerar, além de uma grande dor de cabeça, um rombo considerável nas suas finanças.

Outra questão para ficar atento é o fato de que, na Europa, todos os países inclusos no Espaço de Schengen exigem a contratação do seguro com cobertura mínima de 30 mil euros ou o equivalente em dólares para acidentes, enfermidades e repatriação.

Hospedagem

Atualmente, há diversas opções de hospedagem que facilitam a vida do turista. Você pode optar ficar em hotel, hostel ou alugar um apartamento ou um quarto na casa de um morador utilizando o AirBnb.

Se você for viajar em alta temporada, não deixe para fazer sua reserva em cima da hora. Afinal, para os destinos mais concorridos, você corre o risco de não encontrar um lugar para ficar ou ter que pagar um valor muito mais elevado.

Também não deixe de tomar cuidados básicos, como ler as avaliações feitas por outros turistas, pesquisar a distância dos principais centros e verificar o acesso ao transporte público. Isso facilita a organização do seu roteiro e evita que você tenha problemas quando já estiver no local.

Dinheiro

A organização financeira é parte essencial da sua viagem. Por isso, ao montar o seu roteiro, pesquise bastante a média de gastos diários e sempre reserve um valor extra para os imprevistos. Lembre-se de separar as quantias necessárias de acordo com o destino, sempre incluindo alimentação, hospedagem, passeios, transporte e compras.

Se você não for uma pessoa que tem o orçamento muito organizado, uma ótima opção é contratar um consórcio de serviços, escolhendo a carta de crédito no valor aproximado de sua viagem. Assim, você poupa todo mês e evita desperdiçar o seu dinheiro com gastos desnecessários.

Conhecer novos lugares, culturas e culinárias é um dos grandes prazeres da vida. Mas, para realizar esse sonho de viajar pelo mundo, é fundamental organizar-se. Portanto, pesquise bastante, faça anotações, monte um roteiro com os principais lugares para conhecer e garanta o conforto básico para que o seu tour pela Europa seja inesquecível.

Se você ficou animado e já está querendo fazer as malas, leia também o nosso artigo com dicas para comprar passagens aéreas baratas.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.